Notícias do Mundo Motorizado

Novo AUDI A6 Limousine: Upgrade na classe executiva

Com o novo A6, a Audi apresenta a oitava geração da sua bem-sucedida limousine, propondo numerosas inovações para o segmento. Seja em termos de digitalização, conforto ou desportivismo, o dinâmico e elegantemente esculpido Audi A6 é o multifacetado talento da categoria de luxo. O sistema MMI touch response, totalmente digital, proporciona uma operacionalidade intuitiva e personalizada.

Sistema MMI touch response – personalizado e intuitivo
O sistema operacional MMI touch response do novo Audi A6 estabelece novos padrões. Com inúmeras opções de personalização, o veículo é ajustado ao condutor: o sistema, totalmente digital, permite que as funções centrais do veículo sejam inseridas na posição desejada no ecrã MMI, utilizando “drag-and-drop” – semelhante ao que acontece com apps em smartphones. Os atalhos e os botões favoritos constituem a base ideal para preferências individuais e excelente facilidade de utilização.

Ideal para condutores frequentes e clientes frotistas: até um total de sete condutores podem armazenar as suas configurações preferenciais em perfis de utilização individual e configurar até 400 parâmetros. Graças à estrutura lógica do menu, o sistema oferece acesso rápido às funções do veículo. Os botões favoritos configurados ajudam a adaptar o sistema às preferências do utilizador. Como opção, os botões de iluminação e multifunções podem ser equipados com tecnologia de resposta ao toque (touch response).

As instruções de voz com linguagem natural transformam o novo Audi A6 num parceiro de diálogointeligente e companheiro de viagem: processa perguntas e comandos de duas maneiras, com ados armazenados e também – em conjunto com o MMI de navegação plus – com o conhecimento detalhado presente na “cloud”.

O sistema operacional MMI touch response com feedback háptico e acústico proporciona umaoperação intuitiva: um clique táctil e audível confirma a ativação de uma função assim que o dedopressiona o visor.

O condutor controla o sistema de infotainment no ecrã superior de 10,1 polegadas, se o veículo estiver equipado com o MMI de navegação plus. O visor inferior de 8,6 polegadas, localizado na consola central, é utilizado para o controlo da climatização, outras configurações de conforto e inserção de texto, sendo que pode ser regulado com o pulso do condutor colocado na alavanca seletora da transmissão automática. O condutor também pode controlar muitas funções através dos comandos no volante. O opcional head-up display projeta informações no para-brisas. O sistema de navegação MMI plus também inclui o Audi virtual cockpit, com um ecrã de 12,3 polegadas.

MMI de navegação plus e Audi connect – mais infotainment na classe premium
O novo Audi A6 oferece uma ampla gama de soluções de conetividade para maior segurança, conveniência e personalização. A configuração de série inclui o sistema de MMI navegação. O MMI navegação plus – um “hub” de media com um novo design – está disponível como opção. O módulo de transferência de dados de última geração utiliza o novo padrão LTE Advanced.

O MMI de navegação plus também oferece uma série de novas soluções de navegação. Estas incluem uma função de auto-aprendizagem baseada nas rotas percorridas, o que gera sugestões de pesquisa inteligentes. O sistema calcula a rota online nos servidores de serviços HERE, que considera os dados em tempo real para toda a situação do tráfego. Se o fluxo de dados for interrompido, a navegação muda para a orientação de rota online, que é executada em paralelo. Estão disponíveis de série seis atualizações gratuitas a cada seis meses para o mapa de navegação. O MMI de navegação plus é ainda mais completo com os módulos complementares opcionais, incluindo dois sistemas de som. A versão topo de gama, o Bang & Olufsen Advanced Sound System, também oferece uma nova experiência espacial, trazendo o seu fascinante som 3D pela primeira vez aos bancos traseiros. As ações de voz oferecem um nível de operacionalidade nunca antes proposto, o mesmo acontecendo com a qualidade de som e ligação, graças ao Audi phone box com carregamento por indução.

Entre os serviços online fornecidos pelo Audi connect estão vários serviços Car-to-X, como reconhecimento de sinais de trânsito e informações de perigo. Monitorizam os dados da frota Audi (swarm intelligence) e enquadram o Audi A6 com as condições de trânsito atuais. Pouco depoi do lançamento no mercado, o novo A6 passará também a oferecer o serviço de estacionamento em espaços públicos, o que facilita a procura de lugar para estacionar. Utilizando a app myAudi, os proprietários do novo A6 podem aceder aos serviços digitais da Marca através de um smartphone.

Como opção, a nova chave digital Audi connect substitui a chave convencional. O carro pode ser aberto/fechado e a ignição ligada com um smartphone Android, através da tecnologia Near Field Communication (NFC). O cliente pode permitir que cinco smartphones ou utilizadores acedam ao veículo. A chave digital Audi connect no veículo serve essencialmente para situações em que o condutor fornece temporariamente uma chave a outra pessoa, como para um serviço no seu concessionário ou num parque de estacionamento com valet parking.

Sistemas de assistência ao condutor
Ainda mais conforto, estabilidade e segurança em deslocações urbanas ou em viagens de maior duração – o novo A6, com modernos e completos sistemas de assistência ao condutor, estabelece novos padrões na categoria premium. Estes incluem o parking pilot e o garage pilot, que irão aumentar a listagem de equipamentos disponíveis ao longo do ano: orientam de forma autónoma a Limousine dentro e fora de um espaço de estacionamento ou garagem. O condutor pode sair do automóvel antes de ativar o sistema, e monitorizar o processo no seu smartphone, utilizando a app myAudi. Para isso, deve manter pressionada a tecla da função relevante.

O pacote de assistência em cidade inclui soluções como a nova assistência em cruzamentos. O pacote Tour surge com o assistente de viagem que complementa o cruise control adaptativo através de uma suave intervenção da direção para manter o veículo na faixa de rodagem. O assistente de eficiência promove um estilo de condução económica, reduzindo o consumo. Por detrás dos muitos sistemas de assistência encontra-se um módulo de elevada tecnologia da Audi: o controlador central de assistência ao condutor (zFAS), que calcula continuamente uma imagem os arredores através de uma série de sensores, câmaras e radares. Reúne e processa os dados nviados por um conjunto de sofisticados sensores, formando uma imagem completa do meio envolvente ao A6. Dependendo do nível do equipamento, pode haver até cinco sensores de radar, cinco câmaras, 12 sensores ultra-sónicos e um scanner a laser – outra inovação.

Tecnologia Mild-hybrid – Todos os motores eletrificados (MHEV)
Todos os motores do novo A6 vêm com a nova tecnologia mild-hybrid da Audi. Com os motores V6, utiliza um sistema elétrico primário de 48 volts; nas versões de quatro cilindros opera com base em 12 volts. Em ambos os casos, o alternador (BAS) funciona em conjunto com uma bateria de iões de lítio. O Audi A6 pode desligar por completo o motor entre 55 e 160 km/h, em função do sistema “roda livre”.
O sistema start-stop funciona entre 7 e 22 km/h. O motor é reiniciado de forma preventiva assim que o veículo na frente do Audi A6 inicie o andamento. Durante a desaceleração, o BAS recupera té 12 kW de energia nos motores V6. Em condições reais de condução, a tecnologia MHEV reduz o consumo de combustível até 0,7 l/100 km.

Carroçaria e dimensões: mais espaço para as pernas na classe premium
A carroçaria do novo Audi A6 também aumenta a atmosfera descontraída vivida no interior. Um fator determinante é a avançada aerodinâmica: com um coeficiente de penetração com um valor x de apenas de 0,24, e graças aos baixos ruídos aerodinâmicos, a Limousine permanece silenciosa, mesmo a elevadas velocidades. Um segundo fator é a elevada rigidez da carroçaria: constitui a base para a sensação de qualidade superior e comportamento desportivo. A Audi utiliza uma inteligente construção mista de aço e alumínio na carroçaria. Componentes como a estrutura da suspensão dianteira são fabricados em alumínio, assim como as portas, a tampa da bagageira e os guarda-lamas.

O interior do novo Audi A6 é ainda maior do que no modelo anterior. No que diz respeito ao espaço para as pernas nos lugares traseiros, supera o modelo antecessor e os principais concorrentes. O espaço à altura da cabeça e dos ombros para os passageiros dianteiros e traseiros também é superior, em comparação com o modelo anterior. O compartimento de bagagem oferece maior largura de carga – dois sacos de golfe podem ser arrumados horizontalmente. A capacidade permanece inalterada, com 530 litros. A tampa da bagageira pode ser aberta eletricamente, através do sensor de movimento.

Os bancos totalmente novos sublinham a personalidade do Audi A6 como uma limousine de topo, especialmente nas viagens de maior duração. Com as numerosas funções de regulação, os bancos dianteiros de contorno individual estão opcionalmente disponíveis com ventilação e massagem, incrementando o conforto. Também é assegurada uma excelente climatização interior: o pacote opcional de qualidade do ar melhora-o com duas fragrâncias subtis, um ionizador e um eficaz filtro antipoluição. Com grandes secções vidradas, o teto solar de vidro panorâmico, opcional, inunda o interior com luz. As características adicionais de conveniência incluem os limpa para-brisas com injetores integrados e o para-brisas aquecido, ambos disponíveis como opção.

A suspensão: tão ágil como num carro desportivo, tão manobrável como num modelo compacto O novo Audi A6 é notoriamente mais desportivo do que o modelo anterior, devido, ssencialmente, às soluções inovadoras da suspensão. A relação já desportiva da direção progressiva, de série, torna-se ainda mais direta à medida que o ângulo de direção aumenta; um novo conceito de amortecimento também transmite um intenso e diferenciado “feedback” com a estrada. O novo Audi A6 oferece uma excelente manobrabilidade nas zonas urbanas, agilidade em estrada e um perfeito equilíbrio e conforto em autoestrada.

A direção dinâmica nas quatro rodas é componente-chave nesta agilidade e manobrabilidade. Combina uma resposta direta e desportiva da direção com um incremento na estabilidade, ultrapassando este clássico conflito de objetivos. Dependendo da velocidade, a relação da direção varia entre 9.5: 1 e 16.5: 1, através de uma engrenagem harmónica no eixo dianteiro.

No eixo traseiro, um atuador mecânico gira as rodas até 5 graus. A baixa velocidade, as rodas viram na direção oposta às rodas dianteiras, aumentando a agilidade do A6 e reduzindo o seu diâmetro de viragem até 1,1 metros. Quaisquer manobras são assim facilitadas, apesar do comprimento exterior de quase cinco metros. A elevada velocidade, as rodas giram na mesma direção, otimizando a estabilidade quando se viaja em reta ou nas mudanças de faixa de rodagem. Assim, o A6 não oferece apenas ao condutor uma estabilidade linear direta a velocidades elevadas: os passageiros também desfrutam de maior conforto, com a menor oscilação da carroçaria.
A redesenhada suspensão também tem muitas áreas construídas em alumínio. Apesar das jantes de maior dimensão, até 21 polegadas, e pneus até 255/35, o Audi A6 melhorou o conforto e o ruído de rolamento em relação ao modelo anterior. Os travões com pinças fixas em alumínio são montados no eixo dianteiro. A Audi oferece uma escolha de quatro variantes para a suspensão: a suspensão convencional com molas de aço, a suspensão desportiva, a suspensão com controlo de amortecimento e a suspensão pneumática adaptativa.

Motores e transmissões
Para o lançamento nos mercados europeus, a Audi oferece o novo A6 com quatro motores: um bloco TFSI e três unidades TDI. Os eficientes motores debitam potências entre 204 cv (150 kW) e 340 cv (250 kW) e oferecem um binário máximo entre 400 e 620 Nm. Como tal, respondem a todas as expectativas em relação ao prazer de condução, equilíbrio e eficiência.

A unidade a gasolina é um bloco V6 3.0 TFSI, com uma potência de 340 cv (250 kW) e um Binário máximo de 500 Nm; a sua velocidade máxima está limitada eletronicamente a 250 km/h. O motor 3.0 TDI na versão de 286 cv (210 kW) proporciona um desempenho semelhante e oferece um binário de 620 Nm. O A6 45 TDI debita uma potência de 231 cv (170 kW) e um binário máximo de 500 Nm. O motor de quatro cilindros em linha no A6 40 TDI debita 204 cv (150 kW) de potência e 400 Nm de binário máximo.
Enquanto os dois motores diesel V6 estão sempre acoplados a uma caixa tiptronic de oito velocidades, os blocos 3.0 TFSI e o 2.0 TDI unem-se a uma caixa S tronic de sete velocidades. Todos os motores de 3.0 litros estão equipados de série com a tração integral quattro, cuja tecnologia varia de acordo com a configuração específica. As variantes com a caixa tiptronic incluem o diferencial central autoblocante; a caixa S tronic está associada ao eficiente sistema quattro com tecnologia ultra, que ativa instantaneamente as rodas do eixo traseiro, sempre que necessário. Todas as caixas de velocidades são automáticas.

Em conjunto com a caixa tiptronic, o diferencial traseiro desportivo opcional oferece ao A6 um comportamento ainda mais dinâmico na distribuição ativa do binário entre as rodas traseiras. O controlo dinâmico da direção, o amortecimento controlado e a suspensão pneumática adaptativa estão integrados na função de controlo da plataforma eletrónica do chassis. Estes sistemas estão ligados em rede. O condutor pode selecionar vários modos de condução através do sistema Audi drive select; as diferenças que vão do modo Comfort até ao modo Dynamic são ainda mais evidentes do que no modelo anterior.

Design exterior
Tal como os modelos A8 e A7 Sportback, o A6 é um eloquente embaixador da nova linguagem de design da Audi. Com superfícies alongadas, contornos elegantes e linhas marcantes, a nova limousine transmite inconfundivelmente o seu caráter: elegância, desportividade, elevada tecnologia e sofisticação.
O exterior destaca-se pelas proporções equilibradas – longo capot do motor, grande distância entre
eixos e curtas dimens es entre o centro das rodas e as extremidades dianteira e traseira. O A6 tem um comprimento de 4,939 metros, ou seja, mais 7 milímetros que o antecessor. A largura foi aumentada em 12 milímetros, para 1,886 metros, enquanto a altura de 1,457 metros é agora superior em 2 mm do que no modelo antecessor. A larga, ampla e baixa grelha Singleframe, os faróis planos e as proeminentes entradas de ar exaltam, num primeiro olhar, o caráter desportivo do A6. No perfil lateral, três atraentes linhas reduzem a altura visual do carro. Os dominantes e alongados contornos desenhados sobre os guarda-lamas são testemunho dos genes quattro da Audi. A linha do tejadilho, que termina nos planos pilares C, caracteriza a silhueta. A tampa curta a bagageira termina num rebordo de separação curvilíneo para garantir uma aerodinâmica timizada. Uma faixa cromada acentua a escultura tridimensional da seção posterior e liga as luzes traseiras entre si. A gama de cores para o novo A6 oferece uma escolha de 15 tonalidades, das quais oito são novas. Além da versão base, os clientes podem escolher entre as duas linhas Sport e Design, bem como o pacote exterior S line. Diferem em muitos detalhes, por exemplo, na grelha Singleframe ou nas entradas de ar laterais. Todas as linhas e todas as cores reagem à luz ou às sombras, acentuando assim a impressão esculpida.

Design da iluminação
O design da iluminação enfatiza o caráter técnico do A6. A Audi oferece os faróis em três versões diferentes. Com o topo de gama, os faróis HD Matrix LED, onde cinco linhas horizontais formam a assinatura da luz diurna e enfatizam a largura da parte dianteira. Acima delas estão os módulos do feixe de luz dos “médios”, que se parecem com pupilas. Opcionalmente, a assinatura de iluminação das luzes traseiras é composta por uma única linha horizontal e nove segmentos verticais para cada unidade; a luz de travão preenche as áreas entre os mesmos. O indicador dinâmico está incluído neste equipamento de topo. Ao destravar e travar as portas, uma assinatura de “coming/leaving home” enaltece a combinação de design e tecnologia que é a marca registada da Audi.

A Audi oferece dois pacotes de iluminação diferentes para o interior: o ambiente e o de contorno. Ambos alegram subtilmente o espaço, o volume e os materiais. A iluminação ambiente faz com que o painel e a consola central pareçam flutuar. A iluminação de contorno reproduz as linhas claras da arquitetura interior e pode ser configurada em 30 cores diferentes.

Design interior
O interior do novo A6 apresenta um design de painel preto, um visual que expressa a capacidade técnica e o caráter digital desta limousine executiva e cria uma atmosfera informal, numa linguagem de design que transmite uma imagem minimalista. O elegante painel de instrumentos e a linha horizontal, serena e contínua, criam uma sensação arejada de espaço.

A consola central no novo Audi A6 está direcionada para o condutor. O display de topo do MMI touch response também é inclinado ligeiramente para a esquerda. Com a aparência do painel preto, quase que esta desaparece num recorte de alumínio quando desligado. O visor é ativado quando se abre uma porta; a interface gráfica do utilizador aparece reduzida, combinando com o design do interior.

Cores e materiais – uma variedade de equipamentos para todos os gostos
A vasta gama de cores e materiais disponíveis para o novo A6 transmite características muito diferentes para o design interior, do elegante ao desportivo, do técnico ao futurista. Estão disponíveis cinco versões: Base, Sport, Design, Design Selection e pacote desportivo S Line (com jantes de 19 polegadas e suspensão desportiva). Cada variante está associada a diferentes conceitos de cores. A escolha e o uso de materiais – a partir do revestimento de madeira até ao couro no painel de instrumentos – atestam a qualidade intransigente da nova limousine. A Audi oferece o pacote exterior S line como uma opção para todas as linhas de equipamento.

O novo Audi A6 é produzido na fábrica de Neckarsulm (Alemanha) e será lançado no mercado
português em setembro de 2018.

%d bloggers like this: