Notícias do Mundo Motorizado

Cupra Tavascan concept 100% elétrico

Cupra mostra visão do desportivo reinventado com o Cupra Tavascan concept 100% elétrico

À medida que deixamos o convencional e entramos num mundo impulsionado pela eletrificação, a CUPRA redefine elementos como a performance. Depois de ter revelado o CUPRA Formentor Concept este ano, a CUPRA dá mais um passo em direção à sua visão de performance eletrificada com o CUPRA Tavascan Concept.

A tão especial e única marca automóvel junta o seu ADN de elevada performance à mais sofisticada tecnologia de propulsão e ao design refinado, emocional e expressivo.

O resultado chama-se CUPRA Tavascan Electric Concept, um veículo concebido para responder às necessidades de um mercado que se prevê crescer 15% ao ano: um SUV coupé 100% elétrico.

Juntando numa carroçaria a silhueta de um crossover de quatro portas com a imponência de um SUV e a elegância de um coupé desportivo, o CUPRA Tavascan Concept é o primeiro CUPRA a utilizar uma plataforma 100% elétrica, com proporções marcadas e destacadas pela sua alma elétrica, portanto com zero emissões de escape.

O nome do CUPRA Tavascan Concept tem origem numa aldeia localizada nos Pirenéus, que é muito original devido à sua paisagem deslumbrante e natureza circundante. 

 “Além do CUPRA Formentor, que será lançado em 2020 juntamente com dois modelos híbridos plug-in de elevada performance, já tínhamos mostrado as nossas capacidades tecnológicas no desenvolvimento do primeiro carro de turismos 100% elétrico, o CUPRA e-Racer. Com a apresentação do veículo 100% elétrico CUPRA Tavascan Concept, traduzimos esta visão para as estradas, mostrando que a performance pode ser eletrificada”, diz Wayne Griffiths, CEO da CUPRA.

Ângulos exteriores
O exterior do veículo funde performance e eficiência, trazendo músculo e dinâmica ao segmento, tudo temperado com a capacidade de reduzir o seu impacto ambiental. O design da frente destaca a personalidade elétrica com o logo CUPRA iluminado e posicionado mais abaixo, revelando um ponto de foco visual completamente diferente. Cada entrada de ar traduz aumento de eficácia, canalizando suavemente o fluxo de ar pela carroçaria, ou orientando-o para o interior de forma a arrefecer o conjunto de baterias.

O fluxo de ar é um ponto crucial do CUPRA Concept. Os guarda-lamas musculados envolvem jantes especiais de efeito turbinado com 22”, focadas em fazer fluir o ar suavemente pela superfície, permitindo que o SUV coupé deslize, reduzindo a resistência.

Atrás, o difusor tem uma aerodinâmica funcional, mas também cria um efeito emocional de performance, destacado pela iluminação traseira a toda a largura do veículo integrando o logo CUPRA.

O CUPRA Tavascan Electric Concept casa a sofisticação da pintura de metal líquido, que enfatiza o design exterior, com tonalidades sobrepostas de fibra de carbono e delicados detalhes cobreados a assinalar os pontos mais expressivos.

Calma interior
As linhas esculpidas do exterior do Concept são espelhadas no interior. Um espaço que reúne novos conceitos materiais e tecnológicos abrindo espaço à criação de um habitáculo que prova o equilíbrio perfeito entre a orientação focada no condutor e o conforto do passageiro.

O interior do Concept recebe tonalidades contrastantes, carbono estrutural e aproximação dinâmica à tecnologia e ao design para garantir um habitáculo sofisticado e simultaneamente de visual suave.

A iluminação ambiente por LED recebe os ocupantes consoante abrem a porta. Ao entrar no habitáculo, o Concept encerra emoção no contraste do revestimento em couro, carbono e Alcantara®.

Os bancos desportivos tipo baquet em couro com uma envolvência 3D garantem forma e função, conforto e segurança, enquanto as linhas que vincam o tablier estendem-se a toda a secção dianteira, assegurando, em simultâneo, um sentido de foco e sensação de espaço. Atrás do volante, o condutor sente-se no comando com um painel de instrumentos digital de 12,3” que assegura toda a informação necessária, reforçada com as funcionalidades do ecrã de 13” do sistema de infotainment.

Mas o interior do Concept sabe adaptar-se. O grande ecrã pode mudar o foco do olhar movendo-se na direção do passageiro quando necessário, enquanto os altifalantes integrados em cada baquet e a conetividade garantida aos smartphones asseguram que todos os ocupantes conseguem usufruir melhor da volumetria interior.

Capacidade de Performance 
O CUPRA Tavascan Concept proporciona uma visão única da marca sobre a alta performance do futuro, aproveitando o poder da eletrificação para oferecer um nível de sofisticação e de emoção nunca visto no mercado.

O crossover de quatro portas junta a imponência de um SUV com a elegância de um coupé desportivo, mas toda a estética é marcada pela versatilidade. O CUPRA Tavascan Electric Concept entrega a potência, a performance, a dinâmica e a utilização quotidiana à medida das exigências dos seus clientes.

O design exterior arrebatador esconde uma sofisticada plataforma integralmente elétrica capaz de imprimir a emoção que todo o condutor deseja, em simultâneo com o esperado silêncio e a eficiência que a tecnologia encerra.

Dois motores – um integrado no eixo dianteiro, o segundo atrás – asseguram uma potência combinada de 225kW (306CV) às quatro rodas, garantindo performance. O CUPRA Tavascan Electric Concept consegue alcançar os 100km/h em menos de 6.5 segundos.

Mas a velocidade em linha reta é apenas uma parte da história. O Concept tem uma bateria de iões de lítio de 77kWh capaz de armazenar energia suficiente para manter o veículo em andamento ao longo de até 450km. Valor baseado no apertado ciclo de testes WLTP. O modelo assenta sobre a plataforma MEB do Grupo Volkswagen e, como tem as células da bateria alojadas no fundo, entre eixos, o centro de gravidade é baixo, proporcionando uma condução realmente dinâmica.

O CUPRA Tavascan Electric Concept é um veículo criado pela CUPRA e concebido para o futuro. Terá a sua estreia mundial na edição do corrente ano do Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt – IAA.

%d bloggers like this: