Notícias do Mundo Motorizado

WWCOTY: o novo Evoque é o SUV do ano

APRESENTADO EM LONDRES TENDO POR “MADRINHA” A MODELO BRITÂNICA ADWOA ABOAH, O NOVO RANGE ROVER EVOQUE FOI ELEITO O SUV DO ANO 2019 PELO PAINEL DE JURADAS DO WOMEN’S WORLD CAR OF THE YEAR, ONDE VOTAM 41 JORNALISTAS DE 32 PAÍSES DE TODOS OS CONTINENTES

Os prémios do Women’s World Car of the Year 2019 foram anunciados este sábado no Dubai, quando se tornou público o resultado da votação de um júri de 41 elementos em representação de 32 países. São provenientes de todos os continentes e só votam mulheres ligadas ao jornalismo automóvel. Portugal também integra este júri, através de Carla Ribeiro, jornalista do diário Público e uma das mais experientes do painel. Eis o veredicto do WWCOTY: o novo Evoque é o SUV do ano!

As regras que levam à eleição de um modelo por parte deste painel não privilegiam aspectos habitualmente fundamentais na atribuição de prémios similares. A velocidade e as performances são, neste caso, detalhes sem a maior importância. Porque neste caso, as juradas são convidadas a votar de acordo com o critério que as mulheres empregam quando compram um carro…

Eleição privilegia valores femininos e a sensatez

A bagageira do novo Range Rover Evoque
A CAPACIDADE DA BAGAGEIRA É UM DOS ASPECTOS RELEVANTES PARA AS MULHERES. E TAMBÉM ISSO CONTRIBUIU PARA A ESCOLHA DO WWCOTY: O NOVO RANGE ROVER EVOQUE É O SUV DO ANO

Quando são chamadas a votar, as 41 jornalistas deste painel de juradas, pensam, antes de mais, em aspectos como a segurança, o custo-benefício, a aparência estética, o espaço de arrumação interior e a capacidade da bagageira. Não põem de lado os aspectos práticos da utilização do veículo por crianças, valorizando, evidentemente, o quanto o habitáculo foi pensado para crianças. E não se esquecem das cores, do próprio “sex-appeal” que o modelo desperte, muito menos da “pegada ambiental”, conforme rezam as regras do WWCOTY.

Entre mais de uma centena de modelos possíveis, o júri acabou por reduzir a escolha final a um leque muito restrito de veículos. E para a atribuição do galardão principal, a votação entregou o título de Women’s World Car of the Year ao Mazda 3.

Kia XCeed distinguido pelo WWCOTY como “urban-car”

Kia XCeed é o WWCOTY "Urban-Car"
A ESCOLHA FEMININA ELEGEU O NOVO KIA XCEED COMO O “URBAN-CAR” DO ANO. A VERSATILIDADE DESTE “CROSSOVER” FOI EVIDENCIADA PELA ESCOLHA DO WWCOTY 2019

Nas diversas categorias, o título do “Carro Urbano do Ano 2019” foi atribuído ao Kia XCeed. É o quarto elemento da “família Ceed” e cruza o conceito do automóvel citadino com o do SUV. Este galardão somente vem reforçar a ideia dos próprios responsáveis pela marca sul-coreana, que preconizam um forte sucesso de vendas para o XCeed. A elevada versatilidade do modelo, combinada com uma estética apelativa, são alguns dos factores. Além disso, o espaço generoso, considerando a classe onde se insere, e um valor de comercialização bastante competitivo, completam os atributos do XCeed. Tal e qual “mandam as regras” das senhoras que têm por missão escolher aqueles que, nas perspectiva feminina, são os carros do ano!

Para o prémio do “SUV do Ano 2019”, a votação do júri do WWCOTY determinou a vitória de uma das novidades mais aguardadas deste ano: o novo Range Rover Evoque! E se o modelo original ficou marcado por ter sido um dos modelos deste tipo mais preferidos pelas mulheres, o novo tem tudo para manter esse estatuto. O mais curioso é que por trás de imensos dos aspectos que os critérios do WWCOTY mais valorizam, está, precisamente, uma mulher…

Amy Frascella, designer da Land Rover
POR TRÁS DE ALGUNS DOS ASPECTOS DO NOVO RANGE ROVER EVOQUE QUE SÃO DETERMINANTES NOS CRITÉRIOS DE ESCOLHA DO WWCOTY, ESTÁ O TALENTO DE UMA MULHER: AMY FRASCELLA

Cores e materiais do Evoque foram escolha feminina

O trabalho de Amy Frascella, a “Chief Design Colour and Materials” da Land Rover foi, com certeza, um dos que mais contribuiu para que o Evoque seja tão apreciado pelo público feminino. Com 39 anos, os últimos oito vividos já na Land Rover, Amy Frascella tem a seu cargo uma enorme responsabilidade: “As cores e materiais tocam todos os aspectos da criação de um veículo”, salienta, adiantando que lidera “uma equipa que se ocupa de ‘concept vehicles’, modelos de produção e versões especiais”.

Após ter estudado design de texteis e engenharia, Amy Frascella foi recrutada para uma companhia japonesa, que fornecia texteis para a indústria automóvel. De um fornecedor para o próprio construtor, foi apenas um passo. A Kia e a Hyundai abriram-lhe as portas dos seus atelier’s de desenho. De onde saiu directamente para a Land Rover. “Hoje, creio, sinceramente, que chefio uma das mais talentosas equipas de cores e materiais”, orgulha-se Amy Frascella. Esta responsável, afirma que “as cores e materiais são uma disciplina que está a passar por uma genuína transformação no seio da indústria automóvel. E imensamente na Jaguar Land Rover!” Frascella explica que “não se trata apenas de estética. Trata-se também das funções dentro dos veículos”. E remata dizendo que “é uma mistura de arte e ciência: tenho de compreender porquê que os materiais fazem o que fazem e a sua importância para os modelos que desenhamos”.

Com este troféu, o Range Rover Evoque já recebeu um total de 224 prémios, um pouco por todo o mundo. Mas acreditamos que Amy Frascella terá sentido que a escolha do novo Evoque como SUV Women’s World Car of the Year resultou num dos prémios mais especiais e que melhor reconhece o seu trabalho!

Texto: Alexandre Correia

Fotos: Land Rover/Kia/D.R.

%d bloggers like this: