Notícias do Mundo Motorizado

Rallye Serras de Fafe e Felgueiras muda-se para o início de outubro

Face ao mais do que provável agendamento das eleições autárquicas para 27 de setembro, coincidindo com o Rali Serras de Fafe e Felgueiras, sexta etapa do Campeonato da Europa, o Eurosport Events e o Demoporto, em acordo com as autarquias envolvidas, decidiram alterar a data da prova para o primeiro fim de semana de outubro (01/03). Ao avançar o rali uma semana, a solução encontrada foi ao encontro da vontade de todas as entidades intervenientes e permite ao promotor da competição [Eurosport Events] manter a estratégia de provas agrupadas, em termos de calendário, de modo a reduzir custos às equipas.

“De facto, compreendemos que não fazia sentido um acontecimento desportivo da dimensão da Rali Serras de Fafe e Felgueiras, pelos meios que envolve, coincidir com um ato eleitoral tão importante para o país e com forte impacto a nível local. Portanto, foi necessário articular uma série de fatores para chegarmos a um consenso, o qual foi alcançado, com boa vontade e compreensão de todos os intervenientes na defesa de uma prova que prestigia o automobilismo português e projeta o país além-fronteiras”, declarou Carlos Cruz, presidente do Demoporto, clube organizador da prova que será também pontuável no Campeonato de Portugal de Ralis.

Para Parcídio Summavielle, vice-presidente da Câmara de Fafe, a alteração da data do Rali Serras de Fafe era uma inevitabilidade, tendo em conta a provável coincidência com o ato eleitoral:

“Logo que tivemos conhecimento da forte possibilidade de as eleições autárquicas serem agendadas para 27 de setembro, colocámo-nos em contacto com o Demoporto, para este encetar diligências junto do Eurosport Events, da FIA e da FPAK com o objetivo de reagendar a prova. E foi possível colocá-la no fim de semana seguinte, em outubro, numa data que agrada a todos, desde autarcas a organizadores. Tradicionalmente, nos últimos anos o início de outubro tem sido um mês quente e com bom tempo. De resto, e como as eleições foram uma semana antes, todos os Executivos ainda se encontram em funções até à tomada de posse, pelo que não haverá qualquer vazio. Se o rali fosse no início de setembro, não seria tão agradável para as quatro autarquias envolvidas e a solução encontrada é excelente”.

CALENDÁRIO ERC 2021
1 – 77º Rally da Polónia (terra), 18/20 junho
2 – Rally da Letónia (terra), 1/3 julho
3 – Rally de Roma (asfalto), 23/25 julho
4 – 50º Rally Barum (asfalto), 27/29 agosto
5 – 55º Rally dos Açores (terra), 16/18 setembro
6 – Rally Serras de Fafe e Felgueiras (terra), 01/03 outubro
7 – Rally da Hungria (asfalto), 22/24 outubro
8 – Rally das Canárias (asfalto), 18/20 novembro