Notícias do Mundo Motorizado

Henrique Chave mantém liderança do Europeu de GT

Henrique Chaves conquistou mais um pódio em Paul Ricard, na segunda corrida da etapa francesa do International GT Open de 2020, mantendo o comando do Campeonato de Pilotos.

O jovem de Torres Vedras começou o dia com determinação, lutando pela pole-position na segunda qualificação para a prova desta tarde. Depois de figurar no comando da tabela de tempos, acabaria ficar na segunda posição da grelha de partida a apenas 0,042s do melhor tempo.

Ainda assim, e depois de ter estado tão perto da pole-position, o português arrancava para a quarta corrida da temporada da primeira linha e com a expectativa de poder bater-se pelo triunfo, que era o seu desiderato.

Na partida não teve como desfeitear o seu adversário, mas rapidamente começou a pressioná-lo, tendo o duo aberto uma longa vantagem para os seus perseguidores, que foi crescendo até aos vinte e cinco segundos quando começaram as paragens nas boxes, estavam decorridos vinte e cinco minutos de prova.

Na luta pela vitória, Henrique Chaves era claramente mais rápido que o seu adversário, mantendo-se sempre a menos de um segundo do líder, enquanto ia assinando voltas mais rápidas atrás de voltas mais rápidas da corrida.

No entanto, a ultrapassagem nunca se mostrou uma possibilidade e, quando começaram a dobragens, catalisadas pelas paragens nas boxes, a Teo Martín Motorsport resolveu chamar o McLaren 720S GT3 número cinquenta e nova para a troca de pilotos.

Passava a ser Miguel Ramos o incumbido de lutar pelo primeiro lugar, mas o piloto Vila Nova de Gaia nunca conseguiu suplantar o único obstáculo entre a dupla portuguesa e a vitória, terminando no segundo posto a 3,1s dos vencedores, o Ferrari 488 GT3 dividido pela dupla francesa Louis Prette / Vincent Abril. No terceiro lugar ficou o Aston Martin Vantage GT3 de Salih Yoluc / Charlie Eastwood.

Após a corrida, Henrique Chaves estava satisfeito com o segundo lugar, muito embora não deixe de sentir algum amargo de boca por estar convicto que a vitória poderia estar ao alcance da dupla lusa. “Este segundo lugar é um bom resultado, mas ter ficado sem a pole-position por tão pouco, custou. Estava mais rápido que o nosso adversário, mas ele tinha mais velocidade de ponta e isso foi determinante para que não conseguisse suplantá-lo, muito embora tenha dado o máximo. O Miguel realizou, igualmente, um bom turno e o segundo lugar acaba por ser, como já disse, um bom desfecho para o fim-de-semana, depois do terceiro posto de ontem”, afirmou o português.

Com o resultado de hoje, Henrique Chaves e Miguel Ramos continuam a liderar o Campeonato de Pilotos do International GT Open, que era um dos objectivos do duo para a sua passagem por Paul Ricard. “Queremos sempre mais e quando se está tão perto do triunfo, isso sente-se, mas saímos daqui no primeiro lugar do campeonato e isso é o mais importante. Estamos a trabalhar muito bem juntos – eu, o Miguel e toda a equipa – e, por isso, temos estado sempre extremamente competitivos. Olhamos para as próximas provas com optimismo, uma vez que o nosso motor estava a chegar ao limite da quilometragem e teremos um novo V8 turbo da McLaren, o que deverá ajudar-nos. Estamos determinados e confiantes em prosseguir a luta pelo título”, concluiu o jovem de vinte e três anos.

A próxima ronda do International GT Open disputa-se no Red Bull Ring entre nos dias 11 a 13 de Setembro.

CALENDÁRIO 2020
06 – 09 de Agosto Hungaroring
20 – 23 de Agosto Paul Ricard
12 – 13 de Setembro Red Bull Ring
26 – 27 de Setembro Monza
16 – 18 de Outubro Spa-Francorchamps
29 de Outubro – 01 de Novembro Barcelona

%d bloggers like this: