Notícias do Mundo Motorizado

Rumo ao sul em Land Rover

A espera foi longa. Muitos meses. Mas já vamos rumo ao sul em Land Rover. O passeio Portugal Norte-Sul, do Clube Land Rover de Portugal, está já a começar: a partida de Mirandela ficou marcada para as 07h30 da manhã desta quinta-feira. Para a caravana chegar a Vilamoura ao anoitecer de sábado, 5 de Outubro. Esta primeira jornada será o dia mais longo. Mas pensando no quanto Portugal é bonito, dizermos que a primeira etapa será a mais bonita não é justo…

Frederico Gomes, o Presidente do Clube Land Rover de Portugal, avisou no seu “briefing”, na véspera da partida, que “todos os dias vão ser longos, mas o primeiro ainda vai ser mais comprido!” E o que isso quer dizer? Foi o próprio Frederico que precisou: “Teremos de percorrer praticamente três centenas de quilómetros, maioritariamente fora da estrada…”

E são 29 Land Rovers na caravana

Desde Mirandela, o percurso recua um pouco a norte, para alcançar Macedo de Cavaleiros e as pistas que sobem à serra de Bornes. A partir daí, será sempre rumo ao sul em Land Rover. Sim, porque os 29 veículos que integram a caravana são, obviamente, todos da Land Rover. E há um pouco de tudo: muitos Discovery, das três primeiras gerações, alguns Range Rover Classic e Sport, além dos icónicos Defender. E entre tantos, há um que se destaca especialmente: é um “Ninety”, como os britânicos lhe chamam, que tem características únicas. Trata-se de um veículo militar, que esteve ao serviço do exército britânico e que Rui Teixeira, um dos responsáveis pelo percurso do “Portugal Norte-Sul” comprou num leilão.

Este Defender militar, que mantém a pintura original “verde tropa”, assim como grande parte do equipamento, é um dos quatro veículos da organização. Tem por missão rolar a meio da caravana, sem uma posição fixa. Para abastecer os participantes de garrafas de água ou de um retemperador café expresso, que será ainda mais saboroso quando servido em plena natureza. E como esta jornada atravessa o Douro e algumas das suas vinhas mais famosas, não faltam umas garrafas de Porto, para um brinde num cenário improvável e, seguramente, majestoso.

Das alheiras ao queijo “mal-cheiroso”…

Portugal Norte-Sul
A PRIMEIRA ETAPA DO PASSEIO PORTUGAL NORTE-SUL É A MAIS EXTENSA. E PARA SEGUIR RUMO AO SUL EM LAND ROVER E LIGAR MIRANDELA A CASTELO BRANCO NUM DIA, NÃO HAVERÁ PARAGEM PARA ALMOÇO; MAS APENAS UM LEVE PIQUENIQUE. E DE CERTEZA QUE O JANTAR SERÁ BASTANTE APRECIADO…

Se esta fosse uma rota gastronómica, diríamos que a primeira etapa nos leva da terra das alheiras à do queijo “mal-cheiroso”. Ou seja, de Mirandela a Castelo Branco. E o que se adivinha no caminho? Alguma poeira, porque os caminhos estão bastante secos. Isso é tão garantido quanto as paisagens desafogadas que irão ser apreciadas ao longo de quase, quase 300 quilómetros.

“A maior dificuldade será a distância, pelo que é natural que ninguém chegue a Castelo Branco senão ao crepúsculo”, avisou Rui Teixeira, a propósito do percurso. “Há que ter cuidado com os caminhos pedregosos, porque há muitas pedras afiadas e um descuido por resultar num furo!” De resto, os caminhos são rolantes, “até porque se complicássemos o percurso, um dia não chegaria…”

Pela nossa parte, estaremos a acompanhar a caravana livremente. E fica já marcado encontro para o cair da noite, com as nossas impressões e imagens desta primeira etapa…

Texto e fotos: Alexandre Correia

%d bloggers like this: