Notícias do Mundo Motorizado

Revolucionário motor Skyactiv-X chega a Portugal

A Mazda Motor de Portugal acaba de lançar em Portugal a nova e revolucionária mecânica Skyactiv-X, uma fantástica conquista de engenharia que passa a estar disponível no SUV Mazda CX-30 e no também novo Mazda3 (Hatchback e Sedan).

Após a introdução das tecnologias Skyactiv no mercado, em 2012, então divididas por motores a gasolina e diesel mais convencionais, chega agora o novo e revolucionário motor Skyactiv-X. Com uma cilindrada de 2,0 litros, traduz-se na primeira unidade a gasolina de produção do mundo a explorar os benefícios da ignição por compressão dos motores diesel. Representa, também, o segundo passo da Mazda rumo ao desenvolvimento do motor de combustão interna ideal.

O motor Skyactiv-X integra o revolucionário sistema SPCCI da Mazda (Ignição por Compressão Controlada por Faísca)[1], um novo e radical conceito de engenharia que permite ao motor alternar, sem que seja perceptível ao utilizador, entre a ignição por faísca convencional e a combustão através de ignição por compressão.

No modo SPCCI, um processo de injecção dividido cria zonas separadas de mistura ar/combustível no interior da câmara de combustão. Aquando da abertura das válvulas, é injectada uma mistura de ar e combustível muito pobre na câmara de combustão, seguindo-se a compressão, altura em que uma zona precisa em redor do topo da vela se vê injectada de combustível atomizado. Feito directamente no topo da vela de ignição, esse processo dá origem a um núcleo mais rico, pelo que quando se dá a faísca, este núcleo de combustível e ar inflama, aumentando a pressão na câmara de combustão a um ponto que permite que a tal mistura mais pobre entre rapidamente em combustão.

Permitindo que o motor opere, durante um período significativo de tempo, num modo muito eficiente, o SPCCI opera em quase todas as faixas de operação do motor, excepto no arranque a frio, nas fases iniciais de aquecimento e em cargas muito elevadas. Nestas circunstâncias, o motor alterna, uma vez mais, sem que tal se torne perceptível ao condutor, para um funcionamento normal, inflamando uma convencional mistura de ar e combustível estequiométrica com um rácio de 14.7:1.

Combinando a elevada performance de rotações de um motor a gasolina com a economia, binário e resposta imediata de um bloco diesel, o bloco Skyactiv-X gera diferentes benefícios: uma resposta excelente e uma condução sem esforço, uma sensação de rotação livre, suavidade, consumos reais combinados com um bom desempenho em termos de emissões. Com evoluções especialmente significativas a baixas rotações do motor, regista, também, melhorias nos consumos, médios e instantâneos, ao mesmo tempo que reduz as emissões de CO2 e NOX.

O bloco 2.0 Skyactiv-X disponibiliza 180 cv às 6,000 rpm e um binário máximo de 224 Nm às 3.000 rpm. O binário é cerca de 10 por cento maior do que o originado pelo motor 2.0 Skyactiv-G[2], e a faixa de baixos consumos vê-se significativamente expandida face à mesma unidade.

Certificado com a norma Euro 6d, quando associado ao novo Mazda3 (HB), regista um consumo de combustível entre os 5,4 e os 6,9 l/100 km e emissões de CO2 entre os 122 e os 157 g/km. No novo Mazda CX-30, os consumos vão dos 6,9 aos 7,0 l/100 km e as emissões de CO2 situam-se entre os 133 e os 160 g/km (valores combinados, segundo a norma WLTP).

A GAMA SKYACTIV-X eM PORTUGAL

O novo motor 2.0 Skyactiv-X (180 cv) vem complementar a oferta de motorizações – 2.0 Skyactiv-G (122 cv) a gasolina e 1.8 Skyactiv-D (116 cv) diesel – que estava já disponível para o novo SUV Mazda CX-30 e para o familiar Mazda3 (Hatchback e Sedan).

Quando equipada com o motor Skyactiv-X, a gama do novo Mazda CX-30 divide-se, assim, em 25 versões (Evolve ou Excellence), com diferentes composições de packs de equipamentos ou itens isolados. Os preços do Mazda CX-30 Skyactiv-X iniciam-se nos 33.605 euros da versão de entrada na gama, ascendendo aos 44.060 euros da versão com maior dotação de equipamento[3].

No caso do novo Mazda3, quando equipado com o motor Skyactiv-X, a gama Hatchback conta com 14 versões (Evolve ou Excellence), a que se somam 4 versões Sedan (só Excellence), igualmente dotadas de diferentes composições de packs de equipamentos ou opcionais isolados. Os preços do Mazda3 HB iniciam-se nos 30.874 euros da versão de entrada na gama, ascendendo aos 36.900 euros da versão com maior dotação de equipamento. No caso do Mazda3 CS o intervalo de preços encontra-se entre os 34.325 e os 36.770 euros3.

Esta mecânica pode ver-se complementada com transmissões manuais de 6 velocidades Skyactiv-MT (6MT) ou automáticas de 6 velocidades Skyactiv-Drive (6AT), numa gama que se alarga ainda a versões de tracção dianteira (FWD) ou com quatro rodas motrizes i-Activ (AWD)[4].

[1] SPCCI – Spark Controlled Compression Ignition no original.

[2] Mazda3 MY2018 com motor Skyactiv-G 2.0 sem desactivação de cilindros e Mazda M Hybrid.

[3] PVP sem despesas de transporte e legalização e sem pintura metalizada.

[4] Tracção à frente (FWD) disponível para o novo Mazda3 Hatchback (HB) e Sedan (CS); tracção integral (i-AWD) só no Mazda3 HB.

%d bloggers like this: