Notícias do Mundo Motorizado

TROFEO: A coleção mais potente de sempre da Maserati

A Maserati escreve um novo capítulo na sua história ao alargar a coleção Trofeo. Após o lançamento, em 2018, do Levante Trofeo, a versão mais extrema e potente do SUV de Maserati, os novos Quattroporte e Ghibli Trofeo estão agora disponíveis, constituindo o pináculo em termos de prestações, desportividade e luxo.

Para sublinhar, uma vez mais, a identidade absolutamente italiana da Maserati, as cores escolhidas para o lançamento da coleção Trofeo são as da bandeira do país: verde para o Quattroporte, branco para o Levante e vermelho para o Ghibli, que se combinam com os cromados polidos e com as aplicações em vermelho brilhante para alcançar uma aparência particularmente agressiva e elegante.

A Maserati propõe uma nova interpretação das suas berlinas através da introdução do motor V8.

O coração do Ghibli e do Quattroporte Trofeo é o V8 Twin Turbo de 3,8 litros, com uma potência de 580 cv às 6250 rpm e um binário máximo de 730 Nm.

O motor, que tinha já revelado toda a sua potência no Levante Trofeo, é construído na fábrica da Ferrari, em Maranello, segundo as especificações da Maserati, e foi modificado e desenvolvido para oferecer prestações igualmente impresionantes nas duas berlinas de tração traseira.

Ainda que seja uma completa novidade no Ghibli, o motor V8 foi já utilizado no passado no Quattroporte GTS, na sua versão de 530 cv. Hoje, o V8 de 580 cv está disponível nos novos Ghibli, Quattroporte e Levante* Trofeo, em conformidade com as normas relativas a consumos e emissões.

Ghibli e Quattroporte Trofeo podem afirmar, com orgulho, serem as berlinas mais rápidas de sempre da Maserati, com uma velocidade máxima de 326 km/h. A velocidade máxima do Levante Trofeo é de 302 km/h.

Tal como o Levante Trofeo, os novos Ghibli e Quattroporte Trofeo também incorporam o sistema de Controlo Integrado do Veículo (IVC), com uma configuração específica, que garante uma dinâmica de condução melhorada, uma maior segurança ativa e prestações ainda mais emocionantes. As berlinas contam, ainda, com o botão Corsa, que configura o automóvel para um estilo de condução ainda mais desportivo. Estando, também, incluído o Launch Control, função pela primeira vez introduzida no Levante Trofeo, para libertar toda a potência do motor, e disponibilizar uma performance impressionante e uma experiência de condução autenticamente Maserati.

Ainda que a assinatura distintiva de cada Maserati seja a sonoridade do seu motor, agora, a coleção Trofeo será ainda mais inconfundível na sua aparência, graças aos toques estilísticos especiais que caraterizam estes modelos de alta performance. Aqui se incluindo a grelha frontal com barras verticais duplas E acabamento Black Piano, e a introdução da fibra de carbono nas molduras das tomadas de ar dianteiras e no extrator traseiro, para um efeito ainda mais agressivo.

Toda a coleção Trofeo distingue-se pelos detalhes vermelhos que caraterizam os perfis inferiores das  emblemáticas saídas de ventilação laterais, assim como o raio no emblema do Tridente nos pilares C.

Existem importantes alterações na traseira do veículo, onde os grupos óticos foram totalmente redesenhados, contando com um perfil tipo boomerang inspirado no 3200 GT e no protótipo Alfieri.

Quanto ao Ghibli Trofeo, o capot também foi redesenhado, dispondo de duas agressivas saídas de ventilação, para uma melhor refrigeração, tal como no Levante Trofeo.

Ghibli e Quattroporte Trofeo estão equipados com jantes Orione em alumínio de 21″, enquanto que as de 22″ estão disponíveis no Levante Trofeo.

A caraterização do Trofeo prossegue no interior, com um novo ecrã de bordo que exibe uma interface exclusiva quando é acionada a ignição, enquanto que os encostos de cabeça onstentam a insígnia Trofeo com o nome em relevo. A exclusividade estende-se, também, aos revestimentos interiores, em pele natural Pieno Fiore de alta qualidade.

O sistema ADAS, de sistemas avançados de assistência ao condutor, evolui para incluir novas funções, e, graças ao Active Driving Assist, a função de condução assistida pode, agora, ser ativada em vias urbanas e estradas comuns.

Também há a registar a introdução de novos avanços tecnológicos, como o assistente virtual MIA (Maserati Intelligent Assistant), e o ecrã multimédia com resolução melhorada e maiores dimensões – de 10,1” tanto no Ghibli Trofeo como no Quattroporte Trofeo, enquanto que o Levante mantém o ecrã de 8,4”, devido ao espaço disponível, mas com resolução e gráficos melhorados. Adicionalmente, graças ao programa Maserati Connect, agora, a coleção Trofeo está permanentemente conectada, com um completo conjunto de serviços para simplificar a sua utilização.

Ghibli e Quattroporte Trofeo serão construídos na fábrica Avvocato Giovanni Agnelli (AGAP), em Grugliasco (Turim), enquanto que o Levante Trofeo é produzido na fábrica de Mirafiori (Turim).

*590 cv noutros mercados

CARATERÍSTICAS TÉCNICASLEVANTE TROFEOGHIBLI TROFEOQUATTROPORTE TROFEO
MotorV8 a 90° Twin turbo com injeção direta de gasolina (GDI)V8 a 90° Twin turbo com injeção direta de gasolina (GDI)V8 a 90° Twin turbo com injeção direta de gasolina (GDI)
Cilindrada (cc)379937993799
Potência máxima (cv @ rpm)580 @ 6250 (Europa)590 @ 6250(outros mercados)580 @ 6750580 @ 6750
Binário máximo (Nm @ rpm)730 @ 2500-5000730 @ 2250-5250730 @ 2250-5250
Consumo em ciclo combinado WLTC (l/100 km)13,2-13,712,3-12,612,2-12,5
0-100 km/h (s)4,1 (Europa)3,9 (outros mercados)4,34,5
Velocidade máxima (km/h)302 km/h (Europa)/ 304 km/h (outros mercados)326326
Distância de travagem 100-0 km/h (m)34,534,034,0
Caixa de velocidadesAutomática ZF de 8 velocidades
TransmissãoTração integral inteligente Q4 com diferencial traseiro autoblocanteTração traseira com diferencial autoblocante mecânicoTração traseira com diferencial autoblocante mecânico
Suspensão dianteiraDuplos triângulos,  amortecimento pneumático adaptativo SkyhookDuplos triângulos,   amortecimento  adaptativo Skyhook e barra estabilizadoraDuplos triângulos,   amortecimento  adaptativo Skyhook e barra estabilizadora
Suspensão traseiraMultibraços,   amortecimento pneumático adaptativo SkyhookMultibraços,   amortecimento  adaptativo Skyhook e barra estabilizadoraMultibraços,   amortecimento  adaptativo Skyhook e barra estabilizadora
Comp./Lar./Alt. (mm)5003 / 1968 / 16794971 / 1945 / 14615262 / 1948 / 1481
Distância entre eixos (mm)300429983171
Peso em ordem de marcha (kg)217019692000
%d bloggers like this: