Notícias do Mundo Motorizado

Novo Seat IBIZA: Revisto e pronto para levar mais energia ao segmento dos utilitários

A SEAT está a atualizar o seu best-seller Ibiza, dando-lhe um look renovado no exterior, revolucionário no interior, e reforçado com novos níveis de conectividade e de sistemas de assistência ao condutor.

O SEAT Ibiza tem sido um dos modelos-pilar no sucesso da marca desde a sua introdução, em 1984, e após 37 anos, cinco gerações e perto de 6 milhões de unidades vendidas, é um dos SEAT mais bem-sucedidos entre todos os que saíram das linhas de produção. A renovação da quinta geração mantém-se focada nessa mentalidade vencedora como modelo-chave do seu segmento na Europa.

“O SEAT Ibiza é um ícone da indústria automóvel e um dos pilares essenciais da marca”, disse Wayne Griffiths, Presidente da SEAT. “A renovada quinta geração, com o exterior modernizado e o interior redesenhado, juntamente com os novos níveis de conectividade e de segurança, deixam-no pronto para prosseguir na sua história de sucesso.”

A digitalização mundial não para e o SEAT Ibiza está pronto para acompanhar o ritmo, tornando-se mais intuitivo, funcional e com maior qualidade no espaço interior; qualidades conseguidas através da linguagem de design atualizada e mais sofisticada, acompanhada de superiores níveis de tecnologia de conectividade, bem como de novos e mais elegantes materiais.

Acrescente-se a isto a aplicação de tecnologia de iluminação para um melhor ambiente no habitáculo e a integração do mais recente sistema de infotenimento para que o interior represente uma forte atualização na linguagem da personalidade do automóvel.

Por baixo do capot, o novo SEAT Ibiza disponibilizará seis motorizações diferentes, de 80CV a 150CV, a gasolina e a gás comprimido, associadas tanto a transmissões manuais como à de dupla embraiagem DSG.

Por último, o SEAT Ibiza disponibiliza uma renovada gama de sistemas de assistência ao condutor que tornará a condução citadina mais descontraída, em qualquer tipo de cenário.

Desenhado, desenvolvido e produzido em Barcelona, na sede da SEAT em Martorell, o novo SEAT Ibiza entrará em produção no último trimestre do ano.

IDEIAS-CHAVE: RENOVADO E PRONTO PARA LEVAR NOVA ENERGIA AO MERCADO DOS UTILITÁRIOS

EXTERIOR RENOVADO

O novo SEAT Ibiza traz um design exterior renovado que sublinha o seu caráter naturalmente forte: inclui tecnologia 100% LED de série garantindo mais visibilidade com menor consumo de energia. Novas jantes de liga leve renovam o visual e a designação do modelo surge na traseira em estilo manuscrito juntamente com o novo logo SEAT com revestimento cromado de dois tons, que completa o toque refinado do automóvel.

REVOLUÇÃO NO INTERIOR

Por dentro, o renovado SEAT Ibiza surge com um forte design revolucionário em comparação com o seu antecessor. Um novo tablier suave ao toque com um maior sistema central de infotainment – agora posicionado num plano superior, mais ergonómico – juntamente com um novo volante multifunções em Nappa e mais ergonómico, dão destaque à nova linguagem adotada, revigorando o habitáculo com mais uma camada de caráter. Essa personalidade resulta ainda mais marcada através da utilização de tecnologia de iluminação e da luminosidade nas molduras de ventilação redesenhadas.

CONECTADO À VIDA MODERNA

O SEAT Ibiza é totalmente conectado com conectividade a bordo e à distância: inclui sistema Full Link sem fios importando diretamente o Android Auto e CarPlay para o habitáculo; a conectividade exterior sai reforçada com o SEAT CONNECT. Os utilizadores podem interagir com o novo sistema de infotainment de 8.25” e 9.2’’ usando linguagem natural após a frase que desperta o sistema: “Hola Hola”.

O MAIS SEGURO DE SEMPRE

Novos Sistemas de Assistência à Condução como o Assistente de Viagem que proporciona condução semiautónoma a qualquer velocidade em combinação com o ACC e o Assistente de Faixa de Rodagem. E com o Assistente Lateral, Reconhecimento de Sinais de Trânsito e Assistente de Máximos, o SEAT Ibiza surge equipado com os mais sofisticados sistemas de segurança.

MOTORIZAÇÕES: GASOLINA E GÁS NATURAL COMPRIMIDO
O renovado SEAT Ibiza ficará disponível com seis motorizações diferentes entre 80CV e 150CV, a gasolina e GNC.

A HISTÓRIA DE SUCESSO

Desde o seu lançamento em 1984, o SEAT Ibiza alcançou enormes números de vendas, tornando-se num dos modelos-chave da gama. Já saíram perto de seis milhões de unidades da linha de produção, e esta renovação da quinta geração apresenta-se para elevar esses valores a patamares mais elevados.

NASCIDO EM BARCELONA

O renovado SEAT Ibiza é 100% nascido em Barcelona: desenhado, desenvolvido e produzido em Barcelona nas instalações da marca em Martorell.

Design exterior

O SEAT Ibiza é bem conhecido pelo seu design icónico e jovem que define as proporções perfeitas. A chegada da renovação reforça os argumentos com ajustes subtis no design exterior do veículo que realçam o visual característico do modelo em todos os níveis de equipamento (Reference, Style, Xcellence e FR).

A tecnologia de iluminação é uma parte central na estética exterior do modelo e o SEAT Ibiza inclui agora tecnologia 100% LED fornecida de série – Eco-LEDs com opção de Full LEDs – garantindo melhor visibilidade com menor consumo de energia.

O perfil do SEAT Ibiza mantém vãos reduzidos com as rodas levadas ao extremo da carroçaria, o que garante uma impressionante estabilidade ao mesmo tempo que afirma a pose dinâmica e desportiva. As alterações visuais são denunciadas ainda mais facilmente pela introdução dos três novos desenhos de jantes – dois na medida de 17” e um na opção de 18”.

Um outro aspeto da nova versão do SEAT Ibiza assina-se com a diferenciação do nome do modelo aplicado numa legenda em estilo manuscrito. Uma pequena alteração que ajuda o veículo urbano a alinhar-se com as soluções de design da gama SEAT.

Por último, o novo logo SEAT surge agora revestido com dois tons de cromado – mate na zona frontal e brilhante na borda – e é colocado à frente e atrás, acrescentando um forte toque de personalidade ao automóvel.

Estas modificações relevantes ganham destaque com a gama de cores agora disponível; podendo os clientes escolher entre nove tonalidades exteriores, incluindo duas novas cores: Azul Sapphire e Azul Asphalt.

Design interior

O interior do SEAT Ibiza surge com um design revolucionário. Novos materiais, tecnologia e sistemas de iluminação melhoram o caráter dinâmico com um elevado nível de qualidade apercebida.

As melhorias foram aplicadas na montagem, no acabamento e na qualidade de todos os componentes; destacando-se o novo tablier completamente suave ao toque, em complemento com o novo e ergonómico volante multifuncional em Nappa (disponível nos níveis de equipamento Xcellence e FR) conjunto que garante um nível superior de acabamentos. Novos revestimentos também valorizam o espaço interior em qualidade e perceção.

A utilização de tecnologia de iluminação marca a personalidade do habitáculo do SEAT Ibiza. As saídas de ventilação redesenhadas do condutor e do passageiro recebem molduras com iluminação LED – no FR e Xcellence – de cores distintas consoante o nível de equipamento escolhido – vermelho Daring no FR e Burgundy no Xcellence. Isto resulta num habitáculo em maior sintonia com o cliente.

A capacidade total da bagageira mantém-se nos 355 litros, o que faz dela uma das melhores do segmento, além de que o acesso ao espaço interior se torna facilitado pelo plano de carga relativamente baixo; prova de que, se necessário, a SEAT sabe como fundir design e funcionalidade.

Conectividade

A digitalização tem ganho uma arrebatadora prioridade no quotidiano e o SEAT Ibiza está perfeitamente à altura da realidade, estando agora completamente conectado com conectividade a bordo (com base em funcionalidades e serviços online; Full Link com capacidade de acesso ao Android Auto como ao CarPlay sem utilização de fios) e conectividade exterior através do SEAT CONNECT.

Com a integração do sistema Full Link sem fios, os clientes podem acompanhar as suas vidas digitais em qualquer tipo de dispositivo que utilizem, seja através do Apple CarPlay ou Android Auto. Torna-se mais fácil aceder à lista de contactos, à música ou ao sistema de mapeamento, com um controlo intuitivo e seguro de forma a não distrair o condutor da estrada, que pode aceder às funções através do sistema de infotainment ou dos comandos no volante.

O sistema de infotenimento proporciona uma experiência ainda mais envolvente através dos conteúdos online, disponíveis com o toque de um botão – ou comando de voz – seja para informações de trânsito, estacionamento, estações de serviço ou rádio e informação por internet.

O comando natural de voz permite um uso mais simples e seguro da tecnologia; o sistema é despertado pelo comando “Hola Hola”, tal como nos assistentes domésticos do mundo da eletrónica de consumo a que tantos já se habituaram. O reconhecimento por voz permite interagir com o sistema de infotainment através de comandos naturais, procedendo a correções ou a referências de comandos anteriores. Portanto, quer pretenda uma informação de navegação ou procurar uma música, tudo se torna mais fácil e rápido.

E com duas portas USB tipo-C na secção dianteira do habitáculo, tudo se torna ainda mais fácil.

O novo SEAT Ibiza também recebe o SEAT CONNECT com eSIM integrado, o que significa que fica disponível o serviço eCall, que entra em contacto com os serviços de emergência em caso de acidente, somando mais um patamar de segurança ao veículo. Não se trata apenas da possibilidade de uma chamada de emergência (manual ou automática) mas também da comunicação aos serviços de socorro da informação mais importante sobre o veículo, tais como a sua posição, o tipo de motor, a cor exterior ou o número de passageiros, tornando mais fácil o auxílio.

Adicionalmente, o eSIM integrado também inclui a possibilidade de contactar os serviços SEAT através do botão de “chamada privada”; um assistente que permite ao condutor falar com os serviços SEAT na sua própria língua, esteja onde estiver. O SEAT CONNECT será disponibilizado sem qualquer encargo no primeiro ano em qualquer nível de equipamento que o condutor escolha.

Em complemento, também inclui a SEAT CONNECT App, que abre todo um novo mundo de possibilidades no acesso a serviços remotos. A App pode ser descarregada para o dispositivo, permitindo o controlo remoto de um vasto leque de funcionalidades que ajudam a explorar a experiência de condução para lá do próprio automóvel.

Os utilizadores podem aceder remotamente à informação respeitante ao automóvel: dados de viagem, posição de estacionamento, estado do veículo, incluindo portas e luzes, programar alertas de velocidade para que possa ser avisado se alguém na condução do seu veículo o fizer demasiado depressa, alertas de zonas e de antirroubo, abertura e fecho das portas com serviço “trancar” e “destrancar” à distância, ou a possibilidade de ativar remotamente a buzina e os indicadores de direção de forma a ajudar a localizar mais facilmente o veículo.

Segurança e conveniência

O novo SEAT Ibiza encerra uma larga gama de novos sistemas de ajuda à condução, tornando-o no mais seguro de sempre.

Desenvolvido sobre a plataforma de sistemas já em aplicação, como o Cruise Control Adaptativo (ACC), Front Assist e Reconhecimento de Cansaço, o renovado modelo combina agora alguns dos mais sofisticados sistemas de assistência à condução.

O Assistente de Viagem associa o ACC e o Assistente de Faixa para proporcionar a condução semiautónoma numa larga faixa de utilização até aos 210km/h, assegurando que o veículo mantém a velocidade ao ritmo do tráfego. Junte-se a isso o Assistente de Faixa de Rodagem, que alinha o automóvel no centro da faixa e o Reconhecimento de Sinais de Trânsito, para que o veículo saiba qual o limite de velocidade em qualquer estrada, e facilmente ficamos com um SEAT Ibiza ainda mais seguro na estrada.

E não acaba aqui. Com a nova versão deste modelo, chegam também as vantagens do Assistente Lateral que anula o constrangimento da mudança de faixa. Sistemas de radar apontados para a frente e para trás monitorizam em permanência os ângulos mortos de visão até 70 metros avisando o condutor da presença de qualquer veículo no caso de uma mudança de faixa, por exemplo.

Por último, o Assistente de Máximos faz parte da lista de equipamento de tecnologia avançada. Quando a luz diurna desvanece, o sistema deteta os veículos à frente do Ibiza, comutando as luzes entre máximos e luzes de cruzamento, vulgo médios, consoante necessário.

Grupos motopropulsores

A gasolina e o gás natural comprimido (GNC) ocupam o lugar central na gama motriz do renovado SEAT Ibiza, proporcionando eficiência e dinâmica.

Por baixo do capot, o novo SEAT Ibiza disponibilizará seis plataformas motrizes diferentes: cinco a gasolina com potências entre 80CV (59kW) e 150CV (110kW), acompanhados pela unidade a GNC com 90CV (66kW), associados a transmissões manuais ou de dupla embraiagem DSG

A motorização de entrada do motor de três cilindros a gasolina 1.0 MPI é associada à caixa manual de cinco velocidades. A unidade com sistema de injeção multiponto ajuda o motor a entregar uma excelente resposta a baixos e médios regimes, enquanto os 80CV (59kW) de potência e 93Nm de binário mostram que está garantido o essencial das exigências diárias na vida moderna.

A tecnologia de injeção direta é estendida à restante gama disponibilizada e que passa por três opções do 1.0 EcoTSI e do maior 1.5 EcoTSI.

O 1.0 TSI 95CV (70kW), associado à caixa manual de cinco velocidades assegura 175Nm de binário. A variante de topo da unidade de três cilindros entrega 110CV (81kW) /200Nm e surge ligada à opção de uma caixa manual de seis velocidades ou à transmissão de dupla embraiagem DSG de sete velocidades.

A maior opção da gama assenta nos quatro cilindros 1.5 EcoTSI. Com 150CV (110kW) /250Nm, assegura potência assinalável com bom equilíbrio de eficiência.

Adicionalmente à oferta da gama a gasolina, o novo SEAT Ibiza também dispõe de uma versão GNC, o 1.0 TGI 90CV (66kW) com caixa manual de seis velocidades e 160Nm de binário

Um veículo a GNC reduz as emissões de CO2 em cerca de 25% comparativamente a um veículo a gasolina com performance equivalente. A par dos benefícios ecológicos e fiscais, a tecnologia TGI também permite custos excecionalmente baixos por cada quilómetro percorrido, em até 50% menos do que num modelo equivalente a gasolina e de 30% mais baixos face ao diesel.

A SEAT está também envolvida no desenvolvimento e disponibilidade do biometano renovado, que neutraliza as emissões de CO2 geradas com a utilização do veículo. O metano de elevada qualidade é obtido através do desperdício dos resíduos orgânicos e também pode ser adicionado ao gás natural convencional ou na sua substituição integral. O biometano combina a mobilidade amiga do ambiente com a economia circular e reduz o impacto do CO2 emitido por este motor ao longo do seu ciclo de vida.

%d bloggers like this: