Notícias do Mundo Motorizado

Portalegre 500 acelera rumo à consagração no todo-o-terreno

A bp Ultimate Baja Portalegre 500 regressa entre 23 e 25 de Outubro para a sua 39ª edição, reafirmando-se como a grande festa do todo-o-terreno em Portugal e uma referência internacional. Com mais de 500 pilotos e navegadores de 16 nacionalidades, distribuídos por 354 equipas, esta clássica organizada pelo Automóvel Club de Portugal (ACP) promete dois dias de emoção intensa nos estradões do Alentejo e Ribatejo.

A prova integra a Taça do Mundo FIA de Bajas e a Taça da Europa FIA de Bajas, pontuando também para os campeonatos nacionais de carros (FPAK) e motos (FMP). A competição arranca na quinta-feira com as verificações técnicas e administrativas, seguindo-se na sexta-feira o prólogo de 3 km e a primeira etapa de 70 km. No sábado, os carros enfrentam dois sectores selectivos de 180 km e 195 km, totalizando 445 km cronometrados, enquanto as motos percorrem um único troço de 300 km. Os inscritos na Promo Baja e Hobby fazem 160 km, e os jovens da Mini Baja, com idades entre os 8 e os 14 anos, competem nas categorias Moto, Quad e SSV.

A adesão à prova é histórica: 86 carros, 72 SSV, 101 motos, 34 quads, 36 participantes na Promo Baja e Hobby, e 25 na Mini Baja. A diversidade e o nível competitivo elevam Portalegre a palco decisivo para os títulos nacionais e internacionais.

Na categoria Ultimate (T1+), João Ferreira surge como favorito, conduzindo o Toyota Hilux T1+ Evo. “Parto à procura do terceiro triunfo e com o objetivo de chegar à liderança do campeonato”, afirmou o piloto português, que terá como principais adversários Francisco Barreto, João Ramos, Luis Recuenco e Wlodzimierz Grajek — este último atual segundo classificado na Taça da Europa de Bajas.

Na Challenger, Miguel Barbosa (Taurus T3 Max), vencedor surpresa em 2024 com um side-by-side, quer repetir o feito. Tiago Reis (Taurus Evo Max), Ricardo Porém (Kaisen S1) e o espanhol Angel Valero (VM T34) também prometem luta intensa.

Nos SSV, João Dias (Polaris RZR), vencedor da categoria na bp Ultimate Rally Raid Portugal, é um dos nomes em destaque, juntamente com Gonçalo Guerreiro (Taurus Evo Max), Mitchel Van Den Brink (Can Am Maverick), Afonso Oliveira (Polaris RZR) e Luís Cidade (Can Am Maverick). Guerreiro lidera o campeonato nacional absoluto com cinco pontos de vantagem sobre João Ferreira e 34 sobre Tiago Reis, tornando esta prova crucial para a consagração.

Nas motos, António Maio (Yamaha WR 450), campeão nacional e vencedor de oito edições, procura a nona vitória. “Portalegre é sempre especial. É onde se mede a resistência e a técnica”, comentou. Martim Ventura (Honda CRF 450), vencedor em 2024, Bruno Santos (Husqvarna FE 450), Sebastian Buhler (KTM 450 EXC-F) e Micael Simão (Gas Gas EC 500), atual líder do campeonato, completam o lote de favoritos.

Nos quads, Tomás Paulo (Yamaha YFZ450R), jovem líder do campeonato nacional, procura a primeira vitória em Portalegre, enfrentando Luís Fernandes e João Vale, ambos com dois triunfos na prova.

A Mini Baja volta a ser um momento de promoção da modalidade entre os mais jovens, reforçando o espírito formativo e competitivo do evento.

Para além da competição, o ACP reforça o compromisso com a sustentabilidade, alinhando-se com os códigos ambientais da FIA, FIM, FPAK e FMP. Através de um Sistema de Gestão Ambiental, a organização promove práticas responsáveis, desde a gestão de resíduos à redução de emissões, procurando ser um exemplo nacional e internacional.

Com o público a mobilizar-se desde o nascer do sol, a bp Ultimate Baja Portalegre 500 promete ser, mais uma vez, uma celebração da velocidade, da resistência e da paixão pelo todo-o-terreno.