Notícias do Mundo Motorizado

História, gastronomia e enoturismo a fechar o ano

Realizou-se no passado Sábado, 7 de Dezembro, o mais recente passeio do Club MX-5 Portugal. Sob o título “Com Sabor a Mar”, este 5º e último encontro do presente ano iniciou-se em Alcobaça, rumou a Peniche e terminou em Torres Vedras, acumulando-se mais alguns quilómetros de estrada, de paisagens e de conhecimentos no pecúlio dos participantes.

Foram, desta feita, mais de 50 os Mazda MX-5 que se concentraram no Real Abadia Congress & SPA Hotel, em Alcobaça, unidade hoteleira com arquitetura, decoração e design inspirado na tranquilidade, luminosidade e criatividade dos Monges da Ordem de Cister. Serviu de início a um primeiro e curto percurso (3 km) até ao Mosteiro de Alcobaça, a primeira obra plenamente gótica erguida em solo português. A construção do majestoso edifício, hoje com o rótulo de “Património Mundial da UNESCO” iniciou-se em 1178, vindo os monges a ser obrigados a abandoná-lo em 1834, na sequência da supressão de todas as ordens religiosas de Portugal, no governo da regência de D. Pedro, Duque de Bragança.

Regressados da visita guiada aos seus roadsters, de diferentes gerações e cores, cumpriram-se, depois, pouco menos de 80 km até ao TM Seafood House, em Peniche, espaço onde foi servido um almoço naturalmente composto de peixe e marisco, especialidades daquela região pesqueira, e onde se trocaram as primeiras impressões deste e de outros encontros passados, ou não fossem alguns dos presentes assíduos nos diferentes passeios do Club MX-5 Portugal.

O grupo abraçaria, depois os 65 km finais de um percurso entrecortado por uma paragem na Praça-Forte de Peniche, monumento nacional do tempo da Restauração da Independência e cujas obras se concluíram por volta de 1645, local que cada um pôde visitar livremente. O passeio terminaria na AdegaMãe, em Ventosa, Torres Vedras, espaço vitivinícola e de enoturismo, com uma visita e uma prova de vinhos. Nascido de uma paixão antiga do Grupo Riberalves, este projecto arquitectónico moderno e inovador inspira-se na paisagem em redor, no ondular continuo das colinas. Tem, por isso, uma vista privilegiada, que pôde ser bem aproveitada pelos convivas, nesse dia em que o sol acompanhou a caravana, embora limitado pelas baixas temperaturas registadas, nomeadamente ao final da tarde. No final do mesmo foi anunciado que o próximo encontro – o primeiro passeio de 2020 – terá lugar a 15 de Fevereiro no Algarve.

Informações sobre este e outros eventos do Club MX-5 Portugal – datas, locais e respectivos conteúdos – podem ser consultados no portal www.clubmx-5.com e ainda através da página de Facebook dedicada (nota: Grupo Fechado). A organização pode ser contactada através do email [email protected] ou pelo telefone (+351) 218 258 625.

%d bloggers like this: