Notícias do Mundo Motorizado

Novo SUV C5 Aircross Hybrid: SUV em classe ë-confort

“É com imenso orgulho que desvendamos o novo SUV C5 Aircross Hybrid, o primeiro elemento na nossa estratégia de eletrificação. É um genuíno flagship tecnológico da Citroën, capaz de oferecer uma verdadeira versatilidade de utilização: propulsão elétrica no dia-a-dia e propulsão térmica sempre que necessário, a receita do máximo conforto para todos. “ Linda Jackson, Diretora Geral da Citroën

A RAMPA DE LANÇAMENTO DA OFENSIVA ELÉTRICA DA CITROËN

O novo SUV C5 Aircross Hybrid é o primeiro elemento da ofensiva de eletrificação da Citroën, com o objetivo de dispor de uma oferta 100% eletrificada em toda a sua gama até 2025. Com efeito, 2020 marcará, para a Citroën, a transição para uma gama alargada que, além de contar com motores térmicos de elevado desempenho, será enriquecida com propostas 100% elétricas e versões híbridas plug-in. A partir do novo SUV C5 Aircross Hybrid, todos os novos modelos lançados pela Marca terão uma oferta eletrificada, refletindo o empenho da Citroën numa transição energética responsável que visa disponibilizar ao maior número possível de pessoas, no mercado generalista, modelos inspirados nas utilizações dos clientes, em todos os segmentos e em todos os mercados.

A MÁXIMA EXPERIÊNCIA DE CONFORTO ACESSÍVEL AO MAIOR NÚMERO DE PESSOAS

Toda a atratividade de um SUV com um carácter único, moderno e high-tech, que representa uma nova etapa no programa Citroën Advanced Comfort® com esta versão híbrida plug-in:

  • POLIVALÊNCIA DE UTILIZAÇÃO

Assumindo-se como o topo de gama da Citroën, o novo SUV C5 Aircross Hybrid oferece uma experiência de mobilidade alargada para uma utilização muito versátil: o prazer de conduzir no modo elétrico adaptado às deslocações diárias, sem preocupações graças aos 50 kmi de autonomia (Ciclo WLTP), e com acesso facilitado a zonas urbanas com restrições, associado à liberdade de condução em modo térmico, nas viagens mais longas.

  • VIAJAR EM CLASSE Ë-CONFORT
    • Capaz de se deslocar em silêncio e sem vibrações nos trajetos quotidianos, o novo SUV C5 Aircross Hybridoferece um excecional conforto a bordo, reforçado pelo isolamento proporcionado pelos vidros dianteiros com laminação acústica, as suspensões com Batente Hidráulico Progressivo® e os bancos Advanced Comfort, recreando, assim, o efeito de tapete voador típico dos Citroën do passado.
    • Comodidade e fluidez da condução elétrica com um binário generoso de 320 Nm, instantaneamente disponível, e uma linearidade de aceleração, graças à caixa automática eletrificada ë-EAT8. Com uma potência combinada de 225 cv (motor a gasolina de 180 cv e motor elétrico de 80 kW), o SUV C5 Aircross Hybrid oferece um desempenho dinâmico assinalável para um elevado prazer de condução.
      • Na sua versão híbrida plug-in, o SUV C5 Aircross mantém o estatuto Best in Class em matéria de modularidade graças a uma engenhosa colocação da bateria de alta tensão sob os bancos traseiros: 3 bancos traseiros individuais com a mesma largura, deslizantes, escamoteáveis e reclináveis, bem como volume de bagageira que varia entre os 460 L e os 600 L, um recorde na categoria dos SUV híbridos plug-in do segmento C.
  • Simples e acolhedor, o novo SUV C5 Aircross Hybrid é um híbrido plug-in pensado para facilitar o dia-a-dia: recarga rápida simplificada e programável, interfaces intuitivas e didáticas e ecossistema de serviços conectados dedicados, proporcionam sempre maior serenidade e informação.
  • NO CORAÇÃO DO MERCADO

O novo SUV C5 Aircross Hybrid insere-se na filosofia Citroën de oferecer propostas adaptadas aos tipos de utilização dos clientes, no coração do mercado.

01. NOVO SUV C5 AIRCROSS HYBRID, A RAMPA DE LANÇAMENTO DA OFENSIVA ELÉTRICA DA CITROËN

  • UMA OFERTA DE MOBILIDADE ELETRIFICADA NO CORAÇÃO DA GAMA, INSPIRIDA NA UTILIZAÇÃO DOS CLIENTES

Como marca generalista, a Citroën pretende disponibilizar uma oferta adaptada ao tipo de utilização de cada um e assumir um papel protagonista na transição energética, alargando a gama de veículos LEV (Low Emission Vehicle) a todos os segmentos e a todos os mercados, junto do maior público possível. Atualmente, a Citroën oferece uma gama elétrica que cobre necessidades direcionadas para usos específicos: Berlingo Electric, para todos os que necessitam de se deslocar ou entregar mercadorias em áreas urbanas e periféricas, C-Zero, que oferece facilidade de manobra e agilidade em cidade, e o E-MEHARI, que permite a 4 pessoas rolarem de cabelos ao vento, numa clara alusão ao icónico modelo Méhari. Com o novo SUV C5 Aircross Hybrid, a Citroën inicia a transição para uma gama alargada que se expandirá rapidamente com ofertas 100% elétricas ou híbridas plug-in, em complemento de motores térmicos de elevado rendimento e baixos consumos.

O novo SUV C5 Aircross Hybrid é o primeiro modelo híbrido plug-in da Citroën no âmbito da Core Model Strategy, que determina que, até 2023, 80% da gama disporá de uma oferta eletrificada, passando para 100% da gama em 2025. Assim, a partir do SUV C5 Aircross, todos os novos modelos lançados pela Marca terão uma oferta eletrificada, sinal do empenho da Citroën numa transição energética responsável.

O novo SUV C5 Aircross Hybrid representa uma proposta muito versátil, para os clientes que aspiram beneficiar do melhor das duas energias: todas as vantagens do modo 100% elétrico ZEV (Zero Emission Vehicle) nas deslocações diárias em cidade, e o motor térmico para as viagens mais longas. Com esta oferta de mobilidade eletrificada alargada, a Citroën corresponde às expectativas dos clientes que procuram uma mobilidade virtuosa, especialmente durante a semana, nos seus trajetos diários, mas sem abdicar de viagens mais longas. Esta proposta híbrida plug-in satisfaz as expectativas de particulares e empresas, que partilham da mesma necessidade de obter custos de utilização controlados.

02. UM SUV ENÉRGICO DE CARÁCTER ÚNICO

  • PERSONALIZAÇÃO ESPECÍFICA PARA A VERSÃO HÍBRIDA

À semelhança da versão térmica, o SUV C5 Aircross Hybrid tem um carácter forte e ousado. Robusto e protetor, tipicamente SUV, dispõe de uma ampla oferta de personalização, com detalhes especificamente concebidos para valorizar o modo de condução híbrida.

  • Um Pack Color, Blue Anodizado, que simboliza o conceito híbrido plug-in. Este novo Pack Color com inserções coloridas nos Airbump® nas portas dianteiras e na área inferior do para-choques frontal, permite aos clientes, que assim o desejarem, mostrar a sua diferença. Este pack junta-se aos Packs Color existentes – Silver Anodizado, White Anodizado e Red Deep Anodizado – já disponíveis no SUV C5 Aircross, independentemente da motorização. Deste modo, o número de combinações exteriores possíveis passa a ser de 39, para que cada um escolha o seu automóvel à sua imagem.
  • Um logótipo “ybridno portão traseiro e um logo “” em Blue Anodizado, nos guarda-lamas dianteiros (na mesma cor), identificam exteriormente a versão híbrida plug-in. Este logotipo original tem um triplo significado: o “h” da palavra “híbrido”, o modo elétrico plug-in, graças ao seu desenho semelhante a uma tomada elétrica, e os tremas da Citroën.
  • Uma tomada de recarga no lado esquerdo da carroçaria, simétrica ao bocal de combustível posicionado no lado direito, é facilmente acessível para as operações de recarregamento.

O habitáculo claro e acolhedor do novo SUV C5 Aircross Hybrid mantém as caraterísticas de conforto, bem-estar e acolhimento das versões térmicas, oferecendo, contudo, alguns detalhes específicos.

  • O retrovisor interior electrocromático é específico, sem moldura, e reforça o aspeto tecnológico do modo híbrido plug-in. Está equipado com um indicador de funcionamento em modo 100% elétrico. Por exemplo, quando o veículo se desloca em modo Elétrico (ZEV), uma luz indicadora azul é apresentada no espelho central, claramente visível do lado de fora, permitindo ser visto no trânsito como um veículo que se desloca em modo ZEV. Esta especificidade permite, por exemplo, aos condutores do novo SUV C5 Aircross Hybrid o acesso fácil às zonas com restrições de trânsito nos centros urbanos.
  • A consola central incorpora um seletor de modo do lado direito da alavanca de transmissão automática, oferecendo ao condutor a possibilidade de optar entre vários modos de tração pela ação combinada ou dissociada das energias térmica e elétrica: o modo Electric (ZEV) valoriza o silêncio e a fluidez, o modo Hybrid privilegia a versatilidade e a eficiência, e o modo Sport favorece a dinâmica. Por defeito, a gestão entre o motor elétrico e o motor térmico é feita automaticamente, dependendo do nível de carga da bateria e das solicitações do condutor.
  • O painel de instrumentos digital de 12,3’’e o touchscreen de 8’’ com ecrã capacitivo, apresentam novos grafismos, reforçando o visual exclusivo desta versão híbrida plug-in. Estes gráficos exibem, em tempo real e de forma bastante clara, o modo de funcionamento do veículo.

03. MÁXIMA EXPERIÊNCIA DE CONFORTO

  1. POLIVALÊNCIA DE UTILIZAÇÃO: UMA mobiliDADE ALARGADA PARA CONDUZIR COM TODA A SERENIDADE, EM MODO ELÉtriCO NO DIA-A-DIA OU EM MODO tÉrmiCO SE NECESSÁRIO

O novo SUV C5 Aircross Hybrid apresenta uma oferta adequada a todos os tipos de utilização, do quotidiano ao inesperado, sem restrições e em total liberdade. Esta hibridização propicia o prazer de arrancar e rolar em silêncio, sem emitir um único grama de CO2, com a possibilidade de percorrer 50 km[1] em modo ZEV, uma autonomia em modo elétrico adaptada à maioria das deslocações diárias dos utilizadores, até 135 km/h. É, portanto, possível passar uma semana inteira sem recorrer ao motor térmico duranta as deslocações habituais, recarregando o veículo de acordo com as necessidades, em casa, no trabalho ou num posto de carregamento público.

Além do prazer de conduzir diariamente em modo elétrico, sem emissões de CO2 e com significativas reduções nos custos de utilização, o modo 100% elétrico facilita o acesso a áreas restritas das cidades.

Uma função específica na interface de controlo do ecrã tátil, ë-Save, permite ao condutor antecipar as suas deslocações e estabelecer uma reserva de energia elétrica (10 km, 20 km ou bateria cheia) para utilizar quando quiser durante o trajeto, principalmente antes de atravessar uma zona urbana, seja ao longo do caminho ou no final do percurso. Desse modo, os clientes podem beneficiar do melhor que ambas as energias têm para oferecer.

Reforçando a sensação real de total serenidade, a bateria está coberta por uma garantia de 8 anos ou 160.000 km para 70% da sua capacidade de carga.

  • O EXPOENTE DAS VIAGENS EM CLASSE ë-CONFORT E DO PROGRAMA CITROËN ADVANCED COMFORT®
  • MOBILIDADE ELÉTRICA TECNOLÓGICA E MODERNA

A Citroën e o conforto andam de mãos dadas há 100 anos. A conceção do SUV C5 Aircross foi orientada pelo programa Citroën Advanced Comfort®, reforçando, durante as fases de desenvolvimento, todos os componentes de conforto. O novo SUV C5 Aircross Hybrid vai ainda mais longe, ao oferecer uma mobilidade elétrica tecnológica e moderna ao serviço do conforto e versatilidade de utilização: a mobilidade em classe ë-Confort. Este conceito permite conduzir diariamente em modo 100% elétrico, perfeitamente isolado da estrada e do mundo exterior, em total tranquilidade como em um casulo: todas as interferências externas são filtradas. O silêncio de funcionamento, a fluidez do movimento do veículo, o prazer de condução, a suavidade da suspensão, a comodidade dos bancos Advanced Comfort, a ausência de vibrações a bordo, a ergonomia e a facilidade de utilização das interfaces e serviços dedicados, tudo ajuda a melhorar o conforto a bordo para todos os ocupantes.

O ë-Confort garante que é possível conduzir diariamente em modo elétrico com:

  • Zero emissões de CO2, para atender aos requisitos de consciencialização ambiental e ecológica dos clientes,
  • Zero ruído e zero odor, para garantir um conforto sonoro e olfativo otimizado no modo elétrico em cidade,
  • Zero vibrações, zero solavancos, zero passagens de caixa, para a fluidez da condução,
  • Um binário imediatamente disponível para sensações de condução estimulantes,
  • Serviços programáveis remotamente para a serenidade no dia-a-dia.

Para assinalar que o veículo se desloca em modo elétrico e em respeito pela regulamentação em vigor, o novo SUV C5 Aircross Hybrid está equipado com um sistema de sonorização específica ZEV, entre 0 e 30 km/h, uma assinatura sonora do funcionamento 100% elétrico, que permite aos peões ouvir o veículo que circula nas suas proximidades, destacando, simultaneamente, o seu cunho tecnológico e moderno. Para preservar o conforto acústico a bordo, este som é inaudível no interior deste Silent Urban Vehicle.

  • UMA mobiliDADE QUE REFORÇA TODAS As VAnTAGeNs De confortO DO SUV C5 Aircross

O novo SUV C5 Aircross Hybrid combina o ë-Confort com todas as qualidades de conforto das versões térmicas. No modo ZEV, nas situações de condução geralmente mais exigentes em cidade ou em viagens curtas, o conforto acústico é acrescido, sem quaisquer vibrações a perturbar a tranquilidade a bordo. Graças aos vidros dianteiros com laminação acústica montados de série no SUV C5 Aircross Hybrid, o efeito de casulo é significativamente aumentado e os passageiros seguem confortavelmente instalados, isolados dos ruídos e vibrações exteriores.

Com suspensões de Batente Hidráulico Progressivo®, o novo SUV C5 Aircross Hybrid ultrapassa os obstáculos, buracos, fendas, lombas limitadoras de velocidades e outras irregularidades do pavimento, com natural tranquilidade: um tapete voador silencioso e dinâmico. Os batentes hidráulicos proporcionam uma melhor absorção dos impactos sofridos pelas suspensões. Introduzidos, testados e comprovados em provas de rally-raid pelos bem-sucedidos ZX, vencedores do Paris-Dakar em 1994, estes batentes são hoje utilizados no C3 WRC. Apoiando-se na sua experiência e savoir-faire dos seus engenheiros, a Citroën desenvolveu esta tecnologia de suspensão cujo objetivo é melhorar a qualidade da filtragem do piso, tipicamente Citroën, tão apreciada pelos clientes da marca. No desenvolvimento das suspensões de Batente Hidráulico Progressivo® foram registadas 20 patentes.

Específico desta versão híbrida, o SUV C5 Aircross Hybrid está equipado com um eixo traseiro multibraços que garante um comportamento eficaz e seguro, assegurando um equilíbrio imperturbável, quaisquer que sejam as condições exteriores.

A sensação de conforto a bordo passa também pelos bancos. Instalados nos bancos Advanced Comfort, os passageiros desfrutam de um conforto fora do comum, uma assinatura dos habitáculos Citroën:

  • Conforto visual graças ao acolchoamento visível logo ao primeiro olhar,
  • Conforto acolhedor por via da espuma macia com 15 mm, percetível desde o primeiro contacto com o banco,
  • Conforto dinâmico com espuma estruturada e espessa na superfície, combinada com uma espuma de alta densidade no centro dos assentos, proporcionando suavidade, apoio e conforto ao longo de toda a viagem,
  • Conforto postural devido à largura dos assentos e das costas, com um bom suporte do corpo, e às múltiplas regulações dos bancos.

No interior, o novo SUV C5 Aircross Hybrid oferece todas as vantagens de habitabilidade e modularidade do SUV C5 Aircross. Os bancos traseiros individuais, todos com a mesma largura, deslizantes, reclináveis e escamoteáveis, continuam a ser uma das características específicas do SUV C5 Aircross no seu segmento. A sua modularidade excecional não sofre alterações e o volume da sua bagageira mantém-se como Best in Class, graças à colocação da bateria sob o habitáculo: com um volume que varia entre 460 L e 600 L, dependendo da posição dos bancos, a bagageira do novo SUV C5 Aircross Hybrid é a mais volumosa do segmento dos C-SUV híbridos e uma das melhores do segmento como um todo, independentemente do tipo de motorização. O piso da bagageira possui uma articulação que permite guardar facilmente os equipamentos necessários para recarregar o veículo. Mesmo com os bancos traseiros rebatidos, a bagageira oferece um piso plano, disponibilizando um comprimento de carga de 1,90 m, exatamente igual ao das versões térmicas. Esta síntese engenhosa permite-lhe ser o SUV híbrido mais confortável e modular do seu segmento.

Moderno e high-tech, o novo SUV C5 Aircross Hybrid integra, ainda, uma vasta gama de 20 tecnologias de ajuda à condução, ao serviço do conforto a bordo e da segurança em andamento, tornando a condução mais fácil, quaisquer que sejam as condições exteriores. Destaque para o Highway Driver Assist, um dispositivo de condução autónoma de nível 2 especificamente adaptado para engarrafamentos urbanos e em vias rápidas, que permite delegar parcialmente a condução, exigindo apenas ao condutor que mantenha a sua concentração na estrada.

  • A FLUIDEZ DA CONDUÇÃO ELÉTRICA

O SUV C5 Aircross Hybrid beneficia de um motor económico na utilização e notável em termos de eficiência, com emissões de CO2 de 39 g/kmi (ciclo WLTP). Este motor é, também, particularmente eficiente e enérgico, quaisquer que sejam as circunstâncias, com a combinação de um motor térmico PureTech 180 cv, que respeita as mais recentes normas de controlo de emissões Euro 6, e um motor elétrico de 80 kW, este colocado entre o motor térmico e a caixa de velocidades ë-EAT8 eletrificada. A bateria do motor elétrico, de 13,2 kWh, é do tipo Alta Tensão 200 Volts Li-Ion. No modo Hybrid, os dois motores conjugam forças para oferecer uma potência combinada de 225 cv, transmitida às rodas dianteiras, consumos contidos e um maior prazer de condução. O binário de 320 Nm está disponível instantaneamente. O motor térmico está equipado com um sistema combinado alternador-motor de arranque que garante suavidade e rapidez nas ações stop/start do motor térmico.

A caixa automática eletrificada ë-EAT8, rápida e eficiente, é uma evolução da transmissão EAT8com otimização das passagens de caixa graças a uma embraiagem multidisco em banho de óleo, aumentando ainda mais a fluidez e o prazer de condução com disponibilização imediata dos 320 Nm de binário.

A caixa ë-EAT8 possui uma função “Brake” que intensifica a desaceleração do veículo sem que se pressione o pedal dos travões, aumentando, assim, a autonomia em modo ZEV. Este sistema permite a recuperação da energia disponível durante as fases de travagem e desaceleração. Esta ação permite recarregar parcialmente a bateria e aumentar a autonomia elétrica.

  • tempO de cargA otimiZADO simplifica o processo de reCargA

O tempo de carregamento é otimizado: numa tomada doméstica convencional, a bateria recarrega durante a noite, podendo demorar entre 4 h (tomada de 14 A do tipo Green’up™ da Legrand) e 7h (tomada standard). Numa Wall Box de 32 A, que pode ser alugada ou adquirida, com o carregador opcional de 7,4 kW, a recarga da bateria é acelerada e é efetuada em menos de 2 horas.

A recarga é simplificada e pode ser programada ou diferida para poder, por exemplo, beneficiar das tarifas vantajosas (horários de menor consumo). Esta programação é acessível no ecrã tátil de bordo ou na aplicação My Citroën. A recarga é simples graças à ergonomia melhorada da tampa e dos cabos de carregamento alojados sob o piso articulado da bagageira. A tampa de recarga incorpora um código de cores para acompanhar visualmente todo o processo de carregamento, também consultável na aplicação My Citroën.

  • interfaces intuitivAs prOPORCIONAM MAIOR confortO dE espÍritO

Com o lançamento da motorização híbrida plug-in, a Citroën acompanha o condutor com interfaces claras e intuitivas, fáceis de ler, entender e utilizar. O objetivo é reforçar a ligação entre o condutor e o seu veículo, intensificar a modernidade da cadeia de tração e simplificar todas as interações e ações do dia-a-dia.

O condutor dispõe de um modo de apresentação específico dedicado no painel de instrumentos digital de 12,3’’, ecrã onde pode visualizar os diversos elementos relacionados com a hibridização: medidor de potência, indicadores de energia elétrica e de gasolina, autonomias em modo elétrico e em modo gasolina e o diagrama dos fluxos de energia. Quando o veículo está a carregar, o painel de instrumentos apresenta o tempo de carregamento restante para se alcançar uma carga completa (em horas e minutos), a autonomia elétrica recuperada (em quilómetros), a taxa de carga da bateria recuperada (em percentagem) e a velocidade de carregamento da bateria (em km/h).

Além disso, o novo SUV C5 Aircross Hybrid dispõe de páginas específicas no ecrã tátil para a gestão das configurações de hibridização, diretamente acessíveis apenas com um toque no ecrã tátil. Nestas páginas são apresentados os fluxos de energia que ilustram o estado de funcionamento do sistema híbrido, as estatísticas de consumo elétrico e de combustível, o acesso à função “ë-Save” e as definições do carregamento diferido da bateria.

  • serviÇOs coneTADOs dEdiCADOs QUE simplifiCAM O quotidiAnO

Os serviços dedicados conectados do novo SUV C5 Aircross Hybrid permitem desfrutar deste conforto sem limites, de forma fluida e constante para viagens tranquilas e simplificadas. Estes serviços oferecem uma verdadeira continuidade entre o mundo digital do cliente e o seu veículo. Abrangendo todo o ecossistema da eletrificação, estes serviços tornam a utilização do veículo mais simples e serena.

  • Citroën Connect Box: este serviço oferece assistência no dia-a-dia, com chamadas para serviços de emergência (chamadas SOS), bem como o sistema de comando à distância ë-remote control, que permite controlar remotamente o veículo, graças à aplicação My Citroën (abertura/fecho das portas à distância, programação do carregamento e pré-condicionamento térmico para otimizar a faixa elétrica, consulta da capacidade da bateria e autonomia de combustível, quilometragem, ou, ainda, a localização do veículo).
  • Citroën Connect Nav: a navegação conectada Citroën Connect Nav, que apresenta informações de trânsito em tempo real e zonas de perigo, é especialmente enriquecida com informações relacionadas com a eletrificação do veículo, incluindo POI (pontos de interesse) das zonas de carregamento elétrico em complemento dos postos de abastecimento de combustível e uma representação do raio de ação em função do nível de carga da bateria, a fim de gerir melhor a autonomia do veículo em modo 100% elétrico ou em modo híbrido.
  • Mirror Screen: este serviço oferece uma conectividade alargada a bordo, com protocolos de compatibilidade Apple Carplay e Android Auto, para aceder facilmente, a partir do ecrã tátil do veículo a todas as aplicações compatíveis do smartphone.


CARATERÍSTICAS TÉCNICAS:

– Híbrido 225 cv ë-EAT8

– Motor térmico: PureTech 180 S&S Euro 6180 cv (132 kW)

– Motor elétrico: 110 cv (80 kW) alojado entre o motor térmico e a caixa de velocidades

– Potência acumulada : 225 cv (165 kW)

– Bateria: Alta Tensão 200 V Li-Ion (iões de lítio) de 13,2 kWh

– Transmissão 4×2 às rodas dianteiras

– Binário do motor elétrico: 320 Nm

– Caixa automática eletrificada ë-EAT8

– Autonomia em ZEV : 50 km[2] (funcional até 135 km/h) – ciclo WLTP

– Emissões de CO2: 39 g/km3 – ciclo WLTP

– Consumo misto: 1,7 L/100 km3 – ciclo WLTP

– Tempos de carga:

       – Menos de 2h num Wall Box 32A, com carregador opcional 7,4 kW

       – 4h numa tomada 14A do tipo Green’up™ Legrand, com carregador da série 3,7 kW

       – 7h numa tomada doméstica normal 8A, com carregador 3,7 kW


[1] Dados estimados, comunicados a título indicativo e sob reserva da homologação WLTP em curso

[2] Dados estimados, comunicados a título indicativo e sob reserva da homologação WLTP em curso

%d bloggers like this: