Notícias do Mundo Motorizado

Ford Easy Fuel Ajuda a Evitar o Roubo

Com o Preço dos Combustíveis a Aumentar, o Ford Easy Fuel Ajuda a Evitar o Roubo com Recurso à Técnica Ilegal do Sifão

  • O sistema exclusivo Ford Easy Fuel impede os ladrões de combustível de utilizarem a técnica do sifão a partir dos depósitos dos veículos e apresenta também um sistema único que evita que os clientes encham o depósito do seu veículo com o combustível errado
  • A válvula de retenção reduz a probabilidade de roubo de combustível fechando automaticamente o depósito de combustível após o processo de abastecimento
  • O roubo de combustível a partir dos veículos é uma preocupação crescente para muitos condutores uma vez que a subida do preço dos combustíveis aumenta a probabilidade de serem uma das vítimas

Os clientes Ford podem sentir-se mais seguros de que não vão encontrar o depósito vazio no seu regresso, graças ao sistema de abastecimento de combustível sem tampão exclusivo da Ford, o Easy Fuel.

O Easy Fuel apresenta um design avançado do tubo de enchimento que torna difícil inserir qualquer outro objecto que não o bocal da mangueira de abastecimento específica do respectivo combustível. O design tem como objectivo principal impedir que os clientes abasteçam com gasóleo um depósito de gasolina mas tem o benefício adicional de desencorajar os ladrões que utilizam a técnica do sifão.

“O nosso primeiro objectivo é fazer com que o processo de reabastecimento seja tão simples e livre de risco para o cliente quanto possível”, afirma Brian Aitken, Supervisor Ford de Sistemas de Combustível. “Mas ficamos satisfeitos se também diminuir as intenções dos potenciais ladrões”.

Em Portugal, os proprietários de veículos irão certamente apreciar os benefícios do Ford Easy Fuel face ao preço dos combustíveis sempre a subir. Em Abril último o preço médio do gasóleo atingiu 1,42€/litro e a gasolina 95 octanas 1,5998€/litro em Maio, os valores médios mais altos registados este ano. Segundo as estatísticas disponibilizadas pela DGEG, entre Janeiro e Agosto de 2011 foram consumidos cerca de 3,6 milhões de litros de gasóleo que face a igual período de 2010 apresenta uma quebra no consumo de 4%.

Com o sistema Easy Fuel, um anel accionado por uma mola à entrada do tubo de enchimento de combustível é mantido fechado e só pode ser libertado por um bocal da mangueira de enchimento de combustível de diâmetro standard, eliminando a necessidade de um tampão de rosca para o depósito. Quando o bocal de enchimento de combustível apropriado é inserido, o anel abre-se, permitindo à pistola de enchimento empurrar a mola do anel para a posição aberta. Quando é removida, o anel é automaticamente forçado a fechar pela mola. É improvável que dispositivos rudimentares utilizados na técnica do sifão sejam capazes de contornar o sistema.

O Easy Fuel tem também um sistema exclusivo desenhado para reduzir erros de reabastecimento e o roubo por sifão. Está equipado com um inibidor que consiste em detectar o bocal de enchimento e orientá-lo até à abertura. Se um bocal de diferente diâmetro ou um outro tubo – um bocal de enchimento de gasóleo ou uma mangueira de plástico, por exemplo – é colocado dentro do tubo de enchimento de um veículo a gasolina, o anel não abrirá.

“A não ser que entendam como funciona o inibidor de utilização do combustível errado e venham preparados, muitos aspirantes a ladrões de combustível não serão bem sucedidos na aplicação da técnica do sifão a veículos Ford”, afirmou Aitken.

 

Fonte: Ford Lusitana

%d bloggers like this: