Notícias do Mundo Motorizado

Única: a BMW X7 Pick-up não será produzida!

A partir de uma das unidades de pré-produção do X7, um grupo de estagiários da BMW construíu esta pick-up única. Mas a BMW X7 Pick-up não será produzida!

Não haverá outra! Apenas foi construída a unidade que mostramos aqui. E embora bastante apelativa, a BMW X7 Pick-up não passa de um exercício de estilo! Foi criada por um grupo de estagiários da BMW, que trabalharam quase um ano neste projecto. E receberam uma nota excelente!

O desafio confiado a um grupo de alunos do programa de treino vocacional da BMW foi criarem um veículo que ainda não existisse na gama da marca. Trabalhando em estreita colaboração com a divisão de “concep-cars” da BMW, os jovens estagiários imaginaram uma pick-up única. E criaram a BMW X7 Pick-up!

A base de trabalho foi uma das unidades de pré-produção do X7. E um carro que estava destinado a ser destruído, como é normal nestas unidades construídas para ensaio, ganhou novo uso. Basicamente, foi cortada a secção posterior, da terceira fila de bancos. no seu lugar foi aberta uma caixa com dois metros de comprimento.

Madeira de teca na caixa da BMW X7 Pick-up

BMW X7 Pick-up com caixa aberta
A supressão da terceira fila de bancos permitiu criar uma ampla caixa de carga aberta. A BMW X7 Pick-up emprega madeira de teca no revestimento da traseira

A BMW X7 Pick-up nasce a partir de um X7 x-Drive40i. Esta é a versão de tracção integral e motor de 3,0 litros com seis cilindros em linha, do maior dos SUVs da BMW. Tem 335 cv de potência e um binário máximo de 450 Nm que se mantêm constantes das 1380 às 5200 rpm. Toda a mecânica foi preservada, como o modelo de base.

Apenas a secção posterior foi transformada. E o recurso a fibra de carbono permitiu uma significativa redução de peso, apesar dos reforços adicionais da estrutura: a BMW X7 Pick-up acusa menos 200 quilos na balança, quando comparada com o X7 xDrive40i.

A ampla caixa de carga aberta, com dois metros de comprimento, foi revestida com madeira de teca. Esta solução inspirou-se no “deck” de madeira dos iates mais elegantes. E confere à X7 Pick-up uma aparência luxuosa. Afinal, corresponde aos padrões do interior, ou não fosse um topo de gama?

BMW X7 Pick-up com F 850 GS
A BMW X7 Pick-up tem a sua estreia pública este fim-de-semana, na Alemanha, num grande evento de motos da BMW. Daí ser exibida com uma F 850 GS na caixa de carga!

Dez meses de trabalho para nota excelente

Foram necessários dez meses de trabalho para que os estagiários criassem a BMW X7 Pick-up. A apresentação deste trabalho, que mereceu uma nota de excelência, ficou marcada para este fim-de-semana. Para isso, a BMW aproveitou a realização de um grande evento com as suas motos, em Garish-Partenkirchen, na Alemanha. Daí ter instalado na caixa de carga uma moto F 850 GS!

Não temos dúvidas em como esta X7 Pick-up faria virar a cabeça a qualquer um que se cruzasse com ela. No entanto, trata-se mesmo de um exercício de estilo. E a BMW assegura que não tem planos para a produzir. Aliás, não prevê mesmo fabricar qualquer pick-up.

BMW X7 Pick-up xDrive40i
A BMW já apresentou diversas pick-up’s como “concept-cars”. A X7 Pick-up é mais um desses exemplos. Não será produzida!

Texto: Alexandre Correia

Fotos: D.R.

%d bloggers like this: