Notícias do Mundo Motorizado

Ogier não perdoa e vence por 7 vezes em Portugal

Até Sébastien se espanta por continuar tão competitivo ao longo de tantos anos. E não é sem duelos emocionantes ao segundo, como aconteceu com Ott Tanak na edição deste ano do Vodafone Rally de Portugal. Mas não foi apenas o adversário da Hyundai que deu luta, pois dentro da Toyota também Kalle Rovanpera deu luta, mas acabou por “tirar o chapéu” a Ogier, um colega de equipa que, apesar das diversas lutas disputadas, até consegue dar sugestões ao jovem Kalle. E o oito vezes campeão do mundo, conquistou a sua 7ª vitória em Portugal, deixando Tanak a 8,7 segundos e Rovanpera a 12,2 segundos. Para além desta emoção até final, onde Tanak dominou um “Super domingo”, vencendo inclusivamente a Power Stage, a Hyundai tentou desfazer o domínio da Toyota, mas acabou por não conseguir, colocando apenas Tanak no 2º lugar do pódio e Neuville na 4ª posição. No fundo a Toyota não alcança apenas a vitória com Sébastien Ogier, mas também o 3º lugar com Rovanpera, a 5ª posição com Takamoto Katsuta e o 6º lugar com o líder do WRC, Elfyn Evans, que em Portugal esteve abaixo do que se esperava.

Se a emoção na luta pela vitória prendeu todas as atenções de um público apaixonado e vibrante, a categoria WRC2 foi totalmente dominada pelo Toyota de Solberg, que se impôs a Yohan Rossel com 51,8 segundos de diferença e a Gus Greensmith a 1m08,1. Entre os pilotos portugueses e depois da fantástica vitória de Pedro Almeida , apoiado pela ARC Sport, no que toca ao Campeonato de Portugal de Ralis, que deixou Armindo Araújo a escassos 2,7 segundos, foi precisamente Armindo que levou pela 14ª vez a “legenda” do melhor piloto português em prova, com sete triunfos consecutivos. Ainda não foi desta que a Hyundai bateu a Toyota, nem sequer nos exímios pisos de terra do Vodafone Rally de Portugal. Tanak esteve na liderança durante 15 especiais de classificação, mas foi Ogier que subiu pela 7ª vez ao lugar mais alto do pódio.

Elfyn Evans, apesar do modesto resultado em Portugal, continua na liderança do WRC 2025, totalizando 118 pontos. Kalle Rovanpera está no 2º lugar com 88 pontos e Sébastien Ogier, a fazer um campeonato parcial, é o 3º classificado com 86 pontos, todos em Toyota. Depois vem a concorrência da Hyundai, com Ott Tanak a somar 84 pontos e o atual campeão do mundo, Thierry Neuville a totalizar 78 ponto. Entre os construtores, a Toyota domina com 258 pontos, a Hyundai soma 203 e a M-Sport Ford 72 pontos. A próxima etapa do WRC 2025 será o Rali da Sardenha entre 5 e 8 de junho.

%d bloggers like this: