Notícias do Mundo Motorizado

Solberg de Rally1: Toyota reforça aposta nos jovens para o WRC 2026

A TOYOTA GAZOO Racing World Rally Team (TGR-WRT) prepara-se para entrar em 2026 com uma formação de pilotos reforçada e ambiciosa, apostando numa combinação de talento jovem e experiência consolidada para enfrentar os desafios do Campeonato Mundial de Ralis (WRC). Após uma temporada de 2025 histórica, marcada pela conquista do quinto título consecutivo de construtores e com três duplas ainda na luta pelo campeonato de pilotos e co-pilotos, a equipa japonesa anuncia uma estrutura alargada para o próximo ano, com cinco GR Yaris Rally1 em prova na maioria dos eventos.

A grande novidade é a promoção de Oliver Solberg, de 24 anos, ao volante de um Rally1, depois de uma temporada brilhante em WRC2, onde conquistou o título com o GR Yaris Rally2 e venceu de forma surpreendente o Rally da Estónia na sua estreia com o carro principal da equipa. Solberg, acompanhado pelo co-piloto Elliott Edmondson, junta-se a Elfyn Evans, Sébastien Ogier, Takamoto Katsuta e Sami Pajari, formando um quinteto que promete agitar a competição.

Jari-Matti Latvala, Team Principal da TGR-WRT, sublinha o entusiasmo com a nova formação:

“É um prazer dar as boas-vindas ao Oliver depois do fantástico trabalho que fez com o GR Yaris Rally2 este ano – e, claro, da sua incrível estreia com o Rally1 na Estónia. Com Elfyn e Seb a lutar pelo título, Takamoto a mostrar que pode vencer e Sami a ganhar experiência, teremos uma equipa forte com uma mistura de velocidade e maturidade.”

Evans, que entra na sua sétima temporada consecutiva com a Toyota e tem como engenheiro o português Rui Soares, é um dos pilares da equipa. Em 2025, protagonizou uma das suas campanhas mais consistentes, liderando actualmente a classificação com Scott Martin.

“Tem sido um dos nossos melhores anos, tanto para mim como para a equipa. Todos estamos focados em continuar a melhorar e espero alcançar maiores resultados em 2026”, afirma o piloto britânico.

Ogier, por sua vez, mantém o seu programa parcial, com presença em mais de metade dos ralis da temporada, incluindo o tradicional Rallye Monte-Carlo. O francês, que soma múltiplas vitórias em 2025 e luta pelo seu nono título mundial, reforça o espírito colectivo da equipa:

“Todos estamos a puxar na mesma direcção e é um orgulho fazer parte disto. O objectivo é continuar a ajudar a equipa a vencer ralis e campeonatos.”

Katsuta, primeiro produto do TGR WRC Challenge Program, continua a evoluir e teve em 2025 as suas melhores prestações até à data, com segundos lugares na Suécia e Finlândia.

“Houve momentos difíceis, mas também ralis fortes onde lutámos pelos primeiros lugares. Estou confiante de que isso me tornará mais forte para o futuro”, partilha o piloto japonês.

Pajari, campeão de WRC2 em 2024, entra em 2026 com um ano completo de Rally1 no currículo e uma promissora estreia no pódio no Rally do Japão.

“Tem sido uma temporada de aprendizagem, mas conseguimos mostrar velocidade em quase todos os ralis. O objectivo é continuar a trabalhar para um dia lutar pelo título”, afirma o jovem finlandês.

Solberg, visivelmente entusiasmado com a promoção, reconhece o desafio que tem pela frente:

“Foi um ano incrível. Cumprimos o objectivo de vencer o WRC2 e tivemos uma semana fantástica na Estónia com o Rally1. Agora, temos de ser realistas: há muito para aprender, mas vamos divertir-nos e dar o nosso melhor.”

Paralelamente, o TGR WRC Challenge Program continua a expandir-se e a formar novos talentos. Em 2026, Yuki Yamamoto, piloto da segunda geração do programa, fará uma temporada completa de WRC com o GR Yaris Rally2, incluindo sete provas pontuáveis para WRC2.

“Este ano foi de progresso e aprendizagem. Estou feliz por continuar com o apoio do programa e por poder desafiar-me numa temporada completa”, afirma Yamamoto.

A terceira geração do programa, composta por Shotaro Goto e Takumi Matsushita, também dá um passo em frente, passando do Rally3 para o Rally2 após demonstrarem evolução em 2025.
Goto comenta:

“É inacreditável pensar que comecei há um ano e meio e agora vou pilotar um Rally2. Estou pronto para dar o meu melhor.”
Matsushita acrescenta:
“Melhorei muito nas notas e na condução. O carro é fantástico e estou ansioso por competir contra pilotos de alto nível.”

A grande novidade é a inclusão de um piloto não-japonês pela primeira vez. Após um evento de selecção global na Finlândia, Jaspar Vaher, jovem estónio de 18 anos, foi escolhido para integrar o programa.

“É uma oportunidade especial para mostrar o meu valor. O salto do Rally4 para o Rally2 é grande, mas tenho uma equipa fantástica a ajudar-me a evoluir”, afirma Vaher.

A quarta geração do programa também progride, com Rio Ogata e Kanta Yanaguida a passarem do Rally4 para o Rally3, acompanhados pelo co-piloto Tomiya Maekawa, que também sobe de nível após vencer o campeonato finlandês.
Com uma estrutura sólida e uma aposta clara na formação de talentos, a TOYOTA GAZOO Racing entra em 2026 com ambições renovadas e uma equipa que promete manter o domínio no WRC, enquanto prepara o futuro da modalidade com uma geração de pilotos em constante evolução.