Notícias do Mundo Motorizado

Sébastien Ogier é especialista no México e venceu pela 7ª vez

Numa prova dura e com troços longos, o piloto francês da Toyota segurou o 1º lugar e assistiu à luta pela 2ª posição, que só foi conquistado pelo Hyundai de Thierry Neuville no último troço, relegando Elfyn Evans para o 3º lugar a apenas quatro décimas de segundo. Com diferenças curtas entre os homens do pódio, a emoção acabou por estar presente até final, com a Power Stage a ser decisiva para Neuville num duelo com um Evans que se viu prejudicado com um problemas num braço de suspensão do Toyota. Mas quem esteve sempre em alta foi Ogier que vence a Power Stage ganhando 2,1 segundos ao “regressado” Ott Tanak e 2,3 segundos a Neuville que acabou por atingir os seus objetivos saltando para o 2º lugar do pódio.

Thierry Neuville (BEL) Martijn Wydaeghe (BEL)

Pena Seb Ogier não fazer todas as provas do WRC em 2023, pois seria um muito sério candidato a mais um título. Desta vez foi a veterania que triunfou na Toyota, uma vez que o jovem campeão do mundo  Kalle Rovanpera terminou a prova mexicana na 4ª posição a quase dois minutos de diferença de Ogier. Quanto a Neuville conseguiu bater Evans por 0,4 segundos e terminou a 27,5 segundos do vencedor, com a Hyundai a mostrar, no entanto, que poderá estar ao nível da Toyota, como demonstrou Esapekka Lappi enquanto esteve em prova e na liderança de um rali que até lhe estava a correr bem, até se despistar na 11ª especial de classificação. Em relação à M-sport Ford o México foi um rali para esquecer. Ott Tanak, que foi o primeiro líder do rali, teve um problema no turbo do Ford Puma, caindo drasticamente na classificação, recuperando mesmo assim até ao 9º lugar da geral, atrás dos três primeiros classificados da categoria WRC2. Pierre-Louis Loubet bateu forte numa pedra e danificou a suspensão do Puma, e até Adrien Fourmaux acabou por abandonar entre os WRC2, depois de ter tido uma atuação positiva com o Fiesta Rally2.

Elfyn Evans (GB) Scott Martin (GB)

Num dos ralis mais exigentes do WRC, as diferenças entre os pilotos do pódio até foram bastante curtas, uma vez que Ogier vence com 27,5 segundos de diferença para Neuville e 27,9 segundos para Evans. Depois, já com diferenças consideráveis, Rovanpera fecha em 4º a 1m55,3 e Dani Sordo leva o outro Hyundai à 5ª posição já a 2m58,8 d vencedor. A partir daí vieram os WRC2, com Gus Greensmith ao volante de um Skoda Fabia Rally2 a triunfar de uma forma clara a alcançar o 6º lugar da geral e com a Skoda a conquistar os três primeiros lugares na categoria. Emil Lindholm foi 7º da geral e 2º entre os WRC2 a 32,9 segundos de Greensmith, seguido por Oliver Solberg a ,ais de um minuto. Depois do Rali do México, onde Ogier alcançou a 57ª vitória numa prova do WRC, o campeonato é comandado pelo piloto francês com 56 pontos, seguido por Thierry Neuville com 53. O campeão Kalle Rovanpera é o 3º classificado com 52 pontos, Ott Tanak totaliza 47 e Elfyn Evans 44 pontos. Entre os construtores a Toyota está na frente com 127 pontos, a Hyundai soma 100 e a M-Sport Ford com 73 pontos. A próxima prova é o Rali da Croácia, agendado para 20 a 23 de abril.

Gus Greensmith (GB) Jonas Andersson (SWE)
%d bloggers like this: