
O 58.º Rallye Recalvi Rías Baixas, segunda prova da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA 2025 e do Desafío PEUGEOT, ficou marcado por emoção até ao último metro e pelo elevado nível competitivo entre os jovens pilotos ao volante dos PEUGEOT 208 Rally4.
Com 16 equipas a iniciarem a prova e 12 a conseguirem completar os 129,54 km de especiais, a fiabilidade dos carros foi posta à prova num percurso desafiante em Espanha. Os portugueses Rafael Rêgo e Ana Gonçalves começaram em destaque, liderando após a primeira etapa, mas viram a concorrência aproximar-se rapidamente. A luta pelo topo foi renhida, com Javier Cañada / Ortiz Aday e os espanhóis Iago Gabeiras / Ian Quintana a pressionarem, enquanto Giovanni Fariña e Alejandro Rodriguez iam subindo posições.
Problemas técnicos causaram o abandono da dupla lusa Ricardo Sousa / Luís Marques, que lideravam o troféu antes desta ronda, e também dificultaram a jornada dos vice-líderes Henrique Moniz / Vítor Hugo. Ao mesmo tempo, Miguel Gutiérrez / Osel Román e outras equipas mantinham-se na luta pelos lugares do pódio.
Na segunda etapa, a competição intensificou-se entre Garcia, Rêgo e Alex Español / Borja Odiozola. Um momento-chave deu-se na sexta especial: Rêgo perdeu tempo significativo, caindo para sexto, e Fariña assumiu a liderança, consolidando essa posição no troço seguinte. Mesmo com a recuperação de Rêgo, Fariña fechou a manhã de sábado no comando, seguido de perto por Español e Garcia.
A parte da tarde manteve o suspense: Cañada foi dos mais rápidos nas últimas especiais, tentando reduzir a vantagem de Fariña, mas o espanhol defendeu-se bem. O desfecho só chegou nos dois últimos troços: Fariña venceu a penúltima especial e, apesar da vitória de Español no troço final, segurou o triunfo com apenas 3,7 segundos de vantagem. Garcia garantiu o terceiro lugar, Cañada ficou em quarto e Rêgo, o melhor português, terminou em quinto.
Este resultado reforça a candidatura de Giovanni Fariña ao título do Desafío PEUGEOT e confirma a PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA como palco de afirmação para jovens talentos dos ralis. A próxima ronda será o Rali da Madeira, de 31 de julho a 2 de agosto, prometendo mais emoções e disputas renhidas.
CLASSIFICAÇÃO FINAL | Rallye Recalvi – Rías Baixas
1º Giovanni Fariña (1º Júnior) / Alejandro Rodriguez, 1h 16m 41,3s
2º Alex Español / Borja Odriozola, a 3,7s
3º Miguel García / Osel Román, a 17,9s
4º Javier Cañada / Aday Ortiz, a 41,1s
5º Rafael Rêgo / Ana Gonçalves, a 59,6s
6º Iago Gabeiras / Ian Quintana, a 1m 40,4s
7º Carlos Rodríguez / Aitor Bonilla, a 2m 39,5s
8º Henrique Moniz / Vítor Hugo, a 3m 14,4s
9º Gil Antunes / Alexandre Ramos, a 3m 57,2s
10º Baptiste Panissié / Théo Pallu, a 4m 44,5