Notícias do Mundo Motorizado

Ricardo Porém fecha Dakar como melhor português

Terminou o Dakar. Quase 5.000 quilómetros de especiais depois, um prólogo e 14 etapas, Ricardo Porém e João Ferreira terminaram com sucesso a aventura. Os pilotos de Leiria que estiveram inseridos na categoria dos Protótipos Ligeiros (T3), a que está em maior expansão no Dakar, ao volante de um X-RAID YXZ1000R TURBO PROTOTYPE SXS cumpriram o maior objetivo de qualquer piloto que participa nesta maratona: terminar. Ricardo Porém registou a melhor prestação portuguesa, alcançando o 12.º lugar que, longe dos objetivos propostos pelo piloto, acaba por ser um resultado positivo. Já o Campeão Nacional de Todo-o-Terreno 2022, João Ferreira, fecha a sua primeira participação no Dakar com três pódios em etapas, duas vitórias entre os inscritos no Campeonato do Mundo de Rally-Raid (W2RC).

Nesta última etapa que ligou Al-Hofuf a Dammam, João Ferreira alcançou um bom quinto lugar, demonstrando que consegue acompanhar as principais figuras do Campeonato de Mundo. “Foi uma etapa em que só pensámos em terminar o Dakar. Depois de uma prova com tantos altos e baixos não podíamos deitar tudo a perder no último dia. Desde o início desta aventura que reiterei que o meu grande objetivo era apenas e só terminar e subir ao pódio final. Para além disso conseguimos coisas muito bonitas e inesquecíveis.”, explicou o Campeão Nacional que agora vai “preparar a temporada 2023 com tranquilidade e dentro dos objetivos que tenho para a minha carreira.”

Nesta derradeira especial, Ricardo Porém foi 10.º e celebrou em Dammam o seu quarto Dakar. “Partimos para esta aventura com ambições e objetivos e estar aqui neste final de Dakar é muito importante. Ter feito parte desta primeira aventura da X-Raid e Yamaha nos SSV foi um grande orgulho e tenho de agradecer a todos os que viabilizaram esta participação. Tanto eu como o João levámos mais longe o nome da nossa cidade, Leiria, e isso é também algo que me deixa muito feliz”, explicou o piloto de Leiria e que terminou o Dakar na 12.ª posição entre os Protótipos Ligeiros.

O Rally Dakar foi a primeira prova do Campeonato do Mundo de Rally-Raid (W2RC). A próxima ronda desta competição é o Abu-Dhabi Desert Challenge (Emirados Árabes Unidos), que decorre entre os dias 26 de Fevereiro e o dia 3 de Março. O campeonato é composto por um total de 5 provas, sendo as restantes três o Sonora Rally (México de 22 a 28 de Abril), Desafio Ruta 40 (Argentina 26 de Agosto a 1 de Setembro) e Rallye du Maroc (Marrocos de 12 a 18 de Outubro).

%d bloggers like this: