Notícias do Mundo Motorizado

Rally Fafe Montelongo será a próxima prova no calendário do FIA ERC

 O Eurosport Events, promotor do FIA European Raly Championship, tem o prazer de dar as boas-vindas ao Rally Fafe Montelongo pela primeira vez e acolhê-lo na família ERC.

 Utilizando as classificativas de asfalto do município de Fafe, na região norte de Portugal, o Rally Fafe Montelongo está definido para receber a terceira ronda da época 2020 do ERC, de 2 a 4 de outubro próximo, depois de receber a aprovação da FIA.

 Pontuável também no Campeonato de Portugal de Ralis de Clássicos e no Campeonato Norte de Ralis, o Rally Fafe Montelongo apresenta no seu traçado um misto de classificativas rápidas que alternam curvas fechadas e suaves com algumas zonas onduladas.

 O evento terá a sua base em Fafe, uma cidade com uma longa herança e tradição nos ralis. O centro nevrálgico da prova vai ser no Pavilhão Multiusos, com o Parque de Assistência no vizinho Parque da Cidade.

 Fafe está a 70 quilómetros do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, e dista 15 quilómetros de Guimarães, que foi uma das cidades-sede do UEFA Euro 2004 em futebol.

Inclusão no calendário recompensa interesse de longa data

 A inclusão do Rally Fafe Montelongo no calendário do ERC 2020 representa o culminar de negociações entre o Eurosport Events e a organização do Rally Fafe Montelongo em torno da possibilidade de incluir a prova no calendário de 2020 como evento adicional e nunca como substituta do Azores Rally, cuja organização acabou, entretanto, por comunicar que a mesma não se realizará este ano.

 Jean-Baptiste Ley, coordenador do ERC, disse: “Estamos muito satisfeitos com o interesse e o entusiasmo da equipa organizadora do Rally Fafe Montelongo que resultou na inclusão do evento no FIA European Rally Championship pela primeira vez. A estreita parceria do clube organizador Demoporto com a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting vai colocar em prática todas as medidas, incluindo um rigoroso protocolo COVID-19, para a realização de um evento que cumpra os requisitos especificados pela Eurosport Events e pela FIA. Estamos ansiosos para trabalhar com um parceiro proativo e empenhado em organizar um bom rali. O contrato é de um ano, mas todas as partes estão interessadas em alargar essa parceria para os próximos anos”.

Ni Amorim, Presidente da FPAK: “Depois do anúncio do regresso da Fórmula 1 a Portugal, este é mais um momento que me deixa imensamente feliz e, ao mesmo tempo, orgulhoso do espírito empreendedor que nós, portugueses, colocamos em tudo aquilo que acreditamos. A ida para Fafe do ERC será também o fruto do trabalho desenvolvido desde há ano e meio. Estavam reunidas todas as condições e era uma questão de oportunidade. Depois do cancelamento do Azores Rallye é ainda mais importante para nós ter esta prova no Campeonato da Europa de Ralis”.

Parcídio Summavielle, vice-presidente da Câmara de Fafe: “Para nós, é um facto extraordinário ter o rali no Europeu. Nunca desistimos de apresentar uma solução para o calendário do ERC. Será muito importante que o público nos ajude, face às circunstâncias que estamos a viver. É indispensável que não haja ajuntamentos e vamos ser muito rigorosos no cumprimento das regras da Direção Geral de Saúde. Precisamos da colaboração do público para que tudo corra bem, não queremos ser um mau exemplo. Eu próprio vou passar nas classificativas antes dos concorrentes e se vir algo mal, não haverá qualquer problema em anulá-las”.

Carlos Cruz, presidente do Demoporto e membro da Comissão Organizadora: “O Rali Fafe Montelongo no Campeonato da Europa é o culminar de um desejo antigo que já em 2019 esteve perto de ser concretizado e agora acaba em realidade. É, também, uma mais valia e o reconhecimento às pessoas de Fafe e à sua Câmara, por tudo quanto tem feito em prol dos ralis e da região”.

Regulamentos complementares, formulários de inscrição, mapas e todos os outros detalhes estarão disponíveis em breve no site do Rally Fafe Montelongo: https://rallyfafemontelongo.com