Notícias do Mundo Motorizado

Volkswagen está de regresso ao todo terreno

A UM ANO DE DISTÂNCIA, A VOLKSWAGEN APRESENTOU JÁ O SEU PROJECTO QUE A FARÁ REGRESSAR ÀS COMPETIÇÕES DE TODO TERRENO. O OBJECTIVO É PARTICIPAR NA BAJA 1000 DE 2020 COM ESTE PROTÓTIPO: O ATLAS CROSS SPORT

Ainda esta edição da Baja 1000 está a decorrer e já se anuncia a próxima. Ou melhor, quem vai participar na próxima. E para que a expectativa seja crescente, a surpresa foi revelada com um ano de antecedência: a Volkswagen está de regresso ao todo terreno!

O projecto foi conhecido esta semana em Los Angeles, por ocasião do Salão Automóvel desta cidade. A Volkswagen está de regresso ao todo terreno, mas apenas com um objectivo: disputar a Baja 1000 no ano que vem. E vai fazê-lo com um protótipo de quatro rodas motrizes, desenvolvido para a classe 7, o que, de acordo com a marca alemã, será uma novidade!

Com motor central, o Volkswagen Atlas Cross Sport é movido por um motor de quatro cilindros em linha e 2,0 litros ,a gasolina, sobrealimentado por turbocompressor. Na versão de série, este motor rende 238 cv, mas com a preparação para competição, a potência é elevada a 480 cv. E os responsáveis pelo projecto asseguram que é podiam chegar aos 600 cv. mas, por questões de fiabilidade, optaram por um valor “mais baixo”; que é cerca de metade da potência das pick-ups da classe rainha, as Trophy Trucks.

em-voo
OS PILOTOS QUE VÃO CONDUZIR ESTE PROTÓTIPO SÃO TUNNER FOUST E RHYS MILLEN. O PRIMEIRO É UM HOMEM DO RALICROSS E O SEGUNDO GANHOU POR TRÊS VEZES A RAMPA DE PIKES PEAK, ALÉM DE ESTAR NESTE MOMENTO A CORRER A BAJA 1000, ONDE É CONSIDERADO UM VETERANO
volkswagen-atlas-no-ar
volkswagen-atlas-a-aterrar
OS PILOTOS QUE VÃO GUIAR ESTE PROTÓTIPO SÃO TANNER FOUST, UM HOMEM DO RALICROSS, E RHYS MILLEN, NEO-ZELANDÊS QUE JÁ VENCEU TRÊS VEZES EM PIKES PEAK E ESTÁ AGORA MESMO A DISPUTAR A BAJA 1000, ONDE É CONSIDERADO UM VETERANO

Atlas Cross Sport vai correr com dois veteranos!

Por trás deste projecto, estão dois pilotos bem diferentes entre si: Tanner Foust é uma vedeta do Ralicross, enquanto Rhys Millen é conhecido como um dos reis do Drift. Este neo-zelandês, notabilizou-se por três vitórias na famosa rampa de Pikes Peak, além de ser um participante assíduo na Baja 1000. Está a participar na 52ª edição da mítica maratona, ao volante de um Ford da classe 1, “Unlimited Open Wheel”. E aos 47 anos, Millen é considerado um dos veteranos da prova máxima do campeonato SCORE norte-americano.

Durante a sessão de apresentação do Atlas Cross Sport, Tanner Foust declarou-se entusiasmo com o projecto. E embora a Volkswagen tenha reservado para outra ocasião a revelação de mais detalhes, o piloto afirmou que “sei perfeitamente do que é capaz esta combinação de motor e chassis!” Sem se alongar mais, rematou que “mal espero para me sentar ao volante desta máquina…” Pelo nosso lado, ficamos à espera disso tudo: de conhecer mais pormenores do carro e do seu desenvolvimento. Porque quanto à estreia, já sabemos, está agendada para dentro de um ano…

visto-de-traseira
OS PNEUS SOBRESSALENTES COLOCADOS NA EXTREMIDADE DA TRASEIRA SÃO FUNDAMENTAIS PARA O EQUILÍBRIO DE PESO DO ATLAS CROSS SPORT
rodas-sobressalentes
espaço-minimo
O HABITÁCULO DO VOLKSWAGEN ATLAS CROSS SPORT É O TÍPICO DESTE PROTÓTIPOS PARA AS COMPETIÇÕES DE TODO TERRENO NORTE-AMERICANAS. NÃO TÊM NEM PÁRA-BRISAS, NEM VIDROS NAS JANELAS…
vw-atlas-serie-e-corrida
O VOLKSWAGEN ATLAS É UM MODELO DE GRANDES DIMENSÕES PRODUZIDO ORIGINALMENTE APENAS PARA OS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA, QUE SE ALARGOU AO MERCADO CHINÊS. SE DISSERMOS QUE É UM TIGUAN “GIGANTE” NÃO ANDAMOS LONGE DA VERDADE. A VOLKSWAGEN ESTÁ DE REGRESSO ÀS PROVAS FORA DA ESTRADA COM UM PROTÓTIPO QUE PROCURA SEGUIR ESTAS LINHAS…

Texto: Alexandre Correia Fotos: VW/D.R.