| | | | | | | | |   

Novo Ford Mustang Mach-E 100% Elétrico

20 November , 2019
Novo Ford Mustang Mach-E 100% Elétrico Representa Potência, Estilo e Liberdade Para Toda Uma Nova Geração

Pela primeira vez em 55 anos, a Ford expande a gama Mustang, trazendo o famoso pony-car para uma era eléctrica através do Mustang Mach-E, um SUV totalmente novo e totalmente eléctrico, concebido segundo os mesmos ideais de espírito livre que inspiraram o coupé desportivo mais vendido do mundo.

Representando liberdade, evolução, rápidas performance e um toque de rebeldia, o Mustang está agora pronto para redefinir essas ideais rumo a um potente futuro eléctrico, com espaço para as necessidades crescentes dos clientes e integrando avançadas actualizações over-the-air que melhoram o veículo em contínuo.

“Aquando do primeiro Salão Automóvel de Detroit, Henry Ford disse que estava a trabalhar em algo que iria cair como um potente relâmpago”, afirmou Bill Ford, Chairman Executivo da Ford Motor Company. “Falava, então, do Model T. Hoje, a Ford Motor Company tem o orgulho de desvendar um automóvel que surge, de novo, como um potente relâmpago: o novo e 100% eléctrico Mustang Mach-E. É rápido, é divertido, representa liberdade e destina-se a toda uma nova geração de proprietários Mustang.”

A Ford deu vida ao Mustang Mach-E através de um processo de desenvolvimento concentrado inteiramente nas necessidades e desejos dos clientes. O resultado traduz-se num SUV elegante e bonito, espirituoso e fácil de conduzir, integrando a mais geração da tecnologia de veículos conectados, que vai tornando o Mustang Mach-E cada vez melhor ao longo do tempo.

Quando chegar ao mercado no final de 2020, o Mustang Mach-E estará disponível com opções de bateria standard e com extensor de autonomia, em versões de tracção traseira ou integral, alimentado por motores de ímanes permanentes. Equipado com uma bateria com extensor de autonomia e tracção traseira, o Mustang Mach E terá uma autonomia máxima 100% eléctrica de 600 km, segundo a regulamentação WLTP (Worldwide Harmonized Light Vehicles Test Procedure) 1. Com tracção integral e extensor de autonomia, o Mustang Mach-E deverá alcançar os 337 cv (248 kW) de potência e 565 Nm de binário 2.

A Ford também irá disponibilizar uma versão especial de elevada performance: o Mustang Mach-E GT, proposta que deverá acelerar dos 0 aos 100 km/h em menos de 5 segundos 2, tendo uma potência estimada de 465 cv (342 kW) e 830 Nm de binário 2.

“O Mustang Mach-E é um dos modelos mais emocionantes que a Ford já apresentou”, afirmou Stuart Rowley, Presidente da Ford Europa. “Concebido de raiz, este modelo totalmente eléctrico é único, mas inequivocamente um Mustang, chegando os clientes da Europa no momento exacto.”

Uma performance dá todo um novo significado à palavra “electrificação”

O Mustang Mach-E integra 3 modos de condução exclusivos – Whisper, Engage e Unbridled – cada um traduzindo uma dinâmica de condução específica, associados a uma experiência sensorial distinta. Destacam-se uma capacidade de resposta personalizada, controlos de direcção mais desportivos, iluminação ambiente, sonoridade ajustada a uma autêntica experiência 100% eléctrica, e animações dinâmicas no cluster de instrumentação, ligadas ao tipo de condução empregue.

Aquando do arranque, um novo sistema de tracção integral Mach-E 4 aplica o binário de forma independente nos eixos dianteiro e traseiro, proporcionando uma aceleração impressionante e uma melhoria da maneabilidade face á versão de tracção traseira. A Ford aprimorou este sistema de modo a fornecer uma excelente tracção na estrada, realizando testes rigorosos em terrenos molhados e com neve, ajudando a controlar o veículo nessas condições mais escorregadias.

“Queira-se realmente sentir a capacidade de performance ou, simplesmente, desfrutar de uma experiência tranquila que os veículos elétricos podem proporcionar, o Mustang Mach-E aproveita o poder da electrificação para criar uma experiência de condução única, mantendo toda a inconfundível sensação de liberdade do Mustang”, referiu Ted Cannis, Director da Linha de Produtos da Ford, Electrificação Global.

Para além de uma aceleração alucinante, o Mustang Mach-E estará equipado com novas pinças em alumínio Flexira, de elevada performance, da Brembo, as quais, sendo projectadas com as dimensões de uma pinça flutuante, mantêm toda a funcionalidade de uma pinça fixa. O Mustang Mach-E GT também está equipado com o sistema de amortecimento MagneRide®, uma tecnologia de suspensão adaptativa que permite que os condutores abracem a estrada, evoluindo numa viagem emocionante e confortável.

Tecnologia sem fios que se adapta facilmente ao seu estilo de vida

Fazendo a sua estreia no Mustang Mach-E, a nova geração do sistema de comunicação e entretenimento SYNC®, um interface elegante e moderno que recorre à autoaprendizagem da máquina na rápida apreensão das preferências dos condutores, evoluindo no processo ao longo do tempo, graças a avançadas actualizações over-the-air. O ecrã de 15,5 polegadas e o interface simples da nova geração SYNC abandonam os menus complicados, facilitando o acesso através de movimentos de toque e de deslize, com os quais os clientes já se sentem confortáveis na operação dos seus smartphones.

Com conectividade baseada na cloud e reconhecimento de voz conversacional, o sistema SYNC de última geração tem o dobro do poder de computação do anterior sistema SYNC 3, ajudando a tornar mais rápido e fácil o recurso à navegação, aos conteúdos musicais e a conectar um smartphone ao veículo.

O sistema também introduz compatibilidade sem fios com aplicativos Apple CarPlay, Android Auto e AppLink para smartphones e outros dispositivos móveis.

“A nova geração SYNC começa a adaptar-se ao utilizador de forma automática, assim que se começa a utilizar o sistema, rapidamente apreendendo as suas preferências e fazendo sugestões personalizadas”, refere Darren Palmer, Director Global da Ford, Veículos Eléctricos a Bateria. “O mesmo pode sugerir uma ida do ginásio, se registar que as segundas-feiras são dias de exercício físico, ou uma chamada para casa, se tal for uma rotina diária após um dia de trabalho. O resultado traduz-se num assistente e num interface conectado à ‘cloud’, que é intuitivo, agradável e preparado para o futuro, graças a actualizações rápidas, feitas ‘over-the-air’”.

Numa altura em que o SYNC de última geração evolui para melhor poder servir os clientes ao longo do tempo, a Ford equipou o Mustang Mach-E com a capacidade dessa melhoria se poder fazer continuamente, através de actualizações seguras over-the-air, capazes de melhorar a performance do veículo.

Um novo modo de observar – e experimentar – um Mustang

Recorrendo á nova arquitectura totalmente eléctrica da Ford, que integra as baterias dentro do fundo inferior do veículo, os engenheiros e designers da Ford conseguiram criar um modelo que, não só é fiel ao conceito Mustang, como também maximiza o espaço de um SUV para cinco passageiros e respectiva bagagem.

“Os avanços registados na tecnologia das baterias foram cruciais para alcançarmos um Mustang Mach-E espaçoso e prático, com uma silhueta bonita, imbuído de todo o prazer de condução que é crucial para os nossos clientes na Europa”, afirmou Ulrich Koesters, Diretor de Veículos Electrificados, da Ford Europa.

O Mustang Mach-E é imediatamente reconhecível como um Mustang fruto de elementos de assinatura, como o seu capot longo e pronunciado, o design da secção traseira, os faróis imponentes à frente e as luzes traseiras de tripla barra, uma marca registada. O design inteligente e a engenharia oferecem um espaço surpreendente ao nível do banco traseiro e um amplo espaço de carga.

O Mustang Mach-E integra uma outra surpresa debaixo do seu capot: uma unidade adicional de carga, drenável. Com 100 litros de capacidade, esta bagageira frontal é suficientemente ampla para acomodar o equivalente a uma mala de viagem de mão. E pelo facto de ser drenável, resulta num espaço adequado para guardar roupas desportivas molhadas ou enlameadas, botas de caminhada ou equipamentos de praia, após uma dessas aventuras.

No interior do Mustang Mach-E: Um mundo flutuante que o faz sentir leve e no comando

Para poder aproveitar, verdadeiramente, o espaço extra fornecido pela eletrificação, os designers da Ford trabalharam afincadamente com os clientes, de modo a compreender como aqueles prefeririam usar o interior dos seus veículos. Projectado com proporções de um SUV, de modo a acomodar confortavelmente cinco adultos, o Mustang Mach-E deixa muito espaço para os amigos, as crianças e respectiva bagagem.

Para além do espaço de arrumação à frente, a bagageira traseira conta com 402 litros de espaço de carga. Com os bancos traseiros rebatidos, o Mustang Mach-E alcança 1.420 litros de espaço de carga, valor mais do que suficiente para bagagem, equipamento de campismo ou qualquer outra coisa que se possa querer transportar de um lado para o outro3.

No interior e em todos os lugares, o Mustang Mach-E representa uma fusão de um design elegante e moderno, com uma funcionalidade inteligente. Um sistema Premium B&O Sound System disponível inclui altifalantes perfeitamente integrados na frente do habitáculo, flutuando logo acima das saídas da climatização como se tratasse de uma barra de som. Um apoio de braços flutuante, do tipo flip-up, permite armazenar malas ou pequenas bolsas. Elementos distintivos do design Mustang, como o painel de instrumentos duplo, completam o interior.

Até o tejadilho em vidro fixo, do tipo panorama, conta com um segredo: um revestimento especial, com protecção infravermelha, ajuda a arrefecer o interior no Verão e a torná-lo mais quente no Inverno. Adicionalmente, uma camada interna, interna ao vidro, ajuda a proteger dos raios ultravioleta.

Um nível equipamento First Edition, limitado em volume, estará disponível na variante de tracção integral com extensor de autonomia, com uma pintura exclusiva Grabber Blue Metallic, tejadilho em vidro, do tipo panorama, costuras dos bancos contrastantes e uma placa “First Edition” polida.

Por fim, entrar no veículo e arrancar com ele é fácil e sem esforço, graças à tecnologia “Phone As A Key” 4, que faz a sua estreia na gama da marca Ford no Mustang Mach-E. Recorrendo ao sistema Bluetooth, o veículo pode detectar os smartphones dos clientes, quando dele se aproximam, desbloqueando as portas do Mustang Mach-E e permitindo-lhes iniciar viagem sem que tenham necessidade de tirar os aparelhos dos bolsos ou usar um porta-chaves. Um código de backup pode ser inserido num teclado colocado no pilar B para desbloquear o veículo, e um outro código pode ser inserido no touchscreen central para iniciar e arrancar com o veículo, no caso do telefone não ter bateria.

Tecnologia de baterias mantém-no na estrada com soluções de carregamento fáceis

O Mustang Mach-E irá estar disponível numa variante standard (com uma bateria de iões de lítio de 75,7 kWh) e com extensor de autonomia (bateria de 98,8 kWh), cuja previsão de autonomia (WLTP) poderá alcançar os 600 km na variante de tracção traseira1.

Estas baterias avançadas integram um total de 288 células de iões de lítio na especificação standard, elevando-se a 376 células de iões de lítio na variante com extensor de autonomia. Projectada para ajudar a maximizar o espaço interior e contribuir para uma dinâmica de condução optimizada, fruto de um baixo centro de gravidade, a bateria está localizada no piso, entre os dois eixos do veículo, tendo sido testada sob temperaturas extremas, como por exemplo a 40 graus Celsius negativos. As baterias estão integradas no interior de um compartimento impermeável, cercado por proteções de absorção de impactos. A bateria recorre a um sistema avançado e activo líquido, de aquecimento e arrefecimento, para regulação das temperaturas, com vista a uma performance optimizada em condições meteorológicas extremas e também para melhorar os tempos de carregamento.

Como os proprietários de veículos elétricos fazem 80 por cento dos seus carregamentos em casa, a Ford propõe uma Ford Connected Wallbox, que garante até cinco vezes mais de potência de carregamento face a uma tomada doméstica típica, significando que os clientes podem alcançar uma autonomia média estimada de 62 km por cada hora de carga, para um Mustang Mach-E de tracção traseira, com extensor de automomia 5. O Cabo de Carregamento Caseiro Ford, de série com o veículo, pode adicionar uma autonomia média estimada de 14 km por cada hora de carga, usando-se uma tomada doméstica típica europeia 5.

O sistema de navegação conectado identificará os locais de carregamento público durante viagens, com actualizações regulares, e aconselhará os proprietários a carregarem o veículo nos pontos mais convenientes do percurso, de modo a evitar-lhes preocupações desnecessárias com a autonomia que ainda possam ter a determinada altura 5.

A Ford também retira a pressão inerente aos carregamentos caseiros ou em movimento, fornecendo várias soluções de carregamento em casa e dando aos clientes acesso à Rede de Carregamento FordPass. Em parceria com a NewMotion e usando a conectividade fornecida pelo modem integrado no sistema FordPass Connect, o aplicativo FordPass dará aos clientes acesso à maior rede da Europa e à que regista um mais rápido crescimento, composta por mais de 125.000 estações de carregamento público, situadas em 21 países. Os clientes poderão utilizar os pontos de carregamento distribuídos pelos diversos mercados, activando e pagando os serviços através de uma única conta, numa experiência de posse simplificada 4. Um Cabo de Carregamento Público Ford faz parte do equipamento do modelo.

A Ford é, também, membro fundador e accionista do consórcio IONITY, entidade que visa construir 400 estações de elevada potência em pontos-chave na Europa até ao final de 2020. Tal permitirá uma redução significativa nos tempos de carregamento para veículos totalmente elétricos, em comparação com os sistemas actualmente existentes, mostrando-se ideais para viagens de longa distância. Com um pico de potência de carregamento de 150 kW, o Mustang Mach-E, com extensor de autonomia e na variante de tracção traseira, poderá percorrer até 93 km após 10 minutos de carga numa estação DC de carregamento rápido 5. Estima-se que o Mustang Mach E standard carregará entre 10 a 80 por cento da sua carga em cerca de 38 minutos, numa estação DC de carregamento rápido 6.

“O Mustang Mach-E representa o início de uma nova era para a Ford e não poderíamos estar mais satisfeitos por levá-lo até aos nossos clientes na Europa”, disse Rowley. “Este veículo totalmente novo representa muito mais do que apenas uma condução em zero emissões: representa experiências em liberdade e sem stress, em total paz de espírito, para todos os proprietários de veículos elétricos.”


por:

Tags:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks