
Kris Meeke alcança segunda vitória do ano em duas provas disputadas no CPR 2025, mas Dani Sordo já deu uma resposta à altura. Neste duelo entre Toyota e Hyundai, Meeke venceu as duas primeiras especiais, mas depois Sordo triunfou nos seis troços seguintes. Se não fossem os problemas no turbo do Hyundai logo na 2ª especial do rali, que levou o piloto espanhol a perder 47,5 segundos para o britânico, as coisas poderiam ter sido bem diferentes, pelo menos com um duelo estrangeiro mais aceso na luta pela vitória na prova portuguesa, apesar da gestão que Meeke fez depois de uma impensável vantagem, que chegou mais cedo do que se esperava. Mas no Algarve nasceu uma estrela bem portuguesa, que promete e merece asas para poder voar mais longe. Chama-se Gonçalo Henriques, tem a seu lado Inês Veiga e deram um tratado de condução nas especiais do Rali do Algarve, surpreendendo todos ao alcançar o 3º lugar do pódio e o lugar de melhor português na prova. Quem o conhece melhor, sabe o que o jovem piloto de 27 anos pode fazer. Pena é que não faça todas as provas do CPR.

A “escola do WRC” é um caso à parte! Tirando esse facto real, que irá colocar sempre Kris Meeke e Dani Sordo em duelos pela vitória, existem dois lotes diferentes de pilotos portugueses que vão manter intactos os momentos mais emocionantes, com diferenças mínimas entre eles. Os “catedráticos” do costume que disputam os segundos em todas as provas, são Armindo Araújo, que foi batido por Gonçalo Henriques apenas por 9 décimas de segundo, Ricardo Teodósio que ficou a 7,2 segundos de Armindo, José Pedro Fontes e Pedro Meireles. Depois existe ainda a nova vaga para animar a luta pelos lugares cimeiros, como Pedro Almeida, Ruben Rodrigues e agora, sem dúvida, Gonçalo Henriques.

Mas se este excelente lote de pilotos conta com viaturas da categoria RC2, há que não esquecer outro conjunto de valores que estão aos comandos de viaturas menos potentes. Ricardo Sousa que triunfou no Algarve nas duas rodas motrizes com o Peugeot 208 Rally4 é um valor seguro, bem como Guilherme Meireles ou Rafael Rego, que terminaram a prova algarvia com exibições de destaque. Mas há mais. Necessário é que existam condições para impulsionar esse lote mais jovem para o lugar que merecem. A próxima prova do CPR 2025 é o Rali Terras da Aboboreira a 2 e 3 de maio, que antecede o Vodafone Rally de Portugal de 15 a 18 de maio.

