Notícias do Mundo Motorizado

Henrique Chaves mais primeiro no Campeonato

Henrique Chaves conquistou o quarto posto na segunda corrida da ronda do Red Bull Ring da edição deste ano do International GT Open, o que lhe permite sair da Áustria com uma vantagem no comando do Campeonato de Pilotos superior à que tinha quando lá chegou.
 
Depois da vitória de ontem e de ter assinado a volta mais rápida da corrida, o piloto de Torres Vedras estava apostado em lutar pela pole-position na qualificação de hoje e o duelo com um dos seus rivais pelo título foi intensa, tendo o português ficado na segunda posição da grelha de partida a apenas três milésimos de segundo do “poletime”.
 
O duo da primeira linha da grelha de partida prometia continuar a luta na corrida, o que se veio a confirmar, com Henrique Chaves a arrancar bem, colocando o líder sob pressão imediatamente e acabando-o por ultrapassar.
 
No entanto, os comissários desportivos consideraram que o português recorreu à escapatória para assumir o comando, obrigando-o a ceder o primeiro lugar.
 
Isto não demoveu o piloto de Torres Vedras, que passou a atacar insistentemente o seu rival na luta pelo título, assegurando o comando quando estava a descrever a quinta a volta. A partir daí Henrique Chaves não deu hipóteses a ninguém, imprimindo um ritmo inalcançável para os seus perseguidores, o que lhe garantiu a volta mais rápida da corrida, apesar de ter realizado a primeira parte da corrida, com o carro com muita gasolina, portanto.
 
Quando entregou o McLaren 720S GT3 número cinquenta e nove a Miguel Ramos, estavam disputados trinta e dois minutos de corrida, tinha já uma vantagem de mais oito segundos para o piloto com quem tinha lutado pela liderança.
 
Contudo, com um handicap de vinte segundos, cortesia da vitória de ontem, o carro dos portugueses caiu para o terceiro posto com o segundo classificado no horizonte. O piloto de Vila Nova de Gaia encostou ao seu adversário, mas quando estava a começar o seu ataque à vice-liderança, um incidente no meio do pelotão obrigou à entrada do Safety-Car, tendo cedido uma posição.
 
A corrida foi retomada a um minuto da bandeira de xadrez, tendo Miguel Ramos terminado no quarto posto no encalço do Aston Martin de Salih Yoluc / Charlie Eastwood, do Ferrari de Louis Prette / Vincent Abril e do Mercedes de Patryk Krupinski / Christian Klien.
 
No final da corrida desta tarde Henrique Chaves estava satisfeito com a sua prestação e de toda a equipa. “Foi um bom dia! Foi pena não ter conquistado a pole-positition – 0,003s é quase nada – mas na corrida consegui recuperar a liderança e imprimir um andamento muito forte. Consegui abrir uma vantagem muito confortável, mas sabíamos que, com os vinte segundos de handicap, seria muito complicado podermos vencer, apesar da boa paragem nas boxes da equipa e o bom turno do Miguel. O quarto lugar é um bom resultado – permite-nos somar pontos importantes e diminuir o nosso handicap para a próxima corrida”, afirmou o português.
 
O jovem de Torres Vedras considera que este fim-de-semana mostrou que toda a equipa está a trabalhar em uníssono, tendo a passagem pelo Red Bull Ring sido determinante para a luta pelo título, uma vez a dupla lusa alargou sua vantagem no Campeonato de Pilotos de dois pontos para sete. “Começámos o fim-de-semana com alguns problemas eléctricos, mas a equipa respondeu muito bem e deu-nos um McLaren 720S GT3 muito competitivo, que nos permitiu ser muito rápidos, como demonstra eu ter assinado a volta mais rápida em ambas as corridas. O Miguel esteve também muito forte ao longo de todo o evento e tudo junto permitiu-nos sair daqui com uma vantagem maior no campeonato. Agora é continuar a trabalhar e continuarmos esta senda em Monza”, concluiu Henrique Chaves.
 
A próxima ronda do International GT Open disputa-se em Monza entre nos dias 25 a 27 de Setembro.

%d bloggers like this: