Notícias do Mundo Motorizado

Kia XCeed eleva o conceito crossover

Vai estrear-se no mercado português dentro em breve: com uma sessão de “portas abertas” em toda a rede de concessionários, agendada para 19 e 20 de Outubro próximos. Falamos de um modelo a que os responsáveis pela Kia atribuem desde já uma importância enorme. Porque o Kia XCeed eleva o conceito crossover a uma nova dimensão. E a propósito de dimensão, não chega aos quatro metros e meio, mas surpreende pela habitabilidade. Está disponível com dois motores a gasolina e dois a gasóleo, com potências dos 115 aos 140 cv. E o preço de lançamento vai dos 21.990 aos 29.340 euros!

“Este carro é, talvez, o mais importante que a Kia vai lançar nos próximos tempos!” – foi com esta frase que João Seabra, Director-Geral da Kia Portugal, abriu a sessão de apresentação à imprensa nacional do Kia XCeed. Trata-se do quarto modelo da linha Ceed e é um modelo completamente novo. “O único elemento da carroçaria comum a outro modelo da linha são as portas da frente”, sublinha, a propósito da originalidade do XCeed, Jorge Gonçalves. Gestor de produto na Kia Portugal, Gonçalves é o responsável pela linha Ceed; confidenciou à Todo Terreno que as expectativas fazem crer que “rapidamente o XCeed deverá ser o modelo mais vendido em Portugal.”

Quarto modelo da linha Ceed

Kia XCeed visto por cima
O XCEED É CINCO CENTÍMETROS MAIS ALTO QUE O CEED DE CINCO PORTAS E OFERECE UMA BAGAGEIRA 31 LITROS MAIS AMPLA, COM CAPACIDADE PARA 426 LITROS. SE A KIA O APRESENTASSE COMO UM SUV, NINGUÉM DISCUTIRIA ESSA CLASSIFICAÇÃO…

Ainda antes de começarmos a apresentar o XCeed, voltemos à intervenção de João Seabra. “Podia dizer que a gama Ceed é a mais importante da Kia, mas, de facto, não é. Precisamente porque em todos os segmentos em que estamos representados, conseguimos vendas muito equilibradas.” Mas, segundo este responsável pela Kia Portugal, “acreditamos que a chegada do XCeed virá alterar este equilíbrio”. E porquê? Simplesmente porque este modelo alia num só o melhor de toda a gama e adiciona-lhe a versatilidade de poder até aventurar-se além do asfalto.

É espantoso, mas embora não seja considerado senão um crossover, ou CUV, como também se designam os veículos desta classe, o XCeed tem uma distância mínima ao solo superior a muitos SUV. Inclusive do Sportage, que tem um longo historial como SUV. “São 184 mm de altura ao solo”, precisa Jorge Gonçalves. E “aliando isso aos novos amortecedores com batentes hidráulicos, o XCeed é capaz de um desempenho muito confortável”, o que fora da estrada também é relevante…

O XCeed, repetimos, é a quarta carroçaria da linha Ceed; surge depois do Hatchback, da Sportswagon e do ProCeed Shooting Brake. De certa forma, resume num só o essencial de cada um dos outros modelos. E distingue-se de todos pelas suas linhas exclusivas, que não deixam dúvidas quanto a tratar-se de um crossover.

Dois motores a gasolina e dois a gasóleo

Kia XCeed é o crossover da gama
AINDA QUE A ALTURA NÃO CHEGUE AO METRO E MEIO, O XCEED DISTINGUE-SE PELA SUA APARÊNCIA ALTA, TÍPICA DE UM CROSSOVER

Apenas produzido com tracção dianteira, o XCeed pode ser fornecido com quatro motorizações. As opções dividem-se em partes iguais entre propulsores a gasolina e a gasóleo, todos sobrealimentados por turbocompressor. A unidade de entrada, a gasolina, é a 1.0 T-GDI, de três cilindros em linha com 998 cm3, 120 cv de potência e 172 Nm de binário máximo. A alternativa é o 1.4 T-GDI, de quatro cilindros em linha com 1353 cm3, 140 cv e 242 Nm. As motorizações diesel são versões distintas do 1.6 CRDI, de 1598 cm3, com quatro cilindros em linha e 115 cv/280 Nm, e 136 cv/320 Nm.

As versões menos potentes somente montam caixa manual de seis velocidades, mas as duas restantes, de 136 e 140 cv, podem receber igualmente uma transmissão automática, com sete velocidades e embraiagem dupla.

Em termos de equipamento, há também apenas duas escolhas: Drive é a de entrada, mas não se trata de um nível básico, pois oferece elementos como os estofos em tecido e pele, ar condicionado automático e sistema de som. As jantes em liga leve de 18 polegadas e os faróis Full-Led são de série, mas também são igualmente oferecidas no nível superior, o Tech. Exteriormente, uma e outra versões são quase iguais; mas a Tech distingue-se facilmente pelo interior, que recebe um painel de instrumentos digital, sistema de navegação, abertura e arranque sem chave, bem como abertura inteligente da bagageira.

Preços de lançamento entre 21.990 e 29.340 euros

O interior do XCeed é amplo
A HABITABILIDADE É UM TRUNFO IMPORTANTE DO XCEED. O NÍVEL DE EQUIPAMENTO DE ENTRADA JÁ É BASTANTE ELEVADO; NA IMAGEM, VEMOS O NÍVEL SUPERIOR

Para o lançamento, o Kia XCeed é oferecido com uma campanha promocional especialmente aliciante. O 1.0 T-GDI é proposto por 21.990 euros com o nível de equipamento Drive e 24.990 com o nível Tech, reforçado sobretudo por sistemas de segurança e ajuda à condução. O XCeed 1.4 T-GDI Tech custa na fase de lançamento 26.490 euros com caixa manual. A opção pela transmissão automática tem um acréscimo de 2.000 euros, em todas as versões que a podem receber.

O XCeed 1.6 CRDI de 115 cv tem um preço de lançamento de 28.820 euros e o de 136 cv custa 29.340 euros; estes valores, esclareça-se, dizem respeito ao nível de equipamento Drive.

Traseira elevada do XCeed
O KIA XCEED ELEVA O CONCEITO CROSSOVER E EVIDENCIA-SE PELA TRASEIRA ELEVADA, COM DUAS SAÍDAS DE ESCAPE. A COMERCIALIZAÇÃO EM PORTUGAL INICIA-SE NA SEGUNDA QUINZENA DE OUTUBRO. EM BREVE VAMOS EXPERIMENTÁ-LO…

Texto: Alexandre Correia

Fotos: Kia/D.R.

%d bloggers like this: