Notícias do Mundo Motorizado

Onde compram, quanto gastam e como financiam os portugueses a compra de viaturas?

A aquisição de uma nova viatura é uma importante decisão na vida familiar, sobretudo dado o peso que pode representar no orçamento. Não admira, por isso, que 89% dos portugueses confirmem ter participado pessoalmente na escolha no momento da compra. No Observador Cetelem Automóvel 2020 procurou-se compreender melhor onde compram, quanto gastam e como financiam os portugueses as suas aquisições.

Não surpreendentemente, 75% dos inquiridos compraram a sua última viatura num estabelecimento profissional, como são por exemplo os concessionários ou outros especialistas em veículos usados. Já 14% dos portugueses dizem ter feito a aquisição diretamente a um particular, num misto de venda presencial e online. A venda na internet é, atualmente, ainda residual, mas começa a aproximar-se dos dois dígitos (7%).

Quanto gastam?

No que respeita ao valor investido, a maioria dos portugueses – cerca de 60% dos inquiridos – adquire viaturas que custem no máximo até 15 mil euros. Concretamente, 23% dos portugueses afirmam que na última aquisição pagaram menos de 5 mil euros pelo seu veículo, enquanto 19% refere que pagou entre 5 mil e 10 mil euros. Já 18% dos inquiridos gastaram entre 10 mil e 15 mil euros e 14% dos nacionais entre 15 mil e de 20 mil euros. 26% fez uma aquisição superior a estes valores.

Como pagam?

A maioria dos portugueses, 64%, indicam comprar as suas viaturas com fundos próprios. Os portugueses que revelam ter recorrido a financiamento de uma entidade externa para comprar o seu veículo afirmam ter escolhido um crédito convencional (23%), ao passo que 9% dos nacionais adquiriram uma viatura através de contratos de locação, como o leasing.

Em relação à questão sobre a concessão do financiamento,  49% fizeram financiamento diretamente no ponto de venda onde comprou a sua viatura, 34% na banca tradicional e 16% com uma instituição de crédito especializada.

Estudo completo, e disponível para consulta, aqui.

%d bloggers like this: