Notícias do Mundo Motorizado

Foi a 9 de Fevereiro de 1989 que o Mazda MX-5 foi mostrado ao mundo em Estreia Mundial, no palco do Salão de Chicago (EUA), naquele que foi o primeiro exemplar de sempre do agora “roadster mais vendido do mundo”. Passados 30 anos, foi em Chicago que se lançou uma Edição Comemorativa – naturalmente denominada MX-5 30th Anniversary Edition –  que foi mostrada em vídeo aos participantes do mais recente passeio do Club MX-5 Portugal.

Realizado, claro está, a 9 de Fevereiro de 2019 (no passado Sábado) e sob o título de “1989/2019 – 30 Anos MX-5”, este primeiro encontro do presente ano teve contornos bem diferentes dos habituais, começando pelo número de inscritos e terminando na sua própria essência, num Rally de Regularidade/Cultural onde os conhecimentos e capacidades dos viajantes foram colocados à prova.

Foram nada menos do que 88 os Mazda MX-5 que se apresentaram na Pousada de Condeixa, num encontro que envolveu perto de 200 pessoas, entre participantes e pessoal da organização. A colorida caravana de exemplares NA, NB, NC e ND, com capota de lona, com hardtop ou com a mais recente tecnologia RF (Retractable Fastback), dali saiu com objectivos bem definidos: prestar atenção às médias de quilometragens e, na habitual paisagem que serve de tónico a estes passeios, encontrar algumas das respostas para o questionário fornecido, 30 perguntas (tantas quantas os anos que se comemoram) sobre este best-seller da Mazda, mas não só!

Saídos da Pousada de Condeixa, edifício hoje hotel que assenta no que foi, no Século XVI, o Paço dos Almadas, Condes de Avranches, os pequenos roadsters entraram num percurso de estrada com 85 km que, ao contrário do habitual, não se cumpriu em caravana, estando cada um por si até ao destino final, a Quinta do Paúl (Leiria), para o retemperador almoço. Ali se definiu o escalonamento final deste rally-paper, encontro onde vigorou a boa disposição, mesmo se uns o levaram na desportiva e outros apostaram na regularidade e na obtenção do maior número de respostas certas, para conquistar as taças reservadas ao 1º, 2º e 3ºs lugares. Foi ainda entregue um premio especial “Carro Vassoura”, aquele que maior pontuação negativa acumulou!

Cumprida esta cerimónia, distribuíram-se as lembranças a todos os participantes, cantando-se os “Parabéns a Você…” ao Mazda MX-5 por estes primeiros 30 anos! Que venham muitos mais!

Foi, entretanto, anunciado o regresso do Club MX-5 Portugal à Estrada Nacional 2, num passeio de 4 dias (de 25 a 28 de Abril). Mais Informações poderão ser consultadas no portal www.clubmx-5.com ou na página de Facebook dedicada (nota: Grupo Fechado). Outros contactos são o email [email protected] e o telefone (+351) 218 258 625.

%d bloggers like this: