Notícias do Mundo Motorizado

WRC regressa na Estónia em setembro

O campeonato do mundo de ralis retoma a temporada d e 2020 em setembro e logo com uma estreia. Depois de Monte Carlo, Suécia e México, provas que se realizaram de janeiro a março, vai ser a Estónia, país do Leste da Europa que recebe, pela primeira vez na história, o WRC.

O promotor da competição fez o anúncio. A suspensão do campeonato dura, assim, cerca de seis meses e tudo está a ser preparado para a retoma da atividade com um calendário reformulado.

O Rali da Estónia vai para a estrada logo no primeiro fim-de-semana de setembro, entre os dias 4 e 6. A prova que tem o antigo piloto de ralis, Urmo Aava, como director será, assim, a primeira de cinco eventos que completam o calendário de 2020. Depois desta incursão ao Leste da Europa, a caravana do WRC compete na Turquia (24 a 27 de setembro), na Alemanha (na 15 a 18 de Outubro), em Itália (29 de Outubro e 1 de Novembro) e no Japão (19 a 22 de Novembro).

Ao contrário do habitual num rali do WRC, o Rali da Estónia terá apenas duas etapas (sábado e domingo), com o shakedown e a cerimónia de partida agendados para sexta-feira.

Para o director do promotor do campeonato, Oliver Ciesla, “o anúncio de hoje dá um sinal claro de que o WRC 2020 está de volta”, afirmou. Já o director da FIA para a modalidade, Yves Matton, está confiante. “Vamos ter um mínimo de oito provas este ano graças ao compromisso e trabalho das organizações”, esclareceu.

Além do calendário agora revelado, nota, ainda, para os Rali de Ypres, na Bélgica, e da Croácia, que continua a ser opções que podem ser enquadradas no calendário. A ronda belga está agendada para o período entre 2 e 4 de Outubro, enquanto a prova croata ainda não tem data definida. 

%d bloggers like this: