
Os Dacia Sandriders continuam a sua busca pelo sucesso no FIA World Rally-Raid Championship quando o primeiro Rally Safari Sul-Africano ocorre de 18 a 24 de maio. Essa é a terceira prova da temporada de 2025 e marca a primeira visita do W2RC à África do Sul, mas é um retorno ao continente africano, onde os Dacia Sandriders celebraram uma vitória na estreia no Rallye du Maroc, decisivo para a temporada de 2024, em outubro passado.
O evento, baseando-se em Sun City – de onde se realiza este aguardado evento do W2RC – é uma nova experiência para a equipa, que começou a competir em outubro passado e até agora só enfrentou rally-raids baseados no deserto.
A perspectiva do Rally Safari Sul-Africano influenciou a abordagem para o evento de 2759 quilômetros. A diretora da equipa, Tiphanie Isnard, explicou que estão ansiosos para descobrir este novo evento no campeonato, com uma preparação intensa para enfrentar o perfil totalmente diferente das provas anteriores. Embora nunca tenham competido na África do Sul antes e tenham apenas alguns dias de testes no país antes do início, a equipa encara o rally com humildade, consciente da força da equipa Toyota no seu próprio terreno.
Preparativos dos Dacia Sandriders para a aventura sul-africana
O diretor técnico Philip Dunabin explicou como os pilotos da categoria Ultimate dos Dacia Sandriders foram preparados para o desafio do Rally Safari Sul-Africano. As modificações técnicas incluem novos elementos de carroceria para proteger o para-brisa e contra vegetação, mudanças nas entradas de ar com snorkel e aprimoramentos na mapeamento do motor para maximizar a potência em todas as etapas, que variam entre 1000 metros e 1500 metros acima do nível do mar
Nasser Al-Attiyah: “Começamos o rally com confiança, preparados para o evento que sabemos não será fácil. Após nossa vitória em Abu Dhabi, eu e Édouard lideramos o campeonato e o objetivo mais importante será manter nossas posições na metade da temporada.”
Sébastien Loeb: “A experiência na África do Sul será desafiadora, com terrenos partidos e superfícies difíceis. Após não ter conseguido terminar as duas primeiras provas da temporada, o objetivo é chegar ao fim na África do Sul e reproduzir o desempenho do Oriente Médio, evitando os erros das rodadas um e dois.”
Dados do Rally Safari Sul-Africano
- Base: Sun City, 140 km a noroeste de Joanesburgo
- Data: 18 a 24 de maio
- Distância total: 2759 km
- Temperatura ambiente: de 5°C pela manhã e noite a 26°C durante o dia
Etapas do Rally Safari Sul-Africano
- Prólogo (19 de maio): 25 km, com início em Sun City
- Etapa 1 (20 de maio): Loop stage, 571 km totais, 285 km cronometrados
- Etapa 2 (21 de maio): Parte do Marathon Stage, 418 km até o acampamento Marathon
- Etapa 3 (22 de maio): Segunda parte do Marathon Stage, 537 km
- Etapa 4 (23 de maio): Loop stage perto da fronteira com Botswana, 698 km totais
- Etapa 5 (24 de maio): Etapa decisiva, 290 km totais, 218 km cronometrados