Notícias do Mundo Motorizado

Peugeot apresenta em Portugal o novo 208 Rally 4

O novo PEUGEOT 208 RALLY 4 é a mais recente proposta da PEUGEOT SPORT para o mundo dos ralis e está a ser apresentado no norte do nosso país, num evento exclusivo de 3 dias direcionada à comunicação social, pilotos e equipas de ralis, nacionais e estrangeiras.

Sucessor do 208 R2, best-seller e referência mundial na categoria de viaturas de 2 rodas motrizes e máquina por excelência das mais importantes copas de ralis de todo o mundo, incluindo as duas primeiras temporadas da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA (2018 e 2019), o PEUGEOT 208 RALLY 4 está, assim, pela primeira vez, a ser disponibilizado para um primeiro contacto, na região de Celorico de Basto, aos seus potenciais futuros utilizadores.

Integrado pela FIA na rebatizada categoria de “Rally 4” e uma vez homologado, o PEUGEOT 208 RALLY 4 tornar-se-á na nova arma dos competidores na próxima época da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA, estando a decorrer o seu processo de desenvolvimento, de modo a que a PEUGEOT SPORT possa disponibilizar, a partir do segundo trimestre de 2020, um carro de ralis fiável, acessível, eficiente e de performances renovadas, num exemplo único de experiência de condução dessa categoria.

Fiel ao seu desejo de fazer eclodir os futuros talentos da disciplina, as primeiras unidades do PEUGEOT 208 Rally 4 serão entregues, com prioridade, a equipas e pilotos das copas ibérica e francesa da PEUGEOT RALLY CUP em 2020.

Está a decorrer na região de Celorico de Basto, uma apresentação do novo PEUGEOT 208 RALLY 4, num evento que envolve cerca de 75 pessoas, entre jornalistas da área de desporto, pilotos e navegadores, entre outros, oriundos de Portugal, Espanha, França e Itália.

Estes estarão entre os primeiros países a terem acesso ao novo PEUGEOT 208 RALLY 4, viatura de 2 rodas motrizes que sucede ao atual 208 R2, um dos mais vendidos modelos de ralis de todos os tempos (e o best-seller da sua categoria), somando mais de 450 exemplares utilizados nas mais diferentes copas internacionais, incluindo as unidades usadas nas duas primeiras temporadas da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA (2018 e 2019).

O novo 208 RALLY 4 é uma viatura totalmente nova, desenvolvida com base no novo PEUGEOT 208 de produção e que aproveita as evoluções técnicas e estéticas do modelo de série. Beneficia das mais recentes evoluções técnicas, desenvolvidas pelos técnicos e engenheiros da PEUGEOT SPORT desde o início do verão de 2018, estando a ser alvo de um intenso programa de desenvolvimento, testado por pilotos experientes, em todo o tipo de superfícies e sob condições extremas.

No evento agora realizado a norte de Portugal estão duas dessas equipas, os espanhóis Efrén Llarena / Sara Fernández, pilotos oficiais da PEUGEOT RALLY ACADEMY que, em 2019, se sagraram Campeões da Europa de Ralis (categorias FIA ERC3 e FIA RC3 Junior), e Yohan Rossel / Benoît Fulcrand, os Campeões de França de Ralis de Asfalto 2019, título alcançado aos comandos de uma viatura da categoria “R5” de outra marca do Groupe PSA. Neste evento, os pilotos proporcionam aos convidados sessões de co-drive, dando-lhes a oportunidade de sentir as emoções da velocidade a partir da bacquet do navegador, enquanto os navegadores tentam refrear os ímpetos daqueles que, pelo contrário, querem assumir o volante e as reações do novo PEUGEOT 208 RALLY 4 ao longo dos cerca de 2 km do troço em asfalto, desenhado no ponto mais elevado do concelho de Celorico de Basto.

Entre o grupo de convidados contam-se vários pilotos de diferentes copas europeias, incluindo alguns dos que, ao longo dos dois últimos anos, deram corpo à PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA, iniciativa coorganizada pela PEUGEOT Portugal e pela PEUGEOT Espanha, cuja logística é assegurada pelos profissionais da Sports & You.

Novo 208 Rally 4 com estreia muito promissora

O PEUGEOT 208 RALLY 4 fez a sua estreia competitiva no passado Rallye Comunidad de Madrid, prova realizada nos arredores da capital espanhola nos passados dias 22 e 23 de novembro, tendo, de imediato, demonstrado um andamento impressionante e uma enorme fiabilidade.

Inscrito sob as cores PEUGEOT RALLY ACADEMY e com uma autorização especial da FIA, dado que o seu processo de homologação ainda está a decorrer, teve ao seu volante o piloto espanhol Efren Llarena, navegado por Sara Fernández, os recém-coroados Campeões da Europa de Ralis, dupla que registou, invariavelmente, os melhores tempos da categoria “R2” em que se inseria, na grande maioria dos troços disputados. Caso a sua prestação fosse validada, o novo 208 Rally 4 venceria a categoria, com um avanço significativo sobre o 2º melhor “R2”, e terminaria o rali no 11º lugar da geral. Nesse mesmo fim de semana, o 208 RALLY 4 também esteve exposto no âmbito do Rali du Var, última prova do Campeonato de França FFSA de Ralis de Asfalto.

O novo PEUGEOT 208 RALLY 4 em resumo

O novo PEUGEOT 208 RALLY 4 quer tornar-se um digno herdeiro do 208 R2, modelo que, com mais de 450 exemplares vendidos, é o best-seller entre as viaturas da categoria de 2 rodas motrizes e o carro de ralis mais popular alguma vez comercializado pela PEUGEOT SPORT. Para tal, o caderno de encargos entregue aos engenheiros era claro: produzir um carro eficiente, fiável e que gerasse um enorme prazer de condução. A vasta experiência dos técnicos da PEUGEOT SPORT e as numerosas sessões de desenvolvimento realizadas em todo o tipo de terrenos e sob todas as condições, por vezes extremas, respondem na perfeição ao projeto inicial.

A máquina conta com um novo motor de 3 cilindros turbo comprimido, de 1,2 litros, usando a mais recente tecnologia PureTech. Tem como base um motor de série com um desempenho particularmente elevado, entretanto adaptado para a competição pelos engenheiros da PEUGEOT SPORT – um bloco que terá 208 cavalos – e recorre a um turbo de maiores dimensões, uma gestão eletrónica de competição com assinatura da Magneti Marelli e uma caixa de velocidades SADEV. O conjunto está implantado na nova plataforma CMP (base partilhada pelos veículos do segmento B do Groupe PSA) que se destaca pelo seu peso reduzido e por uma dinâmica melhorada, de modo a garantir performances desportivas ainda mais significativas.

Tendo em conta um programa de homologação que se prolongará até ao final de março de 2020, junto das respetivas instâncias da FIA, as pré-encomendas do novo PEUGEOT 208 RALLY 4 serão abertas no início de janeiro de 2020, através dos serviços comerciais da PEUGEOT SPORT, num modelo que será proposto por € 66.000,00 (antes de impostos).

%d bloggers like this: