Notícias do Mundo Motorizado

Novos Audi RS 5 Coupé e RS 5 Sportback: Puro dinamismo com um novo visual

Os atualizados modelos RS 5 Sportback e Coupé destacam a nova linguagem de design RS dos seus irmãos mais velhos, os RS 6 Avant e RS 7 Sportback. No interior, um novo sistema de infotainment com um ecrã de 10,1 polegadas com sistema MMI (o comando rotativo desapareceu, dando lugar aos comandos de voz). O motor V6 biturbo com 450 cv – 331 kW – (consumo combinado de combustível em l/100 km: 9,8 – 9,4; emissões combinadas de CO2 em g/km: 223 – 213), a tração integral permanente quattro e a inteligente tecnologia de suspensão Dynamic Ride Control garantem um excecional desempenho de condução.

“Os nossos modelos RS 5 oferecem uma dinâmica de exceção”, destaca Oliver Hoffmann, Diretor Geral da Audi Sport GmbH. “O sistema integral permanente quattro garante-lhes uma tração extra decisiva, além de dinamismo e estabilidade, pontos-chave que a Audi colocou na estrada há 40 anos com o primeiro quattro, que tem sido continuamente otimizado. O manuseamento torna-se ainda mais espontâneo com o diferencial traseiro desportivo opcional, que distribui o binário ativamente entre as duas rodas.” 

Funcional e fiel à sua genética: o design exterior

O RS 5, seja na clássica versão coupé de duas portas ou como um Sportback de cinco portas, mantém-se fiel à sua genética e dá continuidade ao caráter desportivo e elegante nestas versões atualizadas. O melhor exemplo é encontrado na linha de cintura tridimensional, semelhante a ondas. Tal como o Audi quattro original, o RS 5 impressiona com proporções perfeitamente equilibradas: um comprido capot do motor, a grande distância entre eixos, e as curtas distâncias entre o centro da roda e as extremidades sublinham a sua presença desportiva.

A nova grelha Singleframe hexagonal, que apresenta um design em preto brilhante, é consideravelmente maior e mais larga, em comparação com o Audi A5, com três pequenas entradas de ar que lembram o clássico Audi Sport quattro de 1984. A grelha tridimensional não tem contorno e possui desenho em favo de mel. Os faróis Matrix LED escurecidos, com a tecnologia de iluminação laser da Audi, estão disponíveis como opção aos faróis em LED, de série. As grandes, distintas e impressionantes saias laterais têm um novo corte geométrico pentagonal, enquanto um difusor aerodinâmico com novo design sublinha a robusta secção traseira. A parte traseira integra ainda a inserção específica da sigla RS acima do spoiler, em preto (opcionalmente em carbono), e as saídas cromadas ovalizadas do sistema de escape RS, que faz acelerar as pulsações.

Outras novidades capazes de transmitir um maior dinamismo são o desenho das jantes em liga leve de 20 polegadas (tanto o RS 5 Coupé como o RS 5 Sportback vêm equipados de série com rodas de 19 polegadas) e a possibilidade de escolha de duas novas cores para a carroçaria: azul Turbo e vermelho Tango. Exclusivo do RS 5 Coupé foi a adoção de um tejadilho em fibra de carbono, que permite reduzir o peso em cerca de 4 kg. Os pacotes de estilo preto brilhante, alumínio mate e em carbono conferem um aspeto ainda mais individual a muitos elementos adicionais.

Individual e de elevada qualidade: o interior

Os novos Audi RS 5 Coupé e RS 5 Sportback conquistam também com o seu interior, muito graças ao seu volante desportivo multifunções em couro, com fundo plano e patilhas em alumínio, aos impressionantes bancos desportivos RS em couro, com pespontos de contraste, com encostos de cabeça integrados, e aos vários detalhes do pacote opcional de design RS. O pacote opcional de iluminação ambiente também cria uma atmosfera desportiva excecional. As linhas horizontais e o novo pacote de design RS em preto, com costuras contrastantes cinzentas rocha, dominam ainda o interior dos modelos RS 5.

Toque em vez de girar: o novo conceito operativo

O design interior orientado para o futuro harmoniza com o novo conceito operativo, que se concentra num ecrã tátil MMI de 10,1 polegadas, baseado na nova plataforma de infotainment modular de terceira geração (MIB 3). O grande ecrã, equipado com feedback acústico, está ligeiramente inclinado para o condutor. A estrutura do menu é simples e intuitiva, como a de um smartphone. O comando rotativo desapareceu, dando lugar aos comandos de voz em linguagem natural, que incluem muitas formulações da comunicação quotidiana.  

Com o sistema de navegação MMI plus é proposto um ecrã de 12,3 polegadas que substitui a instrumentação e que inclui menus específicos em que prevalece a informação relativa ao motor, caso de um conta rotações de maior dimensão em posição central. Os ecrãs RS fornecem informações sobre a pressão dos pneus, do binário, da potência, da temperatura do óleo do motor, da pressão de sobrealimentação, dos tempos por volta (lap time), da aceleração e das forças g. O volante desportivo de couro perfurado, achatado na parte inferior e com as novas patilhas de mudança RS em alumínio, possui botões multifuncionais que permitem ao condutor selecionar diretamente os novos modos RS1 e RS2 do Audi drive select.

Potente e eficiente: o motor

O motor V6 TFSI biturbo de 2,9 litros dos Audi RS 5 Coupé e RS 5 Sportback é uma declaração de desportivismo: debita uma potência de 450 cv (331 kW), disponível entre as 5700 e as 6700 rpm, e um binário máximo de 600 Nm, entre as 1900 e as 5000 rpm. Valores que lhe permitem uma aceleração de 0-100 km/h em 3,9 segundos e uma velocidade máxima de 250 km/h (com o opcional Pacote Dynamic RS, a velocidade máxima aumenta para 280 km/h). A cilindrada é de 2894 cm3, o consumo combinado de combustível é de 9,3 l/100 km (Coupé) e de 9,4 l/100 km (Sportback), e as emissões combinadas de CO₂ são de 210 g/km (Coupé) e de 213 g/km (Sportback).

Equipado com injeção direta de gasolina, duplo turbocompressor e sistema de válvulas Audi valvelift, os Audi RS 5 Coupé e RS 5 Sportback combinam desempenho e potência para criar uma intensa experiência de condução, que redefine o desempenho desportivo. A potência do motor 2.9 TFSI biturbo é transmitida através da tração integral permanente quattro com diferencial central autoblocante, que ajuda a assegurar a melhor tração e um manuseamento ágil capaz de permitir sensações únicas, e de uma caixa Tiptronic de oito velocidades com regulação desportiva, com tempos de resposta otimizados.

Num tipo de condução normal, a distribuição do binário entre o eixo dianteiro e traseiro é de 40:60, mas, caso seja necessário, o diferencial central pode redirecionar até 70% para a frente ou até 85% para trás. Com o diferencial desportivo opcional, que distribui ativamente a repartição do binário entre as rodas do eixo traseiro, o manuseamento dinâmico é ainda aumentado.

Maior desportivismo: suspensão RS com Dynamic Ride Control

Os novos RS 5 Coupé e RS 5 Sportback podem ser equipados, em opção, com a suspensão desportiva RS com Dynamic Ride Control (DRC), que reduz o rolamento e aumenta a estabilidade. Um sistema que inclui amortecedores ajustáveis em três estágios,  ligados entre si na diagonal através de circuitos hidráulicos e uma válvula central. Em curva, as válvulas regulam o escoamento do fluido no amortecedor da roda dianteira colocada no exterior da curva.

O Audi Drive Select inclui cinco perfis: comfort, auto, dynamic, e dois modos RS personalizáveis, “RS1” e “RS2”. Uma vez personalizados e gravados no MMI, podem ser acedidos diretamente no comando “RS MODE”. O sistema Audi drive select influencia a gestão do motor e da caixa de velocidades, a assistência da direção, a suspensão, o diferencial traseiro desportivo, o som do motor e o funcionamento do ar condicionado.

Jantes e travões freios

Os novos RS 5 Coupé e RS 5 Sportback são equipados de série com jantes em liga leve de 19 polegadas, com pneus 265/35. As jantes de 20 polegadas com vários modelos, incluem, pela primeira vez, a opção de uma versão em cor bronze ou completamente preta. Por trás das grandes rodas, estão potentes travões com discos em aço perfurados, com um diâmetro de 375 mm à frente e 330 mm atrás. As maxilas incorporam o logotipo RS e são pintadas em preto, de série (opcionalmente em vermelho). Em opção, os dois modelos podem utilizar no eixo dianteiro discos cerâmicos de fibra de carbono (400 mm), particularmente leves e resistentes à abrasão, reduzindo o peso total do RS 5 em cerca de 6,5 kg.

Os novos RS 5 Coupé e RS 5 Sportback chegam a Portugal esta primavera, com preços a partir de 115.342 euros (Coupé) e de 115.427 euros (Sportback).

%d bloggers like this: