
Alexandre Pinto e Bernardo Oliveira, líderes do Campeonato do Mundo de Rally Raid na Categoria SSV, estão de partida para o South African Safaria Rally, competição que se estreia no calendário do prestigiado W2RC 2025 sendo a sua terceira etapa. A formação do Old Friends Rally Team vai, de 18 a 24 de maio, percorrer deslumbrantes pistas da África do Sul aos comandos de um Can-Am.
“Vamos encarar esta prova de forma cautelosa. É muito importante terminarmos a corrida não deixando de apontar à vitória, mas tentando fazer uma gestão prudente da competição. Em primeiro lugar está o Campeonato. É a minha primeira vez na África do Sul e também a prova é nova no mundial. Não há muitas informações sobre esta corrida, uma situação que é igual para todos os pilotos. Nesse aspeto todos partem em pé de igualdade”, salienta Alexandre Pinto que acrescenta:
“Estou muito motivado e o Bernardo também. Nós e toda a equipa sabemos o trabalho que temos de fazer, sabemos que o mais importante é o Campeonato e não perder o foco em manter a liderança que ocupamos desde o Dakar Rally. Seguimos com boa vantagem, mas sabemos que as competições são traiçoeiras e há muitos fatores que não conseguimos controlar e que nos ultrapassam. Há muitas variáveis e alguns imponderáveis. Mantemos o foco e seguimos com motivação para mais um desafio”, refere o piloto luso que conquistou o triunfo no Dakar Rally e que confirmou a liderança entre os SSV no Abu Dhabi Desert Challenge, dispondo à partida para a terceira ronda do W2RC de uma folgada vantagem que lhe permite manter bem vivo o propósito de se tornar Campeão do Mundo.
O South African Safari Rally percorrerá pistas desde a África Central quente e seca até às regiões montanhosas mais férteis ao longo de 1600 km cronometrados. A prova terá o centro nevrálgico em Sun City, uma estância de luxo e onde está localizado um casino de renome mundial ambos situados na província de Noth West. Em Sun City estará sediado o Bivouac. A prova idealizada pelo famoso Evan Hutchison, sete vezes campeão sul-africano de Cross Country, promete um traçado variado a oscilar entre pistas de terra (48%), pistas de gravilha (27%), pedregosas (15%) e de areia (10%).
Dia 18 de maio decorrem as verificações técnicas e administrativas. A prova inicia-se desportivamente no dia 19 com um prólogo com cerca de 24km de campos abertos com árvores, trilhos de mato e uma pequena secção na floresta. Seguem-se cinco etapas. A primeira disputa-se a cerca de 200 km de Sun City, em Lichtenburg. Nos dias 21 e 22 os concorrentes terão de enfrentar a primeira e segunda parte da etapa maratona em etapas que vão ter lugar em Barberspan e Stella. O dia 22 será o único em que o bivouac ficará em situado em Stella. Os pilotos não poderão usufruir de qualquer tipo de assistência externa às suas máquinas. A quarta etapa disputa-se em Skilpadshek e a quinta e derradeira, trará a comitiva de regresso a Sun City onde terá lugar também a Power Selective Section e a Cerimónia de entrega de prémios.