Notícias do Mundo Motorizado

Diário de Bordo da Expedição Peugeot 3008 nas Caldas da Rainha

No próximo dia 9 de Fevereiro, pelas 17H00, na Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha, o jornalista Alexandre Correia convida-nos a embarcar numa fantástica viagem!

Pelas suas palavras e imagens, o também editor da revista Todo Terreno leva-nos na Expedição Peugeot 3008 Lisboa-Dakar-Bissau, uma experiência que se transformou agora no livro que o autor vai apresentar a 9 de Fevereiro na Biblioteca das Caldas.

A apresentação estará a cargo de Manuel Romão de Sousa, figura de grande relevo no mundo automóvel nacional e um dos veteranos da primeira participação portuguesa no Rali Paris-Dakar, em 1982, e que hoje reparte a sua vida entre Lisboa e Tornada.

» IR ATÉ DAKAR E BISSAU SEM SAIR DO SOFÁ

Nos últimos 13 anos, o jornalista Alexandre Correia viajou 15 vezes entre Lisboa, Dakar e Bissau. Neste vai e vem África abaixo, o editor da revista Todo Terreno passou mais de ano e meio a percorrer esta rota.

Isso resultou num acumular de experiência tal que, na última viagem, percorreu 17.123 quilómetros usando apenas as memórias. Ou, por outras palavras, quando fez a última destas viagens, num sentido e noutro, Alexandre Correia não chegou sequer a instalar o aparelho de GPS no habitáculo do Peugeot 3008 que levou. Nem sequer abriu os mapas, que guardou no porta-luvas ao deixar a capital portuguesa e lá ficaram esquecidos, até ao regresso a casa, volvidos 54 dias a atravessar sete países, incluindo os cinco primeiros que encontramos na costa ocidental africana, ao descê-la de norte para sul.

A Expedição Peugeot 3008 Lisboa-Dakar-Bissau atravessou Marrocos, Mauritânia, Senegal, Gâmbia e Guiné-Bissau, numa visita dupla que implicou cumprir 15.555 quilómetros em África. E estas memórias, reforçadas por todo o conhecimento e experiência das viagens anteriores, motivaram Alexandre Correia a lançar um novo desafio: publicar um livro em que descreve toda a viagem de uma forma que faz o leitor sentir-se ao seu lado, a bordo do Peugeot 3008, descobrindo, jornada a jornada, tudo o que encontramos nesta rota.

E para uma grande viagem, um grande livro. O Diário de Bordo da Expedição Peugeot 3008 Lisboa-Dakar-Bissau é enorme a todos os títulos. São 180 páginas repletas de histórias e informação capaz até de surpreender muitos dos que já tiveram oportunidade de viajar por estes destinos.

As fotografias, também do autor, oferecem um retrato ainda mais convidativo a fazer esta viagem, seja sentado ao sofá, seja mesmo preparando uma aventura similar, pois o livro é em si mesmo um completíssimo guia de viagem. E o formato de 30 x 30 centímetros dá a este álbum a dimensão merecida.

Com um preço de capa de 30,00 euros, o livro está à venda nas lojas do Automóvel Club de Portugal e por encomenda online, enviando uma mensagem para [email protected].

A apresentação deste livro nas Caldas da Rainha faz todo o sentido porque, apesar de Alexandre Correia ser natural de Lisboa, tem uma forte ligação à região. Aqui passou grandes temporadas na juventude e das quais resultaram fortes memórias e bons amigos. Era, de resto, a terra de eleição da mãe, que viveu na Serra do Bouro praticamente até morrer. “Hoje arrependo-me de ter abdicado dessa casa”, lamenta o autor. “Provavelmente, viveria aí durante a semana e vinha no fim-de-semana para Lisboa…”

 

%d bloggers like this: