
Enquanto o jovem finlandês não deu hipótese, a Toyota também não
Foi incrível o domínio de Kalle, que para além do triunfo à geral, juntou ainda a vitória no “Super Domingo” e até na Power Stage, deixando Ogier e Katsuta de boca aberta. Aliás, os seus companheiros de equipa não facilitaram o fantástico brilharete de Rovanpera, que triunfou com 39,2 segundos de vantagem para Katsuta e 45,1 para Ogier. Não contente com a totalidade do pódio, a Toyota alcançou ainda o 4º lugar com Elfyn Evans, que recupera a liderança do WRC 2025 e a 5ª posição com Sami Pajari, que terminou na frente de Thierry Neuville, o campeão do mundo em título.
Na Finlândia só deu Toyota, com a Hyundai a queixar-se de demasiados furos e também de set-ups errados. Tanak, por exemplo, só conseguiu o 10º lugar da geral, num rali para esquecer, que até valeu uma pena suspensa ao piloto, depois de ter dado um toque num comissário desportivo durante uma assistência. E se o domínio da Toyota começou demasiado cedo, o construtor conseguiu até dominar a categoria WRC2, com a vitória do Yaris Rally2 de Roope Korhonen, que conseguiu o triunfo com apenas 1,1 segundos de vantagem para um dos grandes senhores dos ralis mundiais. Na verdade, Jari-Matti Latvala vestiu o fato de piloto para correr no rali do seu país, mostrando incrível classe de condução, arriscando-se mesmo a vencer a categoria WRC2. Quem sabe nunca esquece. Se a Hyundai acabou por levar uma forte tareia, os Puma da M-Sport Ford tiveram sempre um andamento muito abaixo do expectável, com Josh McErlean a ser o melhor dos três, logo seguido por Martins Sesks e por grégoire Munster.
Depois da prova finlandesa, Elfyn Evans volta ao comando do WRC 2025, com 176 pontos, apenas mais três que Kalle Rovanpera que soma 173. Seguem-se Sébastien Ogier e Ott Tanak, ambos com 163 pontos, seguidos por Thierry Neuville com 125 pontos. Dada a atual classificação do campeonato, Sébastien Ogier já garantiu que irá fazer a totalidade das restantes provas, para tentar o seu 9º título de campeão do mundo, igualando assim o seu compatriota Sébastien Loeb. Entre os construtores, a Toyota aumenta a sua vantagem, comandando com 458 pontos, enquanto a Hyundai soma 371 e a M-Sport Ford 129. A próxima prova é o Rali do Paraguai, entre 28 e 31 de agosto.