A Porsche acaba de elevar a fasquia no segmento dos SUV elétricos com o lançamento do novo Macan GTS, a quinta variante da gama Macan Electric e a primeira a ostentar a sigla GTS em versão totalmente eléctrica. Fiel à tradição iniciada com o 904 Carrera GTS de 1963, este modelo combina uma estética desportiva com uma dinâmica de condução envolvente, prometendo conquistar os entusiastas da marca com uma proposta que alia potência, precisão e estilo.

Com até 420 kW (571 CV) em overboost e um binário máximo de 955 Nm, o Macan GTS acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,8 segundos e atinge os 200 km/h em 13,3 segundos, com a velocidade máxima limitada a 250 km/h. tal como o Macan Turbo, está equipado com o motor eléctrico traseiro mais potente da gama, com um inversor de carboneto de silício (SIC) de 900 amperes e uma transmissão com relação de 9,0:1, concebida para suportar o elevado binário dos modelos performance.
A autonomia eléctrica em ciclo combinado varia entre 531 e 586 km, podendo atingir até 745 km em ambiente urbano. A bateria de 100 kWh permite carregamentos rápidos de 10 a 80% em apenas 21 minutos, com uma capacidade máxima de 270 kW. O Track Mode, herdado do Taycan, otimiza a refrigeração da bateria e garante uma performance consistente mesmo sob carga sustentada, minimizando o efeito de redução de potência provocado pelo calor.
A suspensão pneumática desportiva com afinação específica GTS, o Porsche Active Suspension Management (PASM) e o Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus) contribuem para uma condução precisa e ágil. A altura ao solo foi reduzida em 10 mm e o centro de gravidade é o mais baixo de toda a gama Macan. O bloqueio do diferencial traseiro com controlo electrónico, posicionado atrás do motor, favorece a distribuição de peso (48:52) e melhora a tracção em curva. Como opção, está disponível o eixo traseiro direccional para uma agilidade ainda superior.

O som também foi alvo de atenção: o Porsche Electric Sport Sound (PESS) oferece dois perfis exclusivos para o GTS, com carácter distinto nos modos “Sport” e “Sport Plus”, reforçando a componente emocional da condução.
Visualmente, o Macan GTS distingue-se por múltiplos elementos em Preto — na dianteira, laterais, traseira e nos faróis LED Matrix escurecidos. Estreia o novo Pacote Sport Design, que será posteriormente alargado a toda a gama, com para-choques redesenhados e acabamentos contrastantes em Preto nos sideblades, arcos de roda e lip da asa traseira adaptativa. As jantes Macan Design de 21 polegadas em Cinzento Antracite são de série, estando disponíveis como opção as RS Spyder Design de 22 polegadas.
A paleta de cores inclui três novidades: Crayon, Vermelho Carmim — cor emblemática dos modelos GTS — e Azul Lugano, estreando-se no Macan. Para os mais exigentes, o programa Paint to Sample da Porsche Exclusive Manufaktur oferece cerca de 60 cores adicionais.

No interior, o ambiente desportivo é garantido pelo revestimento em Race-Tex, combinado com Pele lisa em Preto. Os bancos Desportivos adaptativos (18 vias) têm centros em Race-Tex e apoios laterais em pele. O Pacote de Interior GTS, opcional, permite coordenar as cores exteriores com pespontos decorativos, cintos de segurança e inscrições “GTS” em Vermelho Carmim, Cinzento Ardósia Neo ou Azul Lugano. O Pacote de Interior em Carbono acrescenta acabamentos em fibra de carbono no volante, tablier e portas.
O cockpit digital reflecte a cor exterior na visualização 3D do veículo e inclui a inscrição “GTS” no painel de instrumentos. As funções do Pacote Sport Chrono — como cronometragem de voltas, telemetria e análise de sectores — estão acessíveis através da aplicação no ecrã central.
Em termos de tecnologia e conforto, o Macan GTS beneficia das últimas actualizações da gama: Porsche Digital Key, novas assistências ao estacionamento, Voice Pilot com suporte IA, jogos integrados e uma capacidade de reboque aumentada para 2500 kg.
O novo Macan GTS já está disponível para encomenda, com preços a partir de 108.221 euros.
