Notícias do Mundo Motorizado

PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA 2023 retoma luta titânica no palco do WRC

Apenas 15 dias passados sobre um Rali Terras d’Aboboreira com indefinição do vencedor até à derradeira especial, eis que a PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA 2023 já tem a sua segunda jornada à vista, nada menos do que o Vodafone Rally de Portugal, prova pontuável para o WRC e também para o CPR e CPR-2RM, correndo-se nos dias 11 e 13 de maio (de quinta-feira a sábado).

Os valorosos Leões da copa ibérica irão regressar aos troços nacionais num rali que, em termos competitivos, se concentrará no dia de sábado, numa etapa composta por 7 Especiais, passando, por duas vezes, por Vieira do Minho, Amarante e Felgueiras, juntando-se-lhes a SuperEspecial de Lousada, num total de 144,88 km cronometrados, integradas num percurso completo de 668,12 km.

É total a indefinição quanto ao vencedor desta segunda de três jornadas em solo luso e também a segunda em pisos de terra, depois do que se assistiu no triângulo Amarante, Baião e Marco de Canaveses, prova que teve uma batalha sem tréguas pela vitória entre vários dos competitivos e fiáveis Peugeot 208 Rally4.

Neste segundo encontro da Temporada 6 da copa ibérica estarão muitos dos nomes que, no anterior, discutiram os lugares cimeiros e a vitória. No primeiro rali o sucesso ficou para Pedro Antunes (o regressado “Campeão” de 2020), face ao desalento de Sérgi Perez, que teve de abandonar no derradeiro troço, quando liderava com um confortável avanço. Há, também, que contar com Iago Gabeiras e Ernesto Cunha, os restantes ocupantes do pódio do Terras d’Aboboreira, numa lista de inscritos de âmbito internacional.

Recorde-se que em termos de calendário, os candidatos ao título e ao Grande Prémio da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA 2023, terão ainda pela frente, não só este Vodafone Rally de Portugal, como o Rallye Ourense (junho), o Rally Vinho Madeira (agosto), o Rallye Blendio Princesa de Asturias – Ciudad de Oviedo (setembro) e o RallyRACC Catalunya – Costa Daurada (outubro).

A PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA 2023 é uma coorganização da Peugeot Portugal e da Peugeot Espanha, com a logística no terreno a cargo da Sports & You.

TODOS CONTRA PEDRO ANTUNES

São muitos os nomes que pretendem ser os sucessores de Pedro Antunes no ranking de vitórias na PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA 2023, a começar pelo próprio, que exibiu muita garra no Rali Terras d’Aboboreira, numa dura e imprevisível batalha pelo primeiro lugar, ao longo da centena de quilómetros de troços da prova do Clube Automóvel de Amarante.

O regressado “Campeão” da copa de 2020 voltará a ter, neste Vodafone Rally de Portugal, a oposição dos seus conterrâneos Ernesto Cunha (3º lugar há quinze dias), Ricardo Sousa, José Loureiro, Paulo Roque, Hugo Lopes e Manuel Pereira. Já de terras de Espanha regressam, naturalmente com a desforra em vista, o Junior Sergi Pérez, que liderou a anterior prova até ao penúltimo troço, bem como Iago Gabeiras (2º classificado na Aboboreira), Adria Serratosa e Pablo Blanco, grupo que integra Xavier Agustina, um estreante absoluto na copa ibérica. A lista, de cunho internacional, completa-se com Joosep Nögene e Aleksandr Semenov, oriundos do leste da Europa.

Aos comandos dos competitivos, robustos e fiáveis Peugeot 208 Rally4, todos eles irão entregar-se às suas batalhas particulares, lutando pela vitória e/ou pelos melhores lugares que lhes permitam somar preciosos pontos e os correspondentes 20.000 euros em prémios monetários, 19.000 a dividir pelos ocupantes do top-10 e 1.000 para o vencedor da categoria Júnior (nascido em ou após 1 de janeiro de 1996).

Composta por seis provas, em pisos de terra e asfalto, com três ralis em Portugal e três em Espanha, a PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA 2023 tem reservado um Grande Prémio Final para o “Campeão” da época, galardão que lhe permitirá dar um importante passo em termos de carreira nos ralis, a nível nacional (em Portugal ou em Espanha) ou internacional (no Europeu de Ralis), em qualquer dos casos ao comando de viaturas do grupo Stellantis Motorsport, no que é, afinal, a génese desta copa monomarca com o selo Peugeot Sport.

UMA ÚNICA ETAPA COM OITO TROÇOS E 144,88 KM CRONOMETRADOS*

Organizado pelo ACP Motorsport, o mundialista Vodafone Rally de Portugal adota, este ano, uma estrutura bastante diferente dos últimos anos em termos de PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA, já que, para o efeito, o percurso da copa ibérica basear-se-á nos seus primeiro e terceiro dias (11 e 13 de maio), solução que se mostra potencialmente menos demolidora para máquinas e pilotos, do que a de outros anos, num percurso dedicado que totaliza 668,12 km.

Assim, os valorosos Leões e seus Peugeot 208 Rally4 irão integrar a Cerimónia de Partida do primeiro dia do rali (quinta-feira), a realizar em Coimbra, rumando, depois, ao Parque Fechado na Exponor (centro nevrálgico da prova e zona do Parque de Assistência), de onde apenas voltam a sair na manhã do terceiro dia.

Será, assim, apenas às 6h00 da manhã de sábado que terá início a batalha para a vitória no segundo rali da época, numa etapa composta por 7 Especiais, confronto que acontecerá numa dupla ronda pelos troços de Vieira do Minho (26,61 km; às 07h35 e 15h05), Amarante (37,24 km; às 09h05 e 16h35) e Felgueiras (8,91 km; às 10h35 e 18h05), juntando-se-lhes os 3,36 km da SuperEspecial de Lousada (19h05), num total de 144,88 km cronometrados. A dividir as duas rondas haverá um Agrupamento/Zona Técnica (12h06/12h46) e uma visita ao Parque de Assistência (12h46/13h30), espaço que volta a receber os concorrentes após a SuperEspecial (20h15/21h04), finda a qual os concorrentes rumam ao pódio de consagração e, de seguida, ao Parque Fechado.

Note-se que a segunda passagem por Felgueiras servirá de Power Stage para a copa, atribuindo-se os 3-2-1 pontos adicionais aos três mais lestos a cumpri-la, somando-se às pontuações que os concorrentes obtiverem com a sua posição na Classificação Geral Final da copa. O vencedor recolhe 25 pontos, o segundo 20 pontos e o terceiro 17, havendo 14, 12, 10, 8, 6, 4 e 2 pontos até ao 10º lugar, mais 1 ponto a todos os que terminem classificados para lá da 11ª posição (inclusive).

Mercê do pleno alcançado no Terras d’Aboboreira – vitória e do melhor tempo na Power Stage – Pedro Antunes é o líder do ranking de Pilotos da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA 2023, tal como Vitor Hugo nos Navegadores, ambos somando 28 pontos. Seguem-se Iago Gabeiras / Adrian Varela (22 pontos) e Ernesto Cunha / Rui Raimundo (18 pontos), numa tabelaque contempla nove nomes em cada categoria já com pontuações, do total das 17 duplas que alinharam no rali. Entre as Equipas, a liderança pertence à PT Racing (28 pontos), seguida da Racing 4 You (26) e da The Racing Factory (22), num total de sete formações pontuadas.

Para terminar, refira-se que esta 2ª prova da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA 2023 segue o mesmo alinhamento competitivo do definido para o Campeonato de Portugal de Ralis de 2 Rodas Motrizes (CPR-2RM), pelo que os 208 Rally4 poderão sagrar-se vencedores desta subcategoria de ralis da FPAK.

* Nota: As horas indicadas referem-se ao primeiro carro na estrada.


VODAFONE RALLY DE PORTUGAL

LISTA DE INSCRITOS | PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA 2023 (2º prova)

PilotoJúniorPaísNavegadorPaís
79Ernesto CunhaPortugalRui RaimundoPortugal
80lago GabeirasJuniorEspanhaAdrian VarelaEspanha
81Ricardo SousaPortugalLuis MarquesPortugal
89Pedro AntunesPortugalVictor HugoPortugal
90José LoureiroPortugal‘Bino’ SantosPortugal
91Adrià SerratosaEspanhaEric BellverEspanha
92Paulo RoquePortugalMarco MacedoPortugal
93Hugo LopesJuniorPortugalTiago NevesPortugal
94Joosep Ralf NögeneJuniorEstóniaAleks LeskEstónia
95Sergi PérezJuniorEspanhaLorena RomeroEspanha
97Xavier AgustinaEspanhaSérgio FernandezEspanha
99Aleksandr SemenovJuniorAleksei Ignatov
99Pablo BlancoEspanhaIan QuintanaEspanha
100Manuel PereiraPortugalPedro MagalhãesPortugal

CALENDÁRIO DA PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA 2023

A Temporada 6 da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA divide-se por ambos os lados da fronteira ibérica, num mix de provas pontuáveis para o Campeonato de Portugal de Ralis (CPR e CPR 2RM, sob a égide da FPAK), para o Super Campeonato de Espanha de Ralis (SCER, sob a égide da RFEDA), e ainda para três iniciativas da FIA: Campeonato do Mundo de Ralis (WRC), European Rally Trophy (ERT) e International Iberian Trophy (IIT).

28 e 29 de abrilRali Terras d’Aboboreira (Amarante, Baião e Marco de Canaveses)TerraPortugal
11 a 14 maioVodafone Rally de Portugal*TerraPortugal
16 e 17 junhoRally de OurenseAsfaltoEspanha
3 a 5 de agostoRali Vinho MadeiraAsfaltoPortugal
8 e 9 de setembroRallye Blendio Princesa de Asturias – Ciudad de OviedoAsfalto e TerraEspanha
20 e 21 de outubroRACC Catalunya/Rally de EspañaTerraEspanha

* Percurso delineado nos dias 1 e 3 do rali.


Coorganizada pela Peugeot Portugal e pela Peugeot Espanha e com a gestão logística a cargo da Sports & You, a PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA 2023 tem a Pirelli como parceira, no domínio do fornecimento e assistência em termos de pneus, e os apoios do RACC e do ACP.

%d bloggers like this: