Notícias do Mundo Motorizado

Tudo em aberto para a etapa final

Cumprida a primeira etapa da Baja T.T. Montes Alentejanos ESC Online, ficou tudo em aberto para a tirada final, que se cumprirá este domingo, a partir do meio-dia. Na frente da classificação dos automóveis prosseguem as Toyota Hilux de João Ramos/Pedro Ré e Tiago Reis/Valter Cardoso, que depois de pouco mais de 150 quilómetros continuam separados por somente 13,9 segundos!

A primeira ronda pelo traçado da prova inaugural do Campeonato de Portugal de Todo Terreno AM|48 terminou exactamente como começou: oom as Toyota Hilux de João Ramos/Pedro Ré e Tiago Reis/Valter Cardoso na liderança da classificação dos automóveis, separados por somente 13,9 segundos. Se considerarmos que já estão cumpridos cerca de 150 quilómetros, esta diferença é mínima…

Ao longo deste sábado, a primazia alternou entre os pilotos das Toyota, num despique em que se inclui também a Hilux T1+ de Lourenço Rosa e Joaquim Dias, que terão liderado durante os primeiros dois terços do percurso, até se partir a correia da direcção assistida, problema ‘crónico’ destas pick-ups, nomeadamente depois de passagens fortes dentro de água, como terá sido o caso. Sem direcção assistida, o esforço do piloto foi imenso, mas a determinação em chegar até Beja foi mais forte. No entanto, o atraso, a que se acrescentou uma forte penalização, empurrou Lourenço e Dias para uma posição muito modesta, eliminando-os da discussão pela vitória. Tiago Reis, pelo seu lado, continua nesta luta e contou-nos que teve de “arriscar bastante para não perder terreno, nem sequer perder as chances de discutir a vitória”, manifestando-se “satisfeito com a forma como esta etapa decorreu: chegamos ao fim com o carro inteiro e permanece tudo em aberto para a etapa final”. O Campeão de Portugal de 2019 e 2021 tem como objectivo “conquistar o terceiro título esta época”, mas para defender isso, “será muito importante começar desde já o campeonato com uma boa pontuação”, admitindo que partirá para a derradeira etapa “consciente que será fundamental regressar a Beja bem classificado, mesmo que isso não signifique a vitória”. Seja como for, Tiago Reis promete “lutar para ganhar!…”

Tiago_Reis
COM MENOS DE 14 SEGUNDOS DE ATRASO FACE AOS LÍDERES, TIAGO REIS E VALTER CARDOSO PROMETEM CONTINUAR A LUTAR PELA VITÓRIA
Lourenco Rosa
DURANTE CERCA DE UMA CENTENA DE QUILÓMETROS, A TOYOTA DE LOURENÇO ROSA E JOAQUIM DIAS ESTEVE EM DESTAQUE; SEGUIAM NA FRENTE QUANDO FICARAM SEM DIRECÇÃO ASSISTIDA. E DAÍ EM DIANTE, PARA TERMINAR FOI UM ESFORÇO IMENSO…

Ter ganho o prólogo e a primeira etapa confere desde já a João Ramos e Pedro Ré uma vantagem importante, pois cada um destes triunfos rende pontos adicionais para o campeonato; e se pensarmos assim, ambos são para já os primeiros líderes do Campeonato de Portugal de Todo Terreno AM|48, cuja vitória final é, naturalmente, o objectivo que o piloto persegue, procurando repetir o triunfo que o consagrou em 2018. “Na próxima prova já devo ter a nova Hilux T1+ que foi construída para nós”, revelou à revista Todo Terreno João Ramos, que para não falhar a presença na prova organizada pelo Clube de Promoção de Karting e Automobilismo socorreu-se da Toyota do lituano Benedictas Vanagas. Segundo pudemos apurar, esta pick-up irá também participar na segunda prova do CPTT AM|48, a Baja Dehesa da Extremadura, mas já com Vanagas ao volante, pois o piloto aproveitará o facto da Toyota estar em Portugal para correr naquela que é também a jornada inaugural da Taça Europeia FIA de Bajas.

E voltando à discussão pela vitória em Beja, tudo aponta mesmo para um duelo entre Ramos e Reis, tanto mais que os terceiro classificados levam já quase três minutos e meio de atraso: são eles a dupla Alexandre Pinto e Fausto Mota, que lideram o grupo T3 com um Can-Am Maverick, mas por larga margem, já que têm logo atrás de si, com mais 13,1 segundos, o Can-Am dos Campeões de Portugal de Ralis, Armindo Araújo e Luís Ramalho. Penalizados em um minuto, os checos Petr Hozak e Mareck Sykora, que alinham no Mini Paceman Proto construído pela Cattiva Sport, desceram por isso mesmo do terceiro para o quinto posto, mas estão determinados em recuperar na etapa final…

Alexandre Pinto e Fausto Mota
TERCEIROS ABSOLUTOS, ALEXANDRE PINTO E FAUSTO MOTA LIDERAM TAMBÉM O GRUPO T3, MAS POR ESCASSA VANTAGEM…

E quanto ao posicionamento nos restantes grupos, a primazia em T2 prevalece nas mãos dos veteranos Rui Sousa e Carlos Silva e a Isuzu DMax vermelha conta com quase dois minutos de avanço sobre o Nissan Pathfinder de Luís Caetano e David Monteiro. No grupo T4, Rui Farinha e Rui Pita, no grupo T8 é o Opel Mokka de Nuno Matos e Ricardo Claro que segue na dianteira e, por fim, no grupo T9 a liderança está entregue a Cesário Santos e Alexandre Gomes, numa Nissan Navara…

Rui_Sousa_e_Carlos_Silva
A DUPLA MAIS ANTIGA EM ACTIVIDADE É A FORMADA POR RUI SOUSA E CARLOS SILVA, QUE LIDERAM O GRUPO T2 COM A ISUZU D-MAX DE SEMPRE…

Texto: Alexandre Correia   Fotos: AIFA/D.R.

%d bloggers like this: