Notícias do Mundo Motorizado

José Pedro Fontes E Inês Ponte na luta pelo título português de ralis

O Citroën Vodafone Team inicia no último fim-de-semana deste mês o “ataque” a mais um Campeonato de Portugal de Ralis, que arranca nos pisos de terra da região de Amarante, com o Rali Terras d’Aboboreira. Depois do teste em competição realizado em Vieira do Minho, a dupla José Pedro Fontes/Inês Ponte e o novo Citroën C3 Rally2 rumam, uma vez mais a norte, mas agora é a valer…

Realizar o Rali de Vieira do Minho permitiu-nos não apenas avaliar a nossa performance, mas também testar componentes, identificar falhas e, assim, fazer algumas correções,” afirma José Pedro Fontes.

É, pois, com todo o trabalho de preparação feito e tudo testado que a dupla ruma a Amarante. De olhos postos na luta pelo título, José Pedro Fontes está ciente das dificuldades que vai enfrentar. Todavia, é com enorme confiança que encara este primeiro embate do ano em termos de Campeonato de Portugal de Ralis: “Sabemos o nosso valor e ninguém como nós conhece as capacidades do Citroën C3 Rally2. Assim é com natural confiança que encaramos não apenas este primeiro rali, mas também a época de 2021.

O Citroën Vodafone Team tem, assim, tudo a postos para o arranque do Campeonato de Portugal de Ralis e será já neste Rali Terras d’Aboboreira que a equipa pretende mostrar os seus trunfos e lutar pela vitória naquele que é o primeiro de quatro ralis de terra de 2021. Fontes reafirma a sua vontade de “mostrar serviço” desde o arranque “e foi nesse sentido que preparámos esta época. Queremos estar na luta pela vitória em todas as provas e, desta forma, lutar também pelo título absoluto. Quanto a este primeiro rali, apesar de ser relativamente curto, pode ser muito revelador, já que é composto por algumas especiais longas e muito exigentes para os pilotos, mas também para os carros” esclareceu.

O Rali Terras d’Aboboreira, organizado pelo Clube Automóvel de Amarante, estará na estrada entre os dias 30 de abril e 1 de maio e contará com sete especiais. No primeiro dia (sexta-feira) terá lugar o Qualyfing/Shakedown, pelas 8h30. Em termos competitivos, o rali arranca com uma dupla passagem pela especial Amarante Natureza Criativa (pelas 15h50 e 17h35), ronda que compõe a primeira etapa e que totaliza 27,66 quilómetros. O dia seguinte inicia-se com a primeira passagem por Marão (10h05), seguindo-se a mais longa (19,17 Km) das especiais do rali amarantino, Baião Vida Natural (11h00), Marão 2 (12h45) Aboboreira 1 (15h40) e Aboboreira 2 (18h20). Esta segunda etapa terá 74,65 quilómetros cronometrados, sendo que a prova no seu total excede em pouco os 100 quilómetros de competição.

Para além do envolvimento direto da Citroën e da Vodafone, como patrocinador principal, mantêm-se como parceiros deste projeto de ralis as marcas Milaneza, ExpressGlass, Pirelli e Total. Em termos de preparação, o C3 Rally2 conta com o know-how especializado dos técnicos da Sports & You.

O NOVO C3 RALLY2 DO CITROËN VODAFONE TEAM

Homologado na nova categoria “Rally2” (em substituição da anterior “R5”), o novo C3 Rally2 do Citroën Vodafone Team integra todas as evoluções entretanto disponibilizadas pela Citroën Racing, no âmbito do seu programa de ralis direcionado para estruturas privadas, soluções que têm sido alvo de aturados testes para enfrentar todos os desafios das diferentes 8 provas que compõem um CPR 2021 assente num perfeito equilíbrio entre pisos de terra e asfalto.

Principais Características Técnicas

Chassis: Coque reforçada por um arco de segurança multiponto, soldado

Motor: Citroën Racing de 1.6 litros Turbo de injeção direta – Restritor FIA de 32 mm.

Potência máxima: 282 cv às 5 000 rpm.

Binário máximo: 420 Nm às 4 000 rpm.

Caixa de velocidades: Sadev, sequencial de 5 velocidades + marcha-atrás, comando manual.

Diferenciais: à frente e atrás, mecânicos autoblocantes.

Travões dianteiros / traseiros: Discos ventilados, 355 mm (asfalto) e 300 mm (terra), pinças Alcon de 4 pistões.

Travão de mão: Comando hidráulico.

Suspensões: Tipo McPherson.

Amortecedores: Reiger, reguláveis de 2 vias (compressão a baixa e alta velocidade, batente).

Comprimento x Largura: 3 996 mm x 1 820 mm.

Distância entre eixos: 2 567 mm.

Vias: 1 618 mm (dianteira e traseiro).

Reservatório de combustível: 81 litros.

Pesos: 1.230 kg mínimo (regulamentar) / 1.390 kg com equipa a bordo (regulamentar).

AS 8 PROVAS DO CPR 2021

Reduzido em dimensão face a anteriores épocas, o Campeonato de Portugal de Ralis 2021 divide-se entre quatro ralis de terra e quatro jornadas em asfalto, prolongando-se entre o final de abril e a primeira quinzena de outubro. Integrando duas provas de cariz internacional – o Vodafone Rally de Portugal, prova do Campeonato do Mundo de Ralis (WRC), prova que tem o mesmo patrocinador daa equipa oficial Citroën Vodafone Team, e o Rallye Serras de Fafe, pontuável para o Campeonato da Europa de Ralis – o presente CPR terá a seguinte estrutura:

CAMPEONATO DE PORTUGAL DE RALIS 2021*

                         Data     Prova                                                         Organizador

      30 abril a 2 maio     Rali Terras d’Aboboreira (terra)               Clube Automóvel de Amarante

            20 a 23 maio     Vodafone Rally de Portugal (terra)           Automóvel Club de Portugal

           11 a 13 junho     Rali de Castelo Branco (asfalto)                Escuderia de C. Branco

              9 a 11 julho     Rali de Mortágua (terra)                           Clube Automóvel do Centro

              5 a 7 agosto     Rali Vinho da Madeira (asfalto)                Club Sports da Madeira

         3 a 5 setembro     Rali Alto Tâmega (asfalto)                        Clube Aventura do Minho

     23 a 25 setembro     Rali Serras de Fafe e Felgueiras (terra)     Demoporto – CDMP

          8 a 10 outubro     Rali Vidreiro Centro de Portugal (asfalto) C. Automóvel da Marinha Grande

Nota: * o presente calendário está dependente de eventuais alterações decorrente da evolução da pandemia de COVID-19