Notícias do Mundo Motorizado

Loubet vence I Rallye Capital do Queijo e das Fajãs

Ao completarem o itinerário de pouco mais de 74 km do I Rallye Capital do Queijo e das Fajãs em 49 minutos e sete segundos, a dupla francesa Pierre-Louis Loubet e Loris Pascaud (Citroen C3 Rally2, Sports & You) venceram os outros 17 concorrentes que concluíram a prova. Este evento marcou o retorno dos ralis à ilha de São Jorge, com aspirações de integrar o calendário de 2026 do Campeonato dos Açores de Ralis. A dupla Loubet/Pascaud venceu todas as provas especiais, incluindo a powerstage. A presença dos vencedores do WRC2 em 2019 atraiu grande público e esgotou os voos para a ilha.

Carlos Martins e Daniel Amaral finalizaram o rali na segunda posição da classificação geral, sendo os melhores nacionais em prova. Eles foram os segundos melhores em todas as provas especiais, incluindo a powerstage disputada na segunda passagem por Rosais, exceto pelo terceiro tempo mais rápido obtido em Transversal Pico Pinheiro – 1.

A equipa formada pelos terceirenses Fábio Silva e Tiago Inácio alcançou o terceiro lugar ao volante de um Subaru Impreza WRX STI, aproveitando a oportunidade quando pilotos mais bem equipados abandonaram a prova, subindo ao terceiro lugar do pódio.

Os três lugares seguintes da classificação geral também determinaram o pódio das “duas rodas motrizes”. Fernando Soares e Alberto Almeida, em Peugeot 208 Rally4, venceram esta competição, retornando à atividade desportiva após vários anos afastados, e somando menos 36,2 segundos que os seus adversários mais próximos.

A dupla Estevão Rodrigues/Nuno Cabral (Peugeot 208 Rally4, AutoAçoreana Racing) mostrou um bom desempenho, chegando a liderar a competição. Após terem sido os terceiros melhores no Além Mar Rali TAC, disputado na ilha Terceira, vieram a São Jorge para se prepararem para a próxima etapa do Campeonato dos Açores de Ralis, que ocorrerá no segundo fim de semana de maio.

João Faria e Nuno Pereira, em Peugeot 206 RC, alcançaram o terceiro lugar nas “duas rodas motrizes” com experiência e persistência. Apesar das dificuldades e beneficiando de alguns abandonos de outros pilotos, conseguiram obter um bom resultado nesta primeira edição do I Rallye Capital do Queijo e das Fajãs.

A prova na ilha de São Jorge também fez parte do calendário do Troféu de Ralis de Terra dos Açores, edição de 2025. Fábio Bettencourt e Emanuel Silva, em Citroen Saxo Cup, ganharam essa competição, seguidos por Hélder Pimentel e Rúben Silva, em Toyota Corolla TS, e por Rúben Borges e André Ventura, em Skoda Fabia RS TDI.

Dos vinte e dois concorrentes inscritos, dezoito completaram o I Rallye Capital do Queijo e das Fajãs. A cerimônia de premiação foi realizada na Vila de Velas.

Classificação final

%d bloggers like this: