Notícias do Mundo Motorizado

LEXUS UX: Como o património Japonês influenciou o novo crossover

A equipa que desenhou o novo UX, o crossover que chegará em breve aos centros Lexus na Europa, inspirou-se na rica e variada herança japonesa da marca:

  • O design do habitáculo do UX baseou-se no ‘engawa’, conceito arquitetónico que define a transição suave das linhas interiores para as exteriores.
  • Costuras tradicionais japonesas – ‘sashiko’ – aplicadas pelos mestres ‘Takumi’
  • Acabamentos “Washi” no painel exibem a textura das antigas portas de correr em papel, típicas do Japão.
  • Hospitalidade “Omotenashi” em todos os detalhes

Arquitetura ‘Engawa’
Apesar do aspeto compacto, a equipa de design do UX garantiu que o seu interior seria espaçoso. Recorreu, para isso, a um conceito arquitetónico tradicional japonês, o “engawa”.

“As casas no Japão costumam ter uma área de varanda que faz a ligação entre o interior e o exterior. O caso do Lexus UX é parecido: desenhámos a transição perfeita entre o habitáculo e o exterior do carro”, explica o designer-chefe do UX, Tetsuo Miki.

Este pormenor permite aos passageiros experimentar uma sensação de amplitude, e ao condutor ter a noção precisa dos limites do automóvel, o que facilita muito a condução e a manobra em espaços pequenos. A visibilidade geral do UX é reforçada pelo capot baixo, graças à nova plataforma (GA-C) e ao sistema de transmissão rebaixado.
 
Costuras ‘Sashiko’ 

A pele lisa, do revestimento dos bancos do UX foi inspirado no “sashiko”, técnica tradicional japonesa aplicada na confeção de uniformes de artes marciais como o judo ou o kendo. Exige uma mão firme e habilidosa, pelo que, na Lexus, é executado pelos mestres “Takumi”, os melhores entre os melhores. A pele é costurada com novos padrões de perfuração que formam curvas e variações matemáticas perfeitamente alinhadas e enaltecem a aparência dos bancos.

“Esta técnica tradicional tem mais de 1.200 anos. Pode comportar até 10 pontos por polegada e a sua robustez torna-a bastante popular na aplicação a uniformes de judo e kendo. No passado, esta forma artesanal de costurar era muito utilizada pelos primeiros bombeiros no Japão – servia de proteção aos casacos de algodão”, explica a designer de interiores do UX, Keiko Shishido.
 
Acabamentos ‘Washi’ 

O novo UX é o primeiro Lexus com painéis inspirados no “washi”, papel utilizado nas portas de correr “shoji”, típicas das casas tradicionais japonesas.
 
Hospitalidade ‘Omotenashi’ 

Desde o lançamento do primeiro modelo, em 1989, que a Lexus tem ido sempre mais além pelos seus clientes. Os inúmeros prémios e distinções recebidos ao longo dos últimos 30 anos falam por si – a Lexus procura tratar os clientes como se fossem convidados em sua casa. A inspiração para este nível inigualável de atendimento ao cliente é o “Omotenashi”, que se traduz do japonês como “hospitalidade e serviço educado”. No entanto, é muito mais que excelência de serviço; é um conceito antigo que descreve a capacidade de antecipar as necessidades do outro.
 
O Omotenashi influencia a maneira como a Lexus projeta modelos como o novo UX. Exemplo disso são a bagageira com abertura mãos-livres, o que facilita o processo de abertura da tampa da mala; e o controlo de temperatura do habitáculo com S-Flow, que liberta iões nano-e® ligeiramente ácidos que enchem o habitáculo com ar fresco e criam uma atmosfera que hidrata suavemente a pele e o cabelo.

%d bloggers like this: