Notícias do Mundo Motorizado

Toyota Yaris WRC de Tänak vence novamente na Finlândia

Pelo terceiro ano consecutivo, o Toyota Yaris WRC vence o rali da Finlândia. Ott Tänak repetiu a vitória do ano passado, aumentando a sua liderança no campeonato Mundial de Ralis da FIA, enquanto Jari-Matti Latvala, que competiu frente aos seus compatriotas, terminou em terceiro lugar. Com este resultado a TOYOTA GAZOO Racing, que conta com a sua base na Finlândia, mantém a tradição (desde a sua estreia em 2017) de colocar todos os anos dois Toyota no pódio do rali da Finlândia.

A prova Finlandesa arrancou na quinta-feira, dia 1 de agosto, com a super especial de Harju, um percurso composto por gravilha e asfalto com apenas 2,31 quilómetros de extensão. Ott Tänak terminou em segundo lugar, a 0,7 segundos do tempo mais rápido, com Kris Meeke em terceiro, a meio segundo do seu companheiro de equipa. Jari-Matti Latvala obteve o sexto tempo mais rápido, a apenas 2,4 segundos da liderança.

Na sexta-feira, os três pilotos, em Toyota Yaris WRC, lutaram pela liderança nas dez especiais pelas florestas escandinavas. Jari-Matti Latvala terminou o dia na frente da prova, 1,2 segundos à frente do companheiro de equipa Kris Meeke. Ott Tänak ficou a apenas 2,6 segundos de distância da liderança, na quarta posição.

No sábado, assistiu-se novamente a um duelo entusiasmante, com Ott Tänak a assumir a liderança, ao vencer a primeira etapa da manhã e Latvala a regressar à liderança na especial seguinte. Naquele momento, o trio de pilotos aos comandos do Toyota Yaris WRC estavam separados por apenas 0,6 segundos, no entanto, uma rocha do lado de fora de uma curva rápida (em SS14) causou problemas para dois pilotos. Kris Meeke embateu e partiu a suspensão traseira esquerda, sendo obrigado a desistir. Latvala também deu um toque na rocha, danificando uma roda e perdeu cerca de 13,9 segundos para Tänak. Ott Tänak foi capaz de gerir a sua vantagem durante a tarde, enquanto Latvala terminou o dia em terceiro, tendo adotado uma abordagem mais cautelosa dada a sua margem de 21,7 segundos em relação ao quarto lugar.

Nas quatro derradeiras especiais de domingo, Ott Tänak manteve a liderança e, logo na primeira especial, aumentou a sua vantagem para 20 segundos. Com o seu co-piloto Martin Järveoja, Ott Tänak alcançou o tempo mais rápido na Power Stage, fazendo “o pleno” ao obter o máximo de pontos possíveis na prova (30 pontos). Com este resultado, o piloto Estónio aumenta a sua liderança no campeonato de pilotos para 22 pontos.

Latvala e o seu co-piloto, Miikka Anttila, mantiveram um bom ritmo até final, assegurando o primeiro pódio da temporada. O duplo pódio ajuda a equipa Toyota a aproximar-se do líder no campeonato de construtores.

Kris Meeke reiniciou de manhã, mas teve que parar novamente na penúltima etapa quando chocou numa pedra do lado de dentro de uma curva e danificou o canto dianteiro esquerdo de seu carro.

 

Akio Toyoda (Presidente da Toyota)

“A TOYOTA GAZOO Racing venceu o Rali da Finlândia, pelo terceiro ano consecutivo, frente a uma enorme quantidade de fãs Finlandeses. A cidade de Jyväskylä, o centro da prova, apelidou o nosso carro de “Hometown Hero”. (“Heroi da casa”) Gostei imenso da população local e agradeço o apoio aos fãs em todo o mundo. Muito obrigado. No último evento, na Sardenha, sentimo-nos muito dececionados. Desde então, nestas seis semanas, a equipa continuou a trabalhar arduamente com o compromisso “de fazer o melhor resultado possível no nosso rali”, “vamos retribuir a gentileza das pessoas locais que nos apoiam”. Quero enviar palavras de comemoração e apreço ao Ott e ao Martin que ficaram no topo do pódio, Jari-Matti e Miikka no terceiro degrau e a todos os membros da equipa: Parabéns! Obrigado! Eu gostaria de entregar esta mensagem diretamente, encharcado em champanhe no pódio, tal como no ano passado. No Rali da Finlândia este ano, as três duplas em Yaris WRC, incluindo Kris e Seb, preconizaram uma grande luta pela vitória desde o início. No sábado de manhã, houve um momento em que estavam separados por apenas 0,6 segundos. Vi que cada um deles estava realmente com prazer ao conduzir o Yaris WRC. Acredito convictamente que a condução no limite pelos nossos pilotos tornará o Yaris cada vez melhor! A época do WRC entrou na segunda metade, a equipa continuará a lutar para garantir o campeonato de Fabricantes e fazer com que os nossos pilotos e co-pilotos se tornem campeões no Mundial de Ralis. A todos os fãs, agradeço o apoio à TOYOTA GAZOO Racing”

 

CLASSIFICAÇÃO FINAL, RALI DA FINLÂNDIA

1 Ott Tänak/Martin Järveoja (Toyota Yaris WRC) 2h30m40.3s

2 Esapekka Lappi/Janne Ferm (Citroën C3 WRC) +25.6s

3 Jari-Matti Latvala/Miikka Anttila (Toyota Yaris WRC) +33.2s

4 Andreas Mikkelsen/Anders Jaeger-Amland (Hyundai i20 Coupe WRC) +53.4s

5 Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Citroën C3 WRC) +56.1s

6 Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai i20 Coupe WRC) +1m32.4s

7 Craig Breen/Paul Nagle (Hyundai i20 Coupe WRC) +1m38.2s

8 Teemu Suninen/Jarmo Lehtinen (Ford Fiesta WRC) +2m33.8s

9 Kalle Rovanpera/Jonne Halttunen (Skoda Fabia R5 Evo) +7m54.1s

10 Nikolay Gryazin/Yaroslav Federov (Skoda Fabia R5) +10m28.7s

Kris Meeke/Seb Marshall (Toyota Yaris WRC) não terminaram

%d bloggers like this: