Notícias do Mundo Motorizado

54ª Edição do Circuito Internacional de Vila Real: Emoções, Incidentes e Triunfos no Campeonato de Portugal de Velocidade

Após as intensas chuvas do dia anterior, a segunda corrida do Campeonato de Portugal de Velocidade, durante a 54ª edição do Circuito Internacional de Vila Real, foi realizada sob condições ensolaradas e de elevado calor, mantendo o alto nível de competitividade característico do evento. Pedro Salvador, conduzindo o Toyota GR Supra GT4 EVO2, partiu da pole-position para a prova de cinquenta minutos e sustentou a liderança diante da pressão de Rafael Lobato (Speedy Motorsport), Mathieu Martins (Aston Martin Vantage AMR GT4 – Racar Motorsport) e Francisco Abreu (Toyota Gazoo Racing Caetano Portugal).

Na sua estreia nesta edição do campeonato, Pedro Salvador conseguiu defender a primeira posição, apesar da forte aproximação do colega de equipa, especialmente após a entrada do Safety-Car devido ao incidente entre o Porsche Cayman CS RS da Veloso Motorsport (Patrick Cunha) e o Aston Martin Vantage AMR GT4 da Racar Motorsport (Filipe Videira). Como resultado, a pista necessitou de reparos nas barreiras, levando à neutralização temporária da prova.

Com o reinício da corrida, iniciou-se o período de trocas de pilotos nas boxes, impactando diretamente o posicionamento dos competidores. César Machado e Francisco Mora perderam posições, enquanto Roberto Faria e Vasco Oliveira progrediram no pelotão, garantindo lugares de destaque para suas respetivas equipas.

César Machado, atual campeão absoluto de GT, pressionou Vasco Oliveira, porém, este último assegurou o terceiro lugar geral, além da vitória na divisão GT4 Bronze, beneficiado por uma bandeira vermelha originada pelo incidente com Nuno Afonso, que deixou óleo na pista e encerrou prematuramente a competição.

Na disputa pela vitória, José Carlos Pires completou o trabalho iniciado por Pedro Salvador, conquistando o primeiro lugar, seguido por Roberto Faria e Mathieu Martins, que terminaram em segundo. Bruno Pires e Patrick Cunha alcançaram o triunfo na GT4 Pro-Bronze, superando os Toyota de Nuno Afonso/Alex Areia (Gianfranco Motorsport) e Sérgio Azevedo/Orlando Batina (Batina Racing).

Na categoria GT4 Am, Ruben Vaquinhas e Pedro Bastos Rezende mantiveram a invencibilidade apesar de um furo inicial, colocando o Aston Martin da Gianfranco Motorsport à frente do modelo da Racar Motorsport pilotado por Filipe Videira e António Lopes.

Pompeu Simões e Duarte Camelo venceram novamente na GTX com o Porsche Cayman CS da Speedy Motorsport, enquanto Henrique Moura Oliveira/Ruben Silva (BMW M4 GT4 – Monteiros Competições) e Luca Staccini/Gracie Mitchell (Ginetta G55 – Tockwith Motorsports) completaram o pódio, apesar dos danos no carro destes últimos.

Na divisão Cup, repetiu-se o pódio da véspera: Rui Miritta venceu com o Porsche 911 (Monteiros Competições), seguido por Adam Fawsitt/Pedro Raposo (Protech Motorsport) e Vítor Costa (Monteiros Competições), todos em veículos da marca alemã.

O Campeonato de Portugal de Velocidade terá continuidade em Jerez de la Frontera, entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro. Antes disso, de 12 a 14 de setembro, o Iberian Supercars e o Supercars España regressam às pistas em Valência.

%d bloggers like this: