Notícias do Mundo Motorizado

Ainda melhor, mais espaçoso, mais seguro, mais conectado e mais emotivo: com o lançamento em Portugal da quarta geração de seu best-seller, a ŠKODA atingiu novos patamares a todos os níveis. A nova geração do OCTAVIA dá continuidade a aspetos determinantes do sucesso dos seus antecessores, oferecendo um porta- bagagens com uma volumetria ainda maior, aliado a um design mais emotivo, graças à nova linguagem da marca. O novo conceito interior combina espaço e funcionalidade excecionais com materiais de alta qualidade e soluções inteligentes Simply Clever. Conectividade inovadora e novos sistemas de assistência transportam o conforto e a segurança para um nível ainda mais elevado.

Sessenta anos após o início da produção do OCTAVIA em 1959, a ŠKODA inicia agora a comercialização em Portugal do melhor modelo desde o seu relançamento, em 1996. A quarta geração do OCTAVIA dá continuidade à senda de sucesso do modelo mais vendido da marca. Com mais de 6,5 milhões de unidades produzidas, é o best-seller da ŠKODA não só na República Checa como também em inúmeros outros mercados nos quatro cantos do mundo. As razões são óbvias: apresenta um design moderno e tecnologias inovadoras, é eficiente, extremamente prático e de elevada qualidade. E ainda oferece um espaço excecional e um superior “value for money”.

Maior e ainda mais atraente

O novo OCTAVIA cresceu, e, graças às novas proporções e ao mais recente desenvolvimento na linguagem de design da ŠKODA, é ainda mais emotivo e dinâmico do que o seu bem-sucedido antecessor, ao mesmo tempo que enfatiza a forte relação que a marca tem com a sua própria tradição e história. Com um comprimento de 4689 mm, é 19 mm mais comprido do que o modelo da terceira geração, enquanto a versão Break é maior em 22 mm. A sua largura aumentou em 15 mm. A volumetria do OCTAVIA Break, que é a maior do segmento, aumentou 30 litros, sendo agora de 640 litros. Por sua vez, a limousine tem uma volumetria de 600 litros, mais 10 litros que o antecessor.

Novas e esculturais formas, elementos dinâmicos e características vincadas transmitem ao veículo um visual emotivo e genuíno, com uma grande personalidade.

Entre as características exteriores, destaque para o novo para-choques dianteiro e os faróis mais estreitos e de formas mais ousadas, com tecnologia LED para os “médios”, “máximos” e luzes diurnas, de série em todas as variantes.

Proporcionam ao automóvel uma imagem autêntica, com uma forte identidade. As luzes traseiras, luzes de travão e luzes de nevoeiro também utilizam tecnologia LED. As barras do tejadilho enfatizam a silhueta alongada do OCTAVIA Break, enquanto a versão Limo tem um visual similar a um coupé.

Jantes de liga leve até 19 polegadas transmitem uma aparência enérgica a todas as versões. As tonalidades Preto Crystal, Azul Lava e Azul Titanium foram recentemente adicionadas à paleta de cores.

Excelente aerodinâmica permitiu reduzir as emissões de CO2 e o consumo de combustível

O novo design não só melhora a aparência visual do ŠKODA OCTAVIA, mas também permite uma excelente aerodinâmica. Com coeficiente de resistência com um valor Cx de 0,24 para a versão Limo e 0,26 para a Break, o novo OCTAVIA é um dos carros mais aerodinâmicos no seu segmento.

Design das luzes e faróis Matrix full LED

A tecnologia avançada ganha beleza com o design de luzes do OCTAVIA. O automóvel inclui faróis Matrix full LED, que proporcionam uma iluminação mais eficaz da estrada e um nível superior de segurança. Estes inovadores faróis estão disponíveis em opção, permitindo que o condutor deixe os “máximos” ligados sem encandear os outros utilizadores da estrada.

Nas luzes exteriores, o design exclusivo ŠKODA Crystal é combinado com uma solução inovadora. A opção de ponta vem com tecnologia Matrix. Graças à câmara instalada no para-brisas, os faróis Matrix full LED conseguem detetar um veículo à frente ou no trânsito contrário, o que permite um ajuste progressivo dos máximos. Garante-lhe a máxima visibilidade sem encandear os outros condutores. Os faróis também apresentam uma função de médios (modos do Sistema Adaptativo dos Faróis) criada por um módulo de projeção em combinação com um refletor de luz de presença. O sistema adapta a iluminação à posição do volante. A excelente funcionalidade das luzes de nevoeiro é assegurada pela tecnologia LED.

As luzes traseiras full LED estão equipadas com indicadores de mudança de direção animados, que, além de indicarem o local onde o condutor vai virar, conferem dinamismo ao automóvel. As luzes traseiras também apresentam elementos decorativos típicos da família ŠKODA. Enquanto a iluminação em C é atualizada com um toque moderno, os elementos cristalinos fazem referência à tradição do fabrico de cristal checo.

Novo conceito interior e painel de instrumentos multinível

No renovado interior, o OCTAVIA oferece um novo volante de dois raios, que pode ser aquecido como opção e, se solicitado como uma variante multifunções, é proposto com novos botões de controlo, permitindo que os condutores operem um total de 14 funções diferentes sem retirar as mãos do volante. O painel de instrumentos, que também foi redesenhado, é modular e foi organizado em diferentes níveis, com um grande ecrã central independente. A consola central é elegante e com inserções cromadas, sendo também novidade as guarnições e os puxadores das portas.

Os novos e agradáveis materiais transmitem ao interior um visual de topo, enquanto a também nova iluminação ambiente em LED fornece um aspeto especial às portas dianteiras e ao painel de instrumentos, iluminando-os numa escolha de dez cores diferentes. O novo painel do OCTAVIA pode ser decorado com Suedia ou estofo de tecido com costura, o que confere um estilo único ao interior.

Estreias do head-up display e dos bancos Ergo

Pela primeira vez num ŠKODA, o novo OCTAVIA pode ser equipado, em opção, com os bancos Ergo, que oferecem, por exemplo, uma função de massagem elétrica. Na versão de topo, também podem ser ventilados. O opcional head-up display é outra novidade num modelo da ŠKODA. Projeta as informações mais importantes, como velocidade, navegação, sinais de trânsito detetados e sistemas de assistência aos condutores ativados, diretamente no para-brisas (o qual também pode ser aquecido). O ecrã de 4,2 polegadas e o display multifunções Maxi DOT de 16 cores é proposto no equipamento de série. Por sua vez, o ar condicionado Climatronic de três zonas faz também a estreia no OCTAVIA. Usando o sistema de entrada opcional do veículo keyless (KESSY), agora qualquer uma das quatro portas do carro pode ser aberta. O equipamento de série também inclui janelas laterais elétricas e um travão de estacionamento eletromecânico. Também está disponível com janelas laterais acústicas na frente, que reduzem ainda mais o ruído da estrada no habitáculo.

Pronto para maximizar o conforto e prazer de condução

Muitas tecnologias e recursos inteligentes permitiram maximizar o conforto e prazer de conduzir do novo OCTAVIA. Veja alguns:

Quinta porta comandada eletricamente e pedal virtual. A quinta porta comandada eletricamente abre-se e fecha-se com um simples toque no botão do comando remoto, no painel central ou diretamente na porta. Pode-se ainda ajustar a posição da porta superior para se adequar às necessidades do utilizador. A porta pode ser equipada com um pedal virtual, para permitir o acesso sem contacto.
Visor multimédia de 10 polegadas. O design atrativo é acompanhado pela funcionalidade perfeita. O visor multimédia de 10 polegadas permite a operação do regulador deslizante tátil, em que o utilizador não tem de tocar no visor enquanto ajusta o volume ou faz zoom na navegação. Abaixo do visor, existe um apoio de punho ergonómico para operação do mesmo
Sistema de infotainment Columbus (10 polegadas). O infotainment Columbus de primeira classe com sistema de navegação 3D pode fornecer um zoom diferente para o ecrã do infotainment e para o Cockpit virtual, que é uma ótima ferramenta para exibir mapas, por exemplo. Além do comando por toque ou gestual, pode-se operar o dispositivo via Laura, a assistente digital. Este novo sistema de comando por voz aperfeiçoado e online pode responder a perguntas sobre uma ampla variedade de tópicos e seguir comandos. Por exemplo, iniciará a navegação para um destino desejado, encontrará uma música favorita ou ditará um SMS. O recurso de rádio na Web, que também vem em conjunto com o sistema Infotainment Columbus, permite expandir o portefólio normal de estações convencionais com os seus outros canais favoritos, podcasts e notícias. Pode-se sintonizar e ouvir em alta qualidade qualquer serviço de transmissão de rádio numa área coberta pela internet. A função DAB (Digital Audio Broadcast) também está disponível no sistema Infotainment Columbus.

  • Iluminação ambiente. O utilizador é convidado a experimentar o conforto máximo, graças às luzes interiores. A iluminação ambiente LED, que pode oferecer muitas opções de cores, inclui luzes que percorrem o interior do automóvel, iluminação na área dos pés, à frente e atrás, iluminação no manípulo das portas à frente e atrás, e iluminação na bagageira.
  • Sistema de som Cantom. Pode-se desfrutar de uma absoluta nitidez de som, quer seja música ou voz, graças ao sistema de som Canton com 12 altifalantes, incluindo um altifalante no painel de instrumentos e um subwoofer na bagageira.
  • Suporte multimédia. O suporte multimédia permite encaixar com segurança um tablet no encosto de cabeça do banco dianteiro.

Cockpit virtual / head-up display. O Cockpit Virtual pode exibir especificações do computador de bordo numa combinação com outras informações, como, por exemplo, a navegação. O head-up display mostra os dados de condução de forma a que os olhos do condutor não precisem de se focar novamente, reduzindo significativamente a possibilidade de distração.
Bancos dianteiros Ergo. O conforto máximo para o condutor e para o passageiro da frente é assegurado pelos bancos dianteiros Ergo, ajustáveis eletricamente, que também possuem (entre outras funções) ajuste da profundidade da almofada.
Função de massagem. Os bancos dianteiros Ergo, ajustáveis eletricamente, também têm uma função de massagem. Este nível superior de conforto é sempre acompanhado pelas funções de ventilação e aquecimento do banco dianteiro, além de estofos em couro perfurado.
Cortinas: As cortinas mecânicas para os vidros laterais traseiros, além do vidro da quinta porta na versão Limo, aumentam significativamente o conforto do passageiro nos bancos traseiros em dias de sol.
Pack Sleep. Os passageiros traseiros irão dormir bem durante uma longa viagem graças ao Pack Sleep (exclusivo para a versão Break). Inclui apoios de cabeça variáveis para os bancos exteriores, para uma postura confortável da cabeça durante o sono, cortinas para as janelas laterais traseiras, vidros escurecidos SunSet e um cobertor elegantemente embrulhado numa caixa cinzenta.
Comando do teto panorâmico / USB. O utilizador pode abrir ou fechar o teto panorâmico facilmente, tocando no comando no painel do teto acima da sua cabeça. Aqui também é possível encontrar uma saída USB-C adicional, ideal para carregar dispositivos instalados no para-brisas.
Luzes de leitura com regulador de intensidade. Pode-se ajustar facilmente a intensidade da luz colocando a mão sob as luzes de leitura.
Phone box / USB. O compartimento de telefone cria um sinal amplificado para o dispositivo móvel do utilizador e, ao mesmo tempo, carrega sem fios o seu telefone enquanto conduz. Este compartimento não só é de fácil acesso, mas é também adequado para colocar dispositivos grandes. Duas portas USB-C localizadas na consola central permitem conectar e emparelhar facilmente os seus dispositivos externos com o sistema de infotainment.
Travão de estacionamento eletromecânico. O novo OCTAVIA está equipado com um travão de estacionamento eletromecânico (de série em todas as versões) que substituiu o travão de mão mecânico habitual. O travão de estacionamento eletromecânico atua nas rodas traseiras. Pode ser ativado/desativado manualmente pelo botão situado na consola central, entre os bancos dianteiros.
Conforto no espaço traseiro. Na parte traseira da Jumbo Box, encontram-se duas entradas USB-C, que permitem o carregamento do telemóvel. Na versão equipada com ar condicionado Climatronic de 3 zonas, também se encontra neste local o comando para a zona dos bancos dianteiros.
Com a nova versão do KESSY (sistema de entrada, saída e ignição sem chave), todas as portas podem ser utilizadas para trancar ou destrancar o automóvel.
Transmissão DSG com tecnologia shift-by-wire

O novo OCTAVIA é o primeiro ŠKODA a usar tecnologia shift-by-wire para operar a transmissão DSG, o que permite trocar o habitual comando da caixa por um bem mais pequeno. No lugar da familiar alavanca DSG, há, portanto, um novo módulo de controlo localizado na consola central, com um pequeno comando para selecionar os modos de acionamento, bem como um botão para o modo de estacionamento.

Novas alternativas de propulsão e motores eficientes

O OCTAVIA nunca foi, em gerações anteriores, tão eficiente e amigo do ambiente como nesta quarta geração, disponível com novas alternativas de propulsão e motores eficientes. Pela primeira vez, inclui um híbrido plug-in, o OCTAVIA iV (disponível mais tarde em Portugal). Alguns dos motores a gasolina, que foram otimizados, estão agora equipados com a inovadora tecnologia mild hybrid, enquanto os motores Diesel pertencem à última geração EVO e emitem até 80 por cento menos de óxido de nitrogénio.

Na fase de lançamento em Portugal, a gama de motorizações oferece potências compreendidas entre 110 cv (81 kW) e 150 cv (110 kW). O bloco a gasolina 1.0 TSI debita uma potência de 110 cv e um binário máximo de 200 Nm e está acoplado a uma caixa manual de 6 velocidades. O consumo combinado é de 4,7 l/100 km e as emissões de CO2 de 107 g/km, atingindo uma velocidade máxima de 202 km/h.

Por sua vez, o motor Diesel de 2.0 TDI oferece 116 cv de potência e um binário máximo de 300 Nm. Caixa manual de 6 velocidades, consumo de combustível combinado de 3,5 l/100 km e emissões de CO2 de 92 g/km são valores desta motorização do novo OCTAVIA, em que a velocidade máxima é de 205 km/h e a aceleração 0-100 km/h de 10,4s. Uma versão mais potente é proposta pelo motor 2.0 TDI de 150 cv e binário máximo de 360 Nm, acoplado a uma transmissão DSG de 7 velocidades. A velocidade máxima é de 222 km/h e a aceleração 0-100 km/h de 8,9s, enquanto o consumo combinado de combustível é de 3,7 l/100 km e as emissões de CO2 de 97 g/km.

Uma gama de novos sistemas de segurança

Toda uma gama de novos sistemas de segurança, como assistência de prevenção de colisão (Collision Avoidance Assist), Turn Assist, aviso de saída da faixa de rodagem (Exit Warning) e a função de alerta de trânsito (Traffic Warning) também fazem a sua estreia na ŠKODA. Outras novas soluções para o OCTAVIA incluem Side Assist e Predictive Cruise Control, que, juntamente com a versão atualizada do Reconhecimento de Sinais de Trânsito (Traffic Sign Recognition) e a função Lane Assist, bem como os sistemas Traffic Jam Assist e Emergency Assist, formam o abrangente sistema de assistência de viagem.

Usando “Hands-on Detect”, este sistema também verifica se o condutor está a tocar no volante de forma consistente. O OCTAVIA está equipado com até nove airbags, incluindo um airbag dos joelhos do condutor e airbags laterais traseiros, para proteção dos ocupantes em caso de colisão.

Travel Assist. O sistema Travel Assist, bem como a sua versão superior, combinam as funções de vários assistentes e garantem a segurança e conforto, em qualquer situação de condução. Para uma segurança máxima, o sistema deve ser constantemente monitorizado pelo condutor. É por isso que um volante capacitivo deteta a tatilidade do condutor, proporcionando uma interface interativa com o sistema. Se o condutor não estiver envolvido na condução, esse comportamento é detetado pelo volante capacitivo.

Cruise Control preditivo (PCC). Usando um dispositivo de radar, câmara equipada com reconhecimento dos sinais de trânsito, tecnologia GPS e informações detalhadas no percurso, o PCC pode prever as condições de condução nos 1 a 2 km seguintes. Como resultado, o sistema pode ajustar automaticamente a velocidade de cruzeiro quando necessário – normalmente antes de uma curva ou rotunda, ou ao entrar numa área com um limite de velocidade reduzido. O PCC aumenta o conforto e a segurança do condutor, além de reduzir o consumo de combustível e as emissões de CO2.

Traffic Jam Assist (Assistente de congestionamento / Follow Drive). Esta função foi criada para facilitar a condução em congestionamentos. Ao controlar o motor, os travões e a direção, faz com que o veículo avance, trave ou vire, copiando o movimento dos veículos ao seu redor (a velocidades até 60 km/h).

Se as faixas não forem detetadas a velocidades até 30 km/h, ou apenas uma faixa (linha) for detetada a velocidades até 60 km/h, o sistema Follow Drive seguirá a trajetória do veículo à sua frente até que a faixa esteja disponível novamente.

Lane Assist+. Operando a velocidades acima dos 60 km/h, o Lane Assist+ pode ajudar a manter o automóvel no centro da faixa correta. Este sistema também pode assumir o controlo do automóvel em caso de mudança de faixa se houver as obras na estrada.

Turn Assist / Assistente de prevenção de colisão. O Turn Assist monitoriza o tráfego oposto ao virar à esquerda a baixas velocidades entre 2-15 km/h. Nas situações críticas, pode parar o veículo e acender as luzes de aviso. O Assistente de Prevenção de Colisão auxilia o condutor, aumentando ativamente o momento da direção no caso de uma colisão iminente com pedestres, ciclistas ou outro veículo – idealmente evitando o acidente, com manobras evasivas controladas.

Emergency Assist (Assistente de emergência). O Emergency Assist reduz o risco de um incidente no caso de um problema de saúde repentino do condutor, ao imobilizar o automóvel e ligar as luzes de aviso.

Reconhecimento dos sinais de trânsito. O sistema usa a câmara no espelho retrovisor para procurar os sinais de trânsito na zona atual da estrada e notifica o condutor sobre a sinalização rodoviária. O sistema consegue identificar sinais tanto do lado esquerdo como do lado direito, bem como suspensos. Além disso, também é possível identificar os sinais de trânsito variáveis (quadros de informação eletrónica).

Side Assist. Utilizando sensores de radar no para-choques traseiro, o Side Assist, que consegue detetar outros veículos e objetos difíceis de identificar, como ciclistas, até 70 m de distância, monitoriza as áreas atrás e ao lado do automóvel. Com base na distância e na velocidade dos veículos circundantes, decide se deve ou não avisar o condutor.

Rear Traffic Alert. O sistema avisa o condutor do tráfego na traseira quando sai de uma fileira de veículos estacionados perpendicularmente (visualmente, no visor de infotainment/no computador de bordo, ou acusticamente) ou, se o caso o exigir, intervém proativamente, ou seja, para o automóvel.

Park Assist. Minimize o problema de estacionamento em lugares apertados com o Park Assist (Assistente de Estacionamento). Seleciona, de forma automática, um lugar de estacionamento adequado numa linha de veículos estacionados paralela ou perpendicularmente.

Aviso de abertura de porta. Quando para o automóvel e abre a porta (para sair), o sistema pode detetar outros utentes da estrada, como veículos, ciclistas, corredores, pedestres, etc., até 35 m de distância. Se deteta um objeto que se aproxima, avisa os ocupantes à frente e atrás, visual e audivelmente.

Função de máximos Matrix. Os faróis full LED Matrix incluem a função de máximos Matrix. Este sistema permite manter os máximos permanentemente ativos sem encandear os outros condutores. Graças a uma câmara no para- brisas, a função de máximos Matrix reage ao estado do trânsito e desliga apenas alguns segmentos dos faróis. Os restantes segmentos permanecem ligados para iluminar a estrada. A função de máximos Matrix também utiliza as informações do sistema de navegação. Assim, os máximos só se ligam quando estiver fora de zonas edificadas.

Crew Protect Assist. Este sistema de assistência oferece maior proteção aos passageiros do banco da frente em situações críticas que podem levar a um acidente ou capotamento, fechando as janelas laterais para deixar apenas uma folga de 5 cm, fechando a janela do teto e pressionando os cintos de segurança.

Travão multicolisão. Em caso de acidente, o travão multicolisão começa a travar para evitar movimentos descontrolados do veículo, reduzindo assim a probabilidade de outras colisões.

Os mais recentes sistemas de infotainement e um desenvolvido Virtual Cockpit

O OCTAVIA oferece uma escolha de quatro sistemas de infotainment da última geração, com ecrãs entre 8,25 e 10 polegadas. Alguns deles podem ser operados usando controlo gestual ou por voz, através da “Laura”, o Assistente Digital da ŠKODA. A versão topo de gama Columbus do sistema de infotainment pode – pela primeira vez – exibir mapas do sistema de navegação num nível diferente de zoom do Cockpit Virtual de 10,25 polegadas (que também foi melhorado). Graças à utilização de um eSIM no próprio sistema de infoentretenimento, o OCTAVIA está sempre online; o acesso aos mais recentes serviços online móveis ŠKODA Connect é, portanto, sempre possível. Estes incluem eCall, que é obrigatório na UE, o acesso remoto a um abrangente conjunto de informações e funcionalidades do veículo, e aplicativos de infoentretenimento apoiados por dados online. O carro possui até cinco portas USB-C para carregar ou conectar dispositivos de média e pens. Além disso, os smartphones podem ser carregados por indução, utilizando a phone box opcional. Finalmente, o interior acusticamente otimizado e o novo sistema de som Canton opcional garantem uma experiência de áudio perfeita.

ŠKODA CONNECT: leve consigo o mundo online

Estar plena e permanentemente online significa não apenas ter acesso a entretenimento e informação, mas também poder dispor de assistência em viagem. O ŠKODA Connect é a porta de entrada para um mundo de possibilidades de comunicação ilimitada. A oferta inclui dois tipos de serviço: o sistema infotainment online proporciona informações em tempo real sobre trânsito e muito mais; o Care Connect centra-se em ajuda e segurança, permitindo um acesso remoto e um controlo do veículo. Proporciona ainda assistência para qualquer situação em que seja necessária.

Aquecimento estacionário online

Pode controlar-se o aquecimento estacionário do OCTAVIA a partir de qualquer local no mundo através da aplicação ŠKODA Connect para um smartphone.

Quando o utilizador estiver prestes a sair de casa, por exemplo, pode ativar o aquecedor com antecedência, para aquecer o automóvel. Além da própria ativação, também pode definir um horário de partida e escolher entre o aquecimento e a ventilação.

Informações de trânsito e personalização online

Informações atualizadas proporcionam ao utilizador uma perspetiva perfeita de cada viagem. Também permite que reaja a novos desenvolvimentos, tais como trabalhos na via, acidentes e engarrafamentos. Além disso, informações de perigo local irão avisar o condutor caso algum inconveniente ocorra no seu caminho, como condições difíceis ou visibilidade limitada.

Se o automóvel for conduzido por vários utilizadores, é possível proceder à personalização online. Pode definir a posição mais confortável do assento, o layout digital do painel ou os parâmetros do ar condicionado – as configurações serão sincronizadas com a sua conta ŠKODA ID. Portanto, da próxima vez que fizer login no seu automóvel depois dele ser conduzido por outra pessoa, poderá partir confortavelmente com as suas configurações preferidas.

Soluções Simply Clever para simplificar

Soluções Simply Clever simplificam a vida do utilizador do OCTAVIA. Sejam compartimentos práticos ou uma barra de reboque engenhosa, estes recursos úteis tiram a dor de cabeça das viagens.

Compartimento para óculos. Este prático compartimento, localizado acima do espelho retrovisor interior, está ao alcance do condutor e do passageiro da frente. (Não disponível em combinação com o teto panorâmico.)
Logótipo de boas-vindas. Os LED localizados na parte inferior das portas dianteiras, que criam a inscrição ŠKODA, iluminam a área de entrada
Depósito de AdBlue para motores Diesel. Graças ao tamanho do depósito, pode-se usar qualquer bocal AdBlue no posto de abastecimento.
Reservatório de líquidos. Ao reabastecer-se o líquido limpa-vidros, não se derrama uma única gota: o reservatório é facilmente acessível e tem um funil integrado.
Jumbo Box e suporte de bebidas. Pequenos dispositivos eletrónicos podem ser armazenados com segurança na Jumbo Box no apoio de braço dianteiro. E quando o ar condicionado estiver ligado, podem até manter-se os lanches frescos. Há suportes para bebidas com a função Easy Open na consola central.
Bolsas duplas. Para uma melhor organização, as bolsas duplas na parte de trás dos bancos da frente permitem esconder um notebook ou laptop na bolsa maior e o telemóvel na menor.
Dispositivo de reboque. O OCTAVIA possui um dispositivo de reboque rebatível, com libertação elétrica. O interruptor encontra-se na bagageira.
Assentos rebatíveis remotos. Os bancos traseiros podem ser rebatidos usando um botão desbloqueador remoto localizado na bagageira.
Elemento de fixação de carga. Para evitar qualquer movimento indesejado da bagagem durante a condução, estes dois elementos de carga, de plástico, com um grampo de fixação de velcro, são ideais. Podem ser arrumados nos compartimentos atrás dos arcos das rodas traseiras, quando não estiverem a ser usados.
Bagageira XXL

Como sempre, a bagageira do OCTAVIA é generosa. A versão Break oferece 640 litros e 1700 litros depois de rebater os bancos traseiros, enquanto a capacidade da versão Limo varia entre 600 e 1555 litros.

Mas não seria um verdadeiro ŠKODA se não fosse acompanhado pela funcionalidade XXL. Podem encontrar-se muitos recursos inteligentes dentro da bagageira do OCTAVIA, que ajudarão o utilizador a carregar todas as suas coisas, manter o automóvel arrumado e impedir que a carga se mova.

Por exemplo, um conjunto de redes de arrumação, constituído por uma rede horizontal e duas verticais, aumentam a flexibilidade do espaço da bagageira, ao mesmo tempo que fixam com firmeza os objetos.

Já o chão duplo (exclusivo da versão Break) proporciona um manuseamento mais fácil da bagagem ou um local de arrumação discreto, estando o fundo posicionado ao nível do rebordo da bagageira.

%d bloggers like this: