Notícias do Mundo Motorizado

Rally de Portugal 2012 com três troços nocturnos

Mantendo na base uma estrutura algo semelhante à de anos anteriores, a edição de 2012 do Vodafone Rally de Portugal apresenta, no entanto, importantes novidades que acabam por conferir uma nova roupagem a um figurino que tem sido tão do agrado dos construtores e dos pilotos.

Para Pedro Almeida, director de prova, «o objectivo da equipa do Automóvel Club de Portugal responsável pela prova tem sido o de inovar sem revolucionar, ou seja, manter a base de uma estrutura do agrado das autoridades desportivas, equipas e pilotos, mas introduzindo-lhe, sempre que possível, esta ou aquela alteração, quer no rali propriamente dito quer nas actividades de promoção do mesmo, um sector que hoje em dia tem a máxima importância.

 São exemplos do que atrás fica exposto a super especial no Estádio Algarve, as provas de apoio para clássicos desportivos (2010) ou para carros do campeonato Open (2011), o Road Show do Porto ou, ainda, a super especial de Lisboa, só para citar as nossas mais recentes iniciativas, a que se juntará o Fafe World Rally Sprint em 2012.»

E aquele responsável referiu ainda: «Com um Campeonato do Mundo caracterizado pelo elevado nível de organizações, para nos podermos manter no seu calendário temos não só de garantir uma excelência do nosso trabalho mas também ser inovadores e criativos, aproveitando as janelas de oportunidade que a FIA tem aberto em cada ano.

Por isso mesmo, iremos ter em 2012 uma secção nocturna, depois da entidade federativa internacional ter demonstrado o seu desejo em que as provas cada vez mais se diferenciem umas das outras – após um período em que os ralis tenderam para uma certa estandardização – aproveitando a ligação de Lisboa até ao Estádio Algarve para fazer disputar três classificativas, o que nos vai obrigar a um grande esforço para manter os níveis de segurança nessa fase da prova.»

Pedro Almeida concluiu: «Ainda em termos de novidades para a edição do próximo ano, assinale-se o regresso à zona de Tavira, correspondendo ao desejo manifestado pela edilidade local em voltar a acolher o Vodafone Rally de Portugal no seu concelho, e a criação de uma “Power Stage” curta, com cerca de cinco quilómetros, para fecho da parte competitiva do evento.

A experiência levada a cabo na edição deste ano, com uma “Power Stage” de elevada quilometragem, revelou-se bastante positiva em termos desportivos mas menos conseguida no capítulo televisivo, pelo que fomos sensíveis aos pedidos do promotor do WRC para alterar esta situação.»

A edição de 2012 do Vodafone Rally de Portugal terá uma extensão total de 1564,26km, incluindo 22 provas de classificação, num total de 434,77km, ou seja, uma percentagem de 27,8 face à distância total e uma média de 19,76km por classificativa, o que confere desde logo uma intensa competitividade ao evento.

A substituição do “shakedown” pelo “qualifying stage” veio trazer uma nova importância a um dia que era normalmente utilizado pelos concorrentes para a confirmação das afinações dos seus carros. Agora, com o “qualifying stage” a assumir as características de uma verdadeira especial, para mais com a oportunidade dos mais rápidos escolherem a sua ordem de partida para o primeiro dia de prova, os 4960 metros de Vale do Judeu serão garantidamente um grande espectáculo.

 A 28 de Março, entre as 8h00 e as 10h00, cada equipa poderá fazer duas passagens de reconhecimento e, a partir das 10h15, os concorrentes começarão a largar do Estádio Algarve para o “qualifying stage”, disputado a partir das 10h15.

Repetindo a fórmula que tanto sucesso teve este ano, os concorrentes rumarão a Lisboa no dia seguinte – 29 de Março – onde, a partir das 14h30, terá lugar a super especial na Praça do Império, marcando, assim, o início competitivo do evento.

A partir daqui tudo será diferente, pois o regresso ao sul do País será feito numa ligação por estrada até Ourique, palco de uma neutralização de 2h25, antes das três classificativas nocturnas. Para esta fase da prova, a organização teve em conta todas as questões de segurança que essas classificativas apresentam, reduzindo desde logo a sua extensão, com uma média de 12km, ou seja, cerca de metade da média das restantes especiais. Por outro lado, foi reduzida para mais de metade a distância habitual entre os postos de rádio, permitindo uma mais rápida detecção de qualquer problema. Finalmente estará disponível um helicóptero ambulância com capacidade de voar à noite, em caso de qualquer emergência, estando ainda previstos dois heliportos na zona, também eles operacionais nessas condições.

 Os três troços cronometrados a disputar são:

                    – Gomes Aires, na distância de 10,19km, totalmente novo;

                   – Santa Clara, com 14,29km, versão mais curta da anterior especial;

                   – Ourique, num total de 11,1km, em que metade será totalmente nova  face à anterior versão

 A chegada do primeiro concorrente ao Estádio Algarve está prevista para as 22h30.

Bem se pode dizer que o segundo dia de prova é um dia de regressos. Na verdade e correspondendo ao desejo que a Câmara Municipal de Tavira manifestou em voltar a acolher o rali no seu concelho, foi possível incluir das classificativas nessa zona, algo que não sucedia desde 2007. Mas esta fase da prova marca ainda o regresso da especial de S. Brás de Alportel ao programa do rali, depois de um ano de ausência. Os troços do segundo dia, cuja partida está agendada para as 11h00 e o regresso pelas 18h20, são os seguintes:

                    – Tavira, com 25,01km, totalmente novo;

                   – Alcaria, num total de 25,15km, com 70% de percurso novo;

                   – S. Brás de Alportel, com 16,18km, semelhante à versão de 2010

O terceiro dia do Vodafone Rally de Portugal 2012 – 31 de Março – não apresenta qualquer alteração face à edição deste ano, incluindo um conjunto de três classificativas tradicionais da prova, muito equilibradas na sua quilometragem e que são do total agrado dos pilotos. Com partida pelas 8h30 e chegada às 17h40, o programa inclui:

                    – Almodôvar, com 26,22km;

                    – Vascão, perfazendo 25,29km;

                   – Loulé, na distância de 22,57km

Disputado a 1 de Abril, o derradeiro dia do Vodafone Rally de Portugal apresenta a última grande novidade desta edição, com a introdução de uma nova e curta classificativa, que será o palco do “power stage”, que atribuirá pontos extra em termos de Mundial para os três melhores tempos, prometendo um excelente espectáculo televisivo.

 Com partida pelas 06h30 e chegada às 15h30, esta quarta fase do rali inclui:

             – Silves, com 21,42km, sem alterações;

            – Santana da Serra, num total de 31,04km, idêntico a 2011;

            – Sambro, num total de 5,08km, utilizando a parte do troço de Santa Clara que não foi realizada no primeiro dia                    de prova

 À excepção das classificativas do primeiro dia, todas as restantes são disputadas em duas passagens por cada uma delas.

%d bloggers like this: