Notícias do Mundo Motorizado

Sébastien Ogier um veterano incorrigível volta a vencer

O piloto francês da Toyota dominou na Sardenha e sobreviveu a tudo, até a um inesperado toque na Power Stage. Diversos ataques da Hyundai no sentido da vitória, tanto pelo campeão em título Thierry Neuville, como pelo rápido Adrien Fourmaux, acabaram sem resultados práticos, apenas com Ott tanak a dar luta até ao fim, terminando o rali italiano no 2º lugar, apenas a 7,9 segundos de Ogier. A juventude acabou por ser batida pela experiência, com Kalle Rovanpera a terminar no 3º lugar a 50,5 segundos do vencedor. A Hyundai bem tentou chegar a um resultado positivo, mas foi a Toyota que colocou seis Yaris nos sete primeiros lugares, incluindo o de Oliver Solberg, o mais rápido na categoria WRC2, apesar de não estar a pontuar para o campeonato nesta prova, tal como Nicolay Gryazin. Por isso, quem levou a vitória na categoria, acabou por ser um inesperado Robert Daprà, piloto italiano os comandos de um Skoda FabiaRS Rally2.

Se a Hyundai falhou os seus objetivos, devido a vários problemas de Neuville e de Fourmaux, a M-Sport Ford acabou por ter uma prova para esquecer, com Grégoire Munster, Josh McEarlean e Martins Sesks a abandonarem, embora com os regressos de Munster e McEarlean em “Super Rali”, mas fora dos pontos. Na Power Stage, o líder Ogier acabou por apanhar um susto, salvo pelo toque numa árvore, mas mesmo assim a vitória não lhe fugiu. Até no derradeiro troço, foi um Toyota a vencer com Kalle Rovanpera, na frente dos Hyundai de Neuville e Tanak. Por outro lado, Elfyn Evans assinou uma prova abaixo do seu nível habitual, terminando na 4ª posição, resultado suficiente para continuar líder do WRC 2025.

Depois da Sardenha, onde Sébastien Ogier deu à Toyota a 6ª vitória consecutiva em seis provas disputadas no WRC 2025, o piloto francês obteve a sua 5ª vitória na prova italiana, mostrando que “ainda está aqui para as curvas”… Antes do Rali Acrópole na Grécia, entre 26 e 29 de junho, Elfyn Evans está no 1º lugar do campeonato com 133 pontos, seguido por Ogier com 114 e por Rovanpera com 113, na frente de Tanak que soma 108 pontos e de Neuville com 83. Entre os construtores, o domínio da Toyota conta com 312 pontos, a Hyundai com 243 e a M-Sport Ford soma 87 pontos. Entre os WRC2 Yoahn Rossel continua na frente, isto porque Oliver Solberg não pontuou para a categoria no Rali da Sardenha.

%d bloggers like this: