Notícias do Mundo Motorizado

Range Rover Velar elétrico com motor híbrido plug-in

O Range Rover Velar é um modelo mais atraente, sustentável e inteligente graças à introdução da opção de motor elétrico híbrido plug-in**, à avançada tecnologia de informação e entretenimento e às elegantes características de design.

Este SUV de luxo de dimensão média, com um design que se posiciona entre o Range Rover Evoque e o Range Rover Sport, disponibiliza aos clientes o equilíbrio perfeito entre design e tecnologia, e agora com motor elétrico. O novo híbrido plug-in P400e de 2,0 litros e quatro cilindros e permite desfrutar de uma condução fluida e requintada e desenvolve 404 CV e 640 Nm de binário combinando o seu motor a gasolina de 300 CV com o motor elétrico de 105 kW, além de disponibilizar uma aceleração de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos. A bateria de iões de lítio de 17,1 kWh, incorporada sob o piso da bagageira, atinge 80 % da sua carga em apenas 30 minutos†† com o ponto de carga rápida CC, ou em 1 hora e 40 minutos com uma tomada de parede convencional de 7 kW. Com zero emissões de escape em modo elétrico, uma extraordinária autonomia elétrica em condições reais de 53 km*, um consumo de combustível desde 2,2 litros/100 km e emissões de CO2 de apenas 49 g/km*, o Range Rover Velar é um modelo mais sustentável por natureza.

O Range Rover Velar incorpora pela primeira vez a nova família de motores Ingenium de seis cilindros em linha e 3,0 litros. A última geração de motores diesel e a gasolina suaves e eficientes inclui a tecnologia de Veículo Micro-híbrido Elétrico (MHEV) de 48 V para proporcionar um consumo de combustível inferior e maior requinte. Os novos motores de seis cilindros em linha, desenvolvidos nas nossas instalações, estão disponíveis nas versões de tração integral D300 (300 CV diesel) e gasolina P400 (400 CV), todas com suspensão pneumática de série para manter o padrão de conforto que define a Range Rover.

Estes novos motores estão disponíveis com tecnologia de Veículo Micro-híbrido Elétrico (MHEV) e as últimas inovações para um desempenho mais eficiente. O sistema MHEV utiliza um sistema integrado de motor de arranque/gerador acionado por correia (BiSG), localizado no compartimento do motor, para recuperar a energia que costumava ser desperdiçada na desaceleração e travagem. Esta é armazenada numa bateria de iões de lítio de 48 V localizada sob o compartimento de carga traseiro. A bateria é capaz de redistribuir a energia armazenada para auxiliar o motor a acelerar e disponibiliza também um sistema Stop/Start mais requintado.

O novo motor de seis cilindros em linha P400 disponibiliza um binário de 550 Nm e uma aceleração de 0 a 100 km/h em 5,5 segundos. Incorpora um compressor elétrico apoiado por um turbo compressor de conduta dupla e elevação de válvulas continuamente variável (CVVL) para um desempenho requintado.

O motor diesel D300 disponibiliza um binário de 650 Nm e uma aceleração de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos, com um consumo de combustível desde 7,4 litros/100 km* e emissões de C02 desde 194 g/km*. Os turbos sequenciais em série e o avançado sistema de pós-tratamento transformam os motores diesel na opção mais limpa e líder no mundo.

Os novos designs de motor diesel em linha cumprem as normas Real Driving Emissions Step 2 (RDE2) e Euro 6d-final em condições reais de condução e incorporam a tecnologia de Veículo Micro-híbrido Elétrico (MHEV) de 48 V, para melhor capacidade de resposta e consumos. Como consequência, o novo motor diesel Ingenium, também disponível nos modelos Range Rover e Range Rover Sport, é um dos motores diesel mais limpos do mundo.

Em complemento, o Range Rover Velar incorpora o motor D200 Ingenium de quatro cilindros de nova geração (diesel e 204 CV), que disponibiliza mais potência, emissões de CO2 inferiores e melhor consumo de combustível. Este motor integra a mesma tecnologia Micro-híbrida de 48 V que o resto das versões da gama, com emissões de CO2 desde 165 g/km* e um consumo de combustível de 6,3 litros/100 km*.

O Velar apresenta um design interior mais limpo, realçado pelos ecrãs digitais perfeitamente integrados no vanguardista sistema de informação e entretenimento da Land Rover, Pivi e Pivi Pro. Este sistema inteligente e intuitivo, Pivi ProΔ, disponibilizado de série desde os acabamentos S, transforma por completo a experiência digital do Velar.

A interface simples e intuitiva do sistema Pivi reduz o número de interações para melhorar a segurança. Graças à nova arquitetura elétrica e uma fonte de alimentação independente, conta com gráficos novos e nítidos e uma capacidade de reação ultrarrápida para assegurar que os ecrãs e o sistema de navegação são carregados em segundos. Em complemento, os clientes poderão realizar as atualizações de software sem fios para não ter de recorrer a um Concessionário. A ligação de dados integrada permite aos utilizadores aceder aos últimos mapas, aplicações e módulos de software do veículo e programar as atualizações a partir do ecrã táctil no momento mais conveniente.

A reprodução de música em streaming e de funções multimédia nunca foi tão simples. É a primeira vez que o Spotify é integrado diretamente no menu de informação e entretenimento, com dados incluídos ΔΔ e é disponibilizada conectividade Bluetooth para dois telefones em simultâneo.

Nick Rogers, Executive Director, Product Engineering, Jaguar Land Rover, declarou: “O nome e a linhagem do Range Rover Velar remontam ao código utilizado nos protótipos originais do Range Rover. Passaram 50 anos desde o lançamento do primeiro Range Rover em 1970, e agora todos os membros desta gama são elétricos e dispõem da extraordinária tecnologia híbrida plug-in. Os motores elétricos e diesel Micro-híbridos são mais limpos e tornam o Velar num modelo mais eficiente e sustentável. A nova arquitetura elétrica da Jaguar Land Rover, EVA 2.0, é compatível com os inovadores sistemas de informação e entretenimento Pivi e Pivi Pro e com as atualizações de software sem fios. Em complemento, disponibiliza uma gama completa de avançados sistemas de assistência ao condutor, câmaras e tecnologia de limpeza de ar, tornando o Range Rover Velar mais limpo, seguro e inteligente que outras versões anteriores, e um dos SUV de luxo com mais inovações tecnológicas do mundo”.

O Range Rover Velar proporciona uma experiência mais tranquila e agradável com a incorporação do sistema de cancelamento ativo do ruído de estrad. A tecnologia inteligente, que funciona como um par de auscultadores com cancelamento do ruído, verifica continuamente as vibrações do piso da estrada e gera a onda sonora oposta, necessária para eliminar o ruído que os passageiros possam sentir. Apesar do seu efeito ser subtil, a redução mínima de quatro decibéis garante um interior mais requintado e tranquilo. Efetivamente, o sistema pode ajustar o nível e a posição dos sons reproduzidos no interior do habitáculo em função da quantidade de ocupantes e da sua posição no veículo graças aos sensores dos cintos de segurança. Este sistema avançado proporciona uma experiência ainda mais agradável com o Velar e reduz o cansaço do condutor ao minimizar a exposição prolongada a sons de baixa frequência em viagens mais longas.

O inovador sistema de filtragem de ar do habitáculo melhora o ambiente no interior do Velar ao reduzir os níveis de partículas nocivas, pólen e até maus cheiros. Este novo sistema, em conjunto com a função de ionização de ar do habitáculo existente, filtra as partículas mais finas, tais como alergénios, pólen e até odores desagradáveis. Clicando simplesmente no botão “Purify” do ecrã táctil, filtra as partículas ultrafinas (até e inclusivamente abaixo de PM2.5). Desta forma, os condutores e passageiros podem respirar um ar mais limpo no interior do Range Rover Velar que no exterior.

A nova Activity Key de segunda geração pode substituir as chaves tradicionais quando necessário. Este dispositivo que pode ser utilizado no pulso é resistente aos choques e à água e agora inclui também um relógio LCD que permite aos clientes ligar, desligar, trancar ou destrancar o veículo sem necessidade de utilizar a chave tradicional.

As inovadoras características de design incorporadas no modelo Velar incluem um novo volante com botões inteligentes integrados e preparados para receber as últimas atualizações de software sem fios para os sistemas avançados de assistência ao condutor (ADAS). O novo seletor de velocidades táctil substitui o seletor de velocidades anterior.

O novo Range Rover Velar Edition disponibiliza mais opções para o cliente, em complemento a uma combinação de atualizações exteriores e interiores. Com base no modelo R-Dynamic SE, entre as melhorias inclui-se um tejadilho Black contrastante e jantes em liga leve Black de 20 polegadas para uma presença mais sofisticada. Este novo modelo de edição especial encontra-se disponível na cor metalizada exclusiva Lantau Bronze, em complemento às opções Hakuba Silver, Santorini Black e Eiger Grey.

%d bloggers like this: