Notícias do Mundo Motorizado

Primeiro de uma Nova Raça: Ford Mustang Mach-E

O novíssimo e totalmente elétrico Mustang Mach-E – o primeiro carro que a Ford desenvolveu desde o início para proporcionar uma condução puramente elétrica e sem emissões – chegará aos clientes europeus a partir do início de 2021.

O Mustang Mach-E introduz a liberdade, o desempenho e o caráter icónico do carro desportivo mais vendido no mundo aos clientes de veículos elétricos. Alimentado por um sistema de propulsão elétrica a bateria, com uma resposta rápida e eficiente em termos energéticos, o primeiro SUV membro da família Mustang é comercializado com uma escolha de tração traseira monomotor e tração integral bimotor, que pode proporcionar uma super aceleração dos 0-100 km/h em apenas 3,7 segundos.1

As opções de bateria standard e alargada eliminam a ansiedade da autonomia, oferecendo até 610 kms WLTP de autonomia de condução puramente elétrica2 entre cargas, para uma utilização sem preocupações e com paz de espírito.

O Mustang Mach-E também inova com a oferta de conforto, comodidade e tecnologia de assistência ao condutor mais sofisticada de sempre da Ford. A próxima geração SYNC aprende com os comportamentos do condutor e faz recomendações para poupar tempo.3 O telefone como chave4 permite a entrada sem chave através do reconhecimento do smartphone do proprietário. O Intelligent Range pode calcular com maior precisão o alcance da condução utilizando a conectividade com a nuvem.5 Além disso, as mais recentes tecnologias Ford de condução assistida, estacionamento e de prevenção de acidentes6 proporcionam uma experiência de condução verdadeiramente intuitiva e com muito menos stress.

Cada Mustang Mach-E oferecerá modos de condução “Sussurrante”, “Ativo” e “Indomável” que combinam a dinâmica de condução e experiências sensoriais com o estado de espírito do condutor. O SUV de cinco lugares e silhueta coupé, também ficará melhor com o passar do tempo utilizando as atualizações Over-the-Air.

“O Mustang Mach-E é um dos veículos mais excitantes que a Ford já apresentou”, disse Roelant de Waard, vice-presidente de Marketing, Vendas & Serviços da Ford Europa. “Este veículo exclusivamente elétrico é único, inconfundivelmente um Mustang, e com uma autonomia de 610kms chega exatamente na altura certa para os clientes na Europa”.

Desempenho eletrificante
A novíssima plataforma Mustang Mach-E foi desenvolvida pela Ford Team Edison para tirar o máximo partido da distribuição de peso e da entrega de torque de um motor totalmente elétrico.

Quer esteja equipada com 288 células, 68 kWh (utilizável) de gama standard ou 376 células, 88 kWh (utilizável) de gama alargada, a bateria de iões de lítio está localizada centralmente entre os eixos e na parte inferior da carroçaria para um centro de gravidade baixo que suporta a dinâmica desportiva do Mustang.

As baterias de alto desempenho – testadas a temperaturas tão extremas como menos 40 graus Celsius – são fixadas dentro de uma caixa à prova de água rodeada por uma proteção contra a absorção de choques. Um sistema avançado de aquecimento e arrefecimento por líquido ativo regula as temperaturas das baterias para um desempenho otimizado em condições meteorológicas extremas, melhores tempos de carga e condução prolongada a alta velocidade.

A energia da bateria é transferida para um novo motor CA totalmente novo, arrefecido a óleo, montado na traseira para conduzir as rodas traseiras, e um motor adicional, montado na frente, para modelos equipados com o sistema de tração integral. O motor traseiro de íman permanente e síncrono permite um binário de pico em 0,5 segundos para uma capacidade de resposta máxima:

• O Mustang Mach-E de tração traseira fornece 269cv com bateria standard, 294cv com bateria alargada e 430Nm de binário para aceleração de 0-100 km/h de 6,1 a 6,2 segundos1

• O Mustang Mach-E de tração integral fornece 269cv com bateria standard, 351cv com bateria alargada e 580Nm de binário para aceleração de 0-100 km/h de 5,1 a 5,6 segundos1

• O Mustang Mach-E First Edition apresenta tração integral e bateria alargada de série, fornece 351cv, 580 Nm de binário e aceleração de 0-100 km/h em 5,1 segundos1

• O Mustang Mach-E GT apresenta tração integral e bateria alargada de série, fornece 487cv, 860 Nm de binário e aceleração de 0-100 km/h em 3,7 segundos1

O sistema de tração integral aplica torque independentemente às rodas dianteiras e traseiras para uma melhor aceleração e controlo – proporcionando a sensação única Mustang. Ajustes específicos para amortecedores, molas, barras estabilizadoras, direção e motor foram pensados para as estradas tipicamente mais estreitas, sinuosas e maiores limites de velocidade da Europa.

“A equilibrada e reativa plataforma elétrica do Mustang Mach-E permitiu-nos adaptar a experiência de condução divertida quer na sinuosa estrada de montanha norueguesa Trollstigen, na autoestrada alemã de alta velocidade ou nas estradas secundárias acidentadas britânicas”, disse Geert Van Noyen, gerente da Vehicle Dynamics, da Ford Europa.

Os motores energeticamente eficientes proporcionam até 610 km de autonomia elétrica pura WLTP para o Mustang Mach-E de tração traseira, e até 540 km para o Mustang Mach-E de tração integral e First Edition.2

Uma característica de “Autonomia Inteligente” ajuda a enviar a ansiedade da autonomia para os livros de história ao estimar com maior precisão a autonomia disponível de condução com base no comportamento do condutor no passado e nas condições meteorológicas previstas – tirando mesmo partido da conectividade com a “nuvem” para prever a quantidade de energia que será utilizada em viagens futuras. Os dados provenientes de outros clientes de veículos elétricos da Ford ligados entre si, que optem por partilhar a informação, podem melhorar consideravelmente as estimativas.5

Recarregar é rápido e simples. A Ford está a oferecer aos clientes Mustang Mach-E uma Wallbox opcional da Ford Connected para tornar o carregamento a partir de casa mais rápido, mais inteligente e mais conveniente. Disponível nas versões de 7,4 kW e 11 kW, o carregador montado na parede pode carregar a bateria do Mustang Mach-E, de 10% a 80%, em aproximadamente 6 horas.7

Os clientes do Mustang Mach-E também receberão de série dois cabos de carregamento para que continuem a conduzir para onde quer que a sua viagem os leve. O Cabo de Carga Pública Ford, de 6 metros, é compatível com a norma de carregamento comum na Europa, permitindo aos clientes ligarem-se facilmente aos carregadores CA.8 O Cabo de 6,7 metros de Carregamento Interno Universal permite a ligação a tomadas domésticas padrão e a tomadas industriais 32A para um carregamento mais rápido mesmo sem uma Wallbox Conectada Ford.

A compatibilidade de carga rápida DC também é de série. Carregando até 150 kW utilizando um carregador IONITY, o Mustang Mach-E de tração traseira e bateria alargada ganhará uma autonomia média de 119 kms, em cerca de 10 minutos de carregamento.9

O Mustang Mach-E de tração integral com bateria alargada e modelos First Edition, andará uma média de 107kms após uma carga de aproximadamente 10 minutos.9 Ambas as configurações de bateria alargada, com tração traseira e tração integral, atingirão uma carga de 10 a 80 por cento em 45 minutos.9

O Mustang Mach-E também oferece um Pedal Drive que ajuda a devolver mais energia cinética à bateria, para uma maior eficiência. Aceleração e desaceleração são controladas através da pressão ou elevação do pedal do acelerador, respetivamente – para uma autêntica experiência de condução elétrica. O pedal do travão permanece ativo para situações em que é necessária uma maior potência de travagem.

Tecnologia perfeitamente integrada
O Mustang Mach-E utiliza tecnologias avançadas para proporcionar a experiência de cliente Ford mais confortável e inspiradora de confiança até agora.

A próxima geração SYNC estreia-se,3 permitindo a personalização de mais de 80 configurações do veículo – desde a temperatura da cabina e posição do assento até à iluminação ambiente – para uma experiência automóvel altamente personalizada. A aprendizagem da máquina ajuda a compreender melhor os hábitos dos condutores ao longo do tempo, aprendendo com as rotinas de cada condutor e faz as melhores sugestões de navegação e comunicação no momento certo, permitindo aos condutores concentrarem-se na estrada.

O reconhecimento avançado de voz compreende a fala natural e quotidiana em 15 línguas europeias para controlar tudo, desde entretenimento e funcionalidades de navegação ao ambiente de cabina e às chamadas telefónicas. Para fornecer as melhores respostas a comandos e perguntas, o sistema complementa a inteligência a bordo com resultados de pesquisas na Internet – ativado pelo modem de série FordPass Connect.5

“Trabalhámos obsessivamente para garantir que possuir um Mustang Mach-E é a experiência de condução mais pessoal e mais conectada possível”, disse Jan Schroll, gestor de conectividade da Ford Europa. “A próxima geração SYNC é a versão mais inteligente de sempre e continuará a ficar mais inteligente quanto mais tempo possuir o carro”. Foi concebida para saber o que precisa e quando precisa, para que possa simplesmente sentar-se e desfrutar da condução”.

O Apple CarPlay e o Android Auto são ambos pré-instalados sem custos adicionais e com conectividade sem cabos.10 O ecrã tátil Full HD de 15,5 polegadas apresenta uma interface simplificada para fornecer informação de uma forma organizada, facilmente compreensível, enquanto o mostrador na parte inferior do ecrã permite um ajuste rápido e tátil do volume para música ou chamadas telefónicas. A conectividade é ainda melhorada com o SYNC AppLink, com aplicações suportadas, tais como o What3words, Waze e Webex, proporcionando uma integração mais profunda entre o veículo e o smartphone. Uma plataforma de carregamento sem fios para smartphones também vem de série.

O SYNC de próxima geração também aumenta a confiança do condutor com a navegação conectada.3 As informações de tráfego em tempo real são fornecidas pelos especialistas de localização TomTom, enquanto o encaminhamento do veículo fornecido pela Garmin garante aos condutores as rotas mais eficientes para o seu destino.11 As viagens podem ser pré-planeadas com itinerários definidos no FordPass app12 e enviados para o carro. A próxima geração SYNC pode também aconselhar de forma independente os condutores sobre onde e quando recarregar a bateria durante as viagens, bem como informar sobre a disponibilidade e os preços das estações de carregamento em tempo real.

Entrar e arrancar o veículo é fácil e sem esforço com a tecnologia Phone As A Key,4 que também faz a sua estreia Ford no Mustang Mach-E. Utilizando Bluetooth, o veículo pode detetar os smartphones dos clientes à medida que estes se aproximam, desbloqueando as portas e permitindo-lhes começar a conduzir sem tirar os seus telefones do bolso ou utilizando uma chave.

Um código alternativo pode ser introduzido num teclado na porta lateral para desbloquear o veículo, e um outro código no ecrã tátil central para iniciar e conduzir o carro, caso esteja sem bateria no telefone. O Mustang Mach-E pode também aplicar as definições do veículo preferidas pelos condutores antes de entrarem, identificando os smartphones à medida que estes se aproximam. A tecnologia de mãos livres da porta traseira também simplifica o acesso à bagageira, permitindo que a porta seja aberta com um simples movimento de pé sob o pára-choques traseiro ao chegar ao veículo com as mãos ocupadas.

Na estrada, os condutores podem facilmente adequar a sua experiência de condução ao seu estado de espírito, utilizando modos de condução selecionáveis. Os modos Sussurro, Ativo e Indomável são concebidos para mergulhar o condutor no momento, alterando o que vê, ouve e sente por detrás do volante.

O modo Ativo equilibra a serenidade silenciosa de um veículo totalmente elétrico com um desempenho Mustang divertido e emocionante, tornando-o a escolha perfeita para a condução diária. A iluminação azul suave infunde a cabina enquanto o painel dinâmico exibe um modo EcoMode para ajudar a maximizar a eficiência energética.

Quando os condutores querem realmente aumentar a excitação, podem mudar para o modo Indomável. Isto liberta todo o potencial do Mustang Mach-E; afiando a direção, melhorando a resposta do acelerador e até mesmo dando ao condutor a sensação de redução de caixa quando desacelera. Em consonância com o desempenho, o som interior é reforçado, a iluminação muda para um laranja desportivo, e linhas de sentido dinâmico aparecem no mostrador do condutor que refletem as forças de aceleração e de curva que estão a ser vividas.
Ativando controlos de direcção mais ligeiros, uma resposta mais suave do acelerador e o ambiente mais silencioso dentro da cabina, o modo Sussurro (Whisper) é a forma mais relaxante de desfrutar do Mustang Mach-E. O modo Sussurro também otimiza o Controlo de Tração de Travagem6 que ajuda a manter a aderência em superfícies molhadas e escorregadias, para tornar a condução ainda menos exigente.
“O Mustang Mach-E deu-nos a oportunidade de personalizar realmente a experiência de condução e dar ao condutor exatamente o que ele quer do seu veículo, dependendo de como se sente naquele dia. O veículo torna-se um companheiro que lhe responde”, disse Matthias Tonn, engenheiro chefe do programa Mustang Mach-E para a Europa. “As mudanças individuais entre cada Modo de Condução são subtis, mas o efeito global pode transformar a experiência de condução do Mustang, exatamente quando se quer”.
Um conjunto avançado de tecnologias de assistência ao condutor também tornam a condução menos exigente, ajudando os condutores a desfrutar ao máximo de cada viagem. As tecnologias incluem:
• Cruise Control Adaptativo Inteligente com Stop & Go e Manutenção de Faixa,6 que mantém automaticamente uma distância confortável dos veículos à frente e ajuda a manter o veículo centrado na sua faixa de rodagem. O sistema pode levar o veículo a uma paragem completa no tráfego de pára-arranca e a um novo afastamento automático.
• Active Park Assist 2.0,6 que permite manobras totalmente automatizadas em lugares de estacionamento paralelos e perpendiculares, bastando para isso manter premido um botão
• Assistência Pré-Colisão com Travagem de Emergência Automática6 que pode detetar peões e ciclistas à frente ou perto da estrada, ou que podem atravessar o caminho do veículo, e pode aplicar automaticamente os travões se detetar uma potencial colisão e o condutor não responder aos avisos
• Sistema de Manutenção de Faixa com Assistência de Ângulo Morto,6 que monitoriza o ponto cego do condutor para veículos que se aproximam por trás, e pode aplicar contra-direcções para avisar o condutor e desencorajar uma manobra de mudança de faixa se for detetada uma potencial colisão.

Uma nova forma de olhar e experienciar Mustang
Do exterior, o Mustang Mach-E é imediatamente reconhecível como um Mustang com elementos de assinatura tais como o seu longo e poderoso capô, design traseiro, faróis agressivos e as características luzes traseiras de três barras.

No interior, engenheiros e designers da Ford conseguiram criar um veículo que não só é fiel ao Mustang como também maximiza o espaço do SUV para cinco passageiros e bagagem, apoiado pela nova arquitetura totalmente elétrica da Ford que coloca baterias na parte inferior da carroçaria.

O espaço de carga atrás dos bancos traseiros de 402 litros, e atrás dos bancos dianteiros de 1.420 litros, é complementado por uma unidade de armazenamento da bagageira dianteira tornada possível pela ausência de um motor de combustão debaixo da capota. Proporcionando um espaço de armazenamento adicional de 81 litros, a bagageira dianteira também é drenável, tornando-o um espaço conveniente para armazenar roupa desportiva molhada ou enlameada, botas para caminhadas ou equipamento de praia após uma aventura.13

Em todo o interior, o Mustang Mach-E representa uma fusão de design elegante, moderno e funcionalidade inteligente. O Sistema de Som B&O Premium disponível inclui altifalantes perfeitamente integrados, colocados acima das aberturas de ar como uma barra de som – uma característica que já foi premiada com o iF DESIGN AWARD 2020.14 Também figuram alguns outros traços de design tradicional Mustang, como o painel de instrumentos de duas capas.

Mesmo o vidro do tejadilho panorâmico tem um segredo: um revestimento especial com proteção infravermelha que ajuda o interior a manter-se mais fresco no verão e mais quente no inverno. Além disso, uma camada interior do vidro ajuda a proteger os passageiros contra os raios ultravioleta.

Para que o Mustang Mach-E se sinta verdadeiramente seu desde o início, os proprietários poderão pré-configurar o seu novo veículo antes da entrega, utilizando a nova funcionalidade Remote Vehicle Setup. Os proprietários simplesmente criam um perfil personalizado para guardar as suas configurações favoritas e locais frequentes como o seu local de trabalho ou um supermercado, e – para maior tranquilidade – identificam estações de carregamento próximas.

A configuração pode ser feita online ou utilizando a FordPass app12 para personalizar as configurações do veículo, tais como horários de partida diários, configurações preferidas de conforto da cabina e níveis de carga da bateria, entre outras opções. Os modos de condução Mustang Mach-E também podem ser personalizados.

O perfil de personalização é armazenado na nuvem, por isso quando o proprietário pega nas chaves e emparelha pela primeira vez o seu smartphone com o Mach-E, todas as configurações são enviadas para o veículo. Acabaram assim as frustrantes configurações iniciais, os condutores podem simplesmente entrar e sair. As futuras atualizações over-the-air permitirão também a personalização das predefinições de rádio antes da entrega.

“Estamos a tirar o máximo partido da conectividade. Os nossos clientes podem agora configurar o seu carro mesmo antes de o receberem. Através do FordPass, podem programar remotamente os seus principais destinos, escolher o seu modo de condução preferido e muito mais”, disse de Waard.

As atualizações over-the-air podem também melhorar continuamente o carro ao longo da sua vida sem sair de casa e sem exigir aos proprietários que esperem enquanto uma atualização de software está a decorrer.

Muitas atualizações podem ser completadas em menos de dois minutos e algumas instalações serão praticamente invisíveis para os clientes, que podem selecionar uma hora regular (por ex: a meio da noite) para as atualizações enquanto o seu carro está estacionado.15 Quase todos os módulos de computador do Mach-E podem ser atualizados sem fios, o que significa que a Ford pode fornecer melhorias de desempenho e características inteiramente novas que podem não existir quando os clientes recebem os seus veículos pela primeira vez.

Ecossistema de carregamento abrangente
O Mustang Mach-E será apoiado por um ecossistema líder da indústria que proporciona um acesso integrado e sem descontinuidades de carregamento em toda a Europa, para uma total paz de espírito em movimento.

Os clientes que fizerem uma encomenda este ano e em 2021 receberão cinco anos de acesso gratuito5 à rede de carregamento FordPass, uma das maiores redes de estações de carregamento público na Europa, que inclui agora mais de 155.000 estações de carregamento.

Em parceria com a NewMotion, os clientes Ford poderão utilizar a aplicação FordPass para localizar, navegar, pagar e monitorizar sem esforço o carregamento em 21 países – iniciando e pagando os serviços a partir de uma única conta para uma experiência simplificada.

Os clientes Mach-E também receberão um ano de acesso gratuito5 à rede IONITY de carregamento rápido que já estabeleceu mais de 300 estações de carregamento a caminho de uma meta de 400 até ao final deste ano. A Ford é um membro fundador e acionista do consórcio IONITY, que fornece estações de carregamento de alta potência ao longo das autoestradas e em locais-chave por toda a Europa.

%d bloggers like this: