Notícias do Mundo Motorizado

Gonçalo Guerreiro: rumo ao topo no Dakar 2026

O jovem piloto português Gonçalo Guerreiro, de apenas 24 anos, regressa ao Dakar Rally 2026 com ambições reforçadas e estatuto oficial. Depois de uma estreia fulgurante em 2025, onde conquistou o segundo lugar na categoria Challenger ao serviço da Red Bull Off-Road Junior Team, Guerreiro foi confirmado como piloto oficial da Polaris, integrando a estrutura SSV LOEB FrayMédia Motorsport, liderada por Sébastien Loeb.

A ascensão meteórica do piloto tem sido marcada por resultados consistentes e por convites de peso. Em 2025, além do título nacional de todo-o-terreno conquistado ao volante de um Polaris RZR Pro, foi chamado por duas vezes pelo campeão mundial Nasser Al-Attiyah para competir na sua equipa, vencendo ambas as participações. Estes feitos consolidaram a sua reputação como um dos talentos mais promissores do panorama internacional do rally-raid.

Na apresentação oficial realizada no Palaphita Cascais – Casa da Guia, Guerreiro não escondeu a ambição: “Vou para este Dakar com mais experiência e penso que isso é que vai ser chave do sucesso. No entanto, tenho muita consciência da dificuldade do Dakar. É uma prova muito desgastante tanto ao nível físico como mental, mas é por isso que o Dakar é tão fantástico. Nós pilotos gostamos dessas dificuldades e é por isso que queremos sempre voltar. Em 2025 cumpri o meu sonho de estar à partida da prova e quero voltar para fazer um resultado melhor. Em 2025 foi um sucesso, mas agora tenho mais experiência para ambicionar o topo do pódio”.

A Polaris, que venceu as duas últimas edições da competição SSV, reforça assim a sua aposta na internacionalização. Para Miriam Torres, Marketing Manager da Polaris Ibéria, a escolha de Guerreiro é estratégica: “Para nós é um grande orgulho ter o Gonçalo como piloto oficial Polaris. É a combinação de um projecto que começou com o novo Pro R. Foi uma aposta clara na internacionalização e nas corridas fora dos Estados Unidos e culmina com um piloto tão forte como o Gonçalo a representar a Polaris Ibéria na maior corrida de todo-o-terreno do mundo”.

A equipa LOEB FrayMédia Motorsport – RZR Factory Racing apresentará cinco duplas em 2026, incluindo nomes como Johan Kristoffersson, Xavier de Soultrait e Brock Heger, divididos entre o RZR PRO R Factory (T4) e o novo RZR PRO R Rally (SSV 1), veículo de desenvolvimento mais potente e orientado para a velocidade. Guerreiro alinhará com o navegador brasileiro Maykel Justo, numa dupla que promete conjugar juventude e experiência.

O Dakar Rally 2026 terá lugar na Arábia Saudita, entre 3 e 17 de Janeiro, com partida e chegada em Yanbu e dia de descanso a 10 de Janeiro em Riyadh. A prova contará com cerca de 8.000 quilómetros, dos quais 4.901 cronometrados, e terá a participação de pelo menos 27 pilotos portugueses nas várias categorias.

Para Guerreiro, esta será a oportunidade de transformar a promessa em realidade. A experiência acumulada, a integração numa estrutura de topo e o apoio oficial da Polaris colocam-no entre os candidatos sérios à vitória na categoria SSV. Mais do que um desafio pessoal, a sua presença simboliza também o reforço da presença portuguesa no maior palco mundial do todo-o-terreno.

Gonçalo Guerreiro regressa ao Dakar com estatuto oficial, experiência reforçada e ambição declarada de alcançar o topo do pódio. A Polaris aposta no talento português para consolidar a sua hegemonia na categoria SSV, numa edição que promete ser das mais competitivas dos últimos anos.