Notícias do Mundo Motorizado

Lexus UX 300e, o 100% elétrico com um design apaixonante

Ao conceber o primeiro Lexus totalmente elétrico, os designers e engenheiros enfrentaram um duplo desafio – para além de proporcionar uma experiência elétrica de ponta, teria que ser visualmente atraente, incorporando a impressionante linguagem de design, pela qual a marca é reconhecida em todo mundo.

“Nunca vimos o nosso primeiro modelo 100% elétrico como um topo de gama exclusivo ao alcance do comprador muito abastado”, comentou Pascal Ruch, diretor da Lexus Europe. “Teria que ser num modelo que tivesse provado ter apelo no mercado, mas que fosse, ao mesmo tempo, novo e contemporâneo. Dada a forte ligação que desenvolveu com os clientes jovens e urbanos, esse modelo só podia ser o UX”.

A Lexus manteve intactas as características únicas de design e versatilidade do UX e concentrou-se na oportunidade de aproveitar as vantagens de desempenho exclusivas dos 100% elétricos (Battery Electric Vehicles – BEV). O design inteligente e o posicionamento da bateria resultaram num modelo zero emissões que é fiel ao design de crossover que atraiu 25.000 clientes no seu primeiro ano de vendas, tornando-se no Lexus mais vendido na Europa.

O Lexus UX 300e apresenta a presença muscular e linhas atléticas do UX, e adiciona jantes exclusivas, o emblema lateral ‘Elétric’ e discretas tampas nas laterais junto aos farolins, uma para carregamento normal (AC doméstico) à direita e outra para carregamento rápido (DC) à esquerda.

JANTES ÚNICAS

Criadas especialmente para o UX 300e, estão disponíveis jantes de liga leve de 17 ”ou 18”, com acabamento em cinza. As primeiras, apresentam ‘ventilação aerodinâmica’ com abas de cada lado dos raios, com uma forma semelhante à ‘aba Gurney’ instalada na asa traseira dos carros de corrida de F1, que permitem regular o fluxo de ar e aumentar a força descendente. Este design inovador das jantes proporciona uma travagem mais estável, aumentando a eficiência de refrigeração e reduz a turbulência na zona lateral da carroçaria.

AERODINÂMICA REFORÇADA

O UX 300e possui abas aerodinâmicas na grelha frontal inferior que, dependendo do estado da bateria, abrem e fecham automaticamente. Quando o fluxo de ar gerado pela condução excede o necessário para o arrefecimento, as abas são fechadas para otimizar o fluxo de ar que entra pela grelha.

As molduras aerodinâmicas das rodas e o farolim traseiro são herdados do UX. A componente aerodinâmica dos farolins traseiros reduz as alterações na pressão do ar em cerca de 16% e contribuem para uma excelente estabilidade traseira em curva e com ventos laterais.

Exclusivas do UX 300e, as proteções do piso foram ampliadas e a superfície inferior da bateria é plana e lisa, criando uma estrutura aerodinâmica na parte inferior da carroçaria.

DESIGN INTERIOR

O cockpit “orientado para o condutor” oferece um campo de visão e sensação de espaço, líderes no seu segmento, enquanto o design da consola central cria uma ligação suave entre as áreas do condutor e do passageiro. Com todos os comandos colocados ergonomicamente, há até comandos de áudio embutidos no apoio de braço. O painel de instrumentos foi projetado especialmente para o UX 300e com um velocímetro digital com um design desportivo, um indicador de autonomia e um indicador de desaceleração. O seletor de velocidades, que substitui o seletor convencional, apresenta um acabamento que só a Lexus iria incluir num modelo deste segmento.

Por fim, os bancos traseiros do UX 300e estão colocados a um ângulo específico para acomodar perfeitamente os passageiros e a bateria elétrica.

COLOCAÇÃO INTELIGENTE DA BATERIA

Com a compacta bateria de iões de lítio instalada debaixo dos bancos traseiros e debaixo do piso do habitáculo, o espaço traseiro é semelhante ao UX eletrificado com a tecnologia “Full hybrid” (menos 16,4 mm de altura na zona da cabeça traseira), enquanto o espaço da bagageira é aumentado em 47 litros (até à chapeleira) em comparação com o UX 250h. A capacidade da bagageira do UX 300e é de 367 litros (até à chapeleira), e com a tampa da mala com abertura automática, o acesso à bagageira é ainda mais facilitado.

O Lexus UX 300e, tem lançado previsto em Portugal no primeiro trimestre de 2021.

%d bloggers like this: