Notícias do Mundo Motorizado

Porsche lança novos modelos Panamera com potências até 700 CV

Dois modelos híbridos plug-in com ainda mais performance, conforto e autonomia

A Porsche complementa a gama Panamera com novos modelos, incluindo uma versão de topo com 514 kW (700 cv) e 870 Nm. O novo Panamera Turbo S E-Hybrid é agora o mais potente da renovada gama, combinando um motor V8 biturbo de quatro litros de capacidade e 420 kW (571 cv) com um motor elétrico de 100 kW (136 cv). A sua autonomia totalmente elétrica foi aumentada em cerca de 30 por cento devido à sua nova bateria com 17,9 kWh de capacidade e aos otimizados modos de condução. Isto aplica-se também ao novo Panamera 4 E-Hybrid, onde o motor elétrico é complementado como anteriormente pelo motor V6 biturbo de 2,9 litros de capacidade e 243 kW (330 cv), resultando numa potência combinada de (462 cv). O portefólio Panamera é completado com o 4S, o qual debita 324 kW (440 cv) e que beneficia também das otimizadas funcionalidades na evolução da gama em termos de chassis, design, equipamento e infoentretenimento.

Trio híbrido com experiência de condução elétrica aprimorada

A par com o recentemente apresentado Panamera 4S E-Hybrid, que eleva a potência combinada até 412 kW (560 cv), a Porsche oferece agora, pela primeira vez, três Panamera híbridos plug-in – todos disponíveis nas três variantes de carroçaria, berlina, Executive (versão long-wheelbase) e Sport Turismo. A Porsche vai continuar, sistematicamente, a alargar a sua estratégia E-Performance. No coração do conjunto motriz está o motor elétrico, o qual está integrado na caixa de dupla embraiagem (PDK) com oito velocidades, produzindo uma potência de 100 kW (136 cv) e um binário máximo de 400 Nm. Juntamente com os diferentes motores de combustão oferecidos, proporciona uma extraordinária performance. Em combinação com o Pacote Sport Chrono, oferecido de série, e alimentado por um motor V8 biturbo de quatro litros de capacidade que disponibiliza agora 420 kW (571 cv) ao invés de 404 kW (550 cv), o novo Panamera Turbo S E-Hybrid completa agora a aceleração dos zero aos 100 km/h em 3,2 segundos – 0,2 mais veloz do que o seu antecessor. Alcança uma velocidade máxima de 315 km/h, o que representa um incremento de 5 km/h. O Panamera 4 E-Hybrid leva apenas 4,4 segundos (-0.2 s) para alcançar os 100 km/h a partir de uma posição estática, na sua caminhada até à velocidade máxima de 280 km/h (+2 km/h).

A capacidade bruta da bateria de alta voltagem foi aumentada de 14,1 para 17,9 kWh, fruto da utilização de células otimizadas, e os modos de condução foram adaptados para uma utilização ainda mais eficiente da energia. O novo Panamera Turbo S E-Hybrid tem uma autonomia elétrica até 50 km de acordo com o ciclo WLTP EAER City, enquanto o Panamera 4 E-Hybrid pode ser conduzido com zero emissões locais durante 56 km de acordo com o ciclo WLTP EAER City. Os modelos híbridos plug-in da Porsche podem ser carregados em casa – seja por intermédio de uma tomada doméstica ou de uma tomada industrial. É possível atingir uma potência de carregamento até 7.2 kW com o Porsche Mobile Charger, disponibilizado de série. O carregamento é também possível nas estações públicas de carregamento por intermédio de um cabo Modo 3.

Visualmente aperfeiçoado e com ainda melhor conectividade

O novo Panamera 4S, que continua a ser alimentado pelo motor V6 biturbo com 2,9 litros de capacidade e 324 kW/440 cv, cumpre os 0-100 km/h em 4,1 segundos (-0,1 s) com o Pacote Sport Chrono. Tem uma velocidade máxima de 295 km/h (+6 km/h). O 4S beneficia de todas as otimizadas funcionalidades da última atualização da gama, estando equipado, de série, com o anteriormente opcional pacote SportDesign dianteiro. Este elemento inclui entradas de ar marcantes e generosas entradas ar laterais, assim como uma configuração de uma faixa de luz de uma linha. A redesenhada dianteira do Panamera Turbo S E-Hybrid diferencia-se pelas luzes dianteiras Turbo duplas com formato em C, assim como pelas generosas entradas de ar laterais. A renovada faixa de luz traseira integra-se agora harmoniosamente na porta da bagageira. As opções disponíveis incluem luzes traseiras escurecidas Exclusive Design com animações dinâmicas Coming/Leaving Home, três novas jantes de 20” e 21” e duas novas cores exteriores (Cereja Metalizado e Castanho Trufa Metalizado).

O Porsche Communication Management (PCM) inclui um ecrã de alta resolução, funções e serviços digitais e serviços como o melhorado Voice Pilot, Risk Radar para sinais de trânsito e informações de tráfego, Apple® CarPlay sem fios e muitos outros serviços Connect.

Mais performance, mais conforto

Os sistemas de controlo do chassis foram configurados em todos os novos modelos Panamera para um aprimorado comportamento dinâmico e um maior conforto. Em alguns casos, foi implementada uma nova estratégia de controlo. A nova geração de controlo da direção e os novos pneus asseguram melhor comportamento em curva e maior precisão. O modelo de topo, o Panamera Turbo S E-Hybrid, surge equipado de série com os todos os sistemas de chassis e de controlo disponíveis, tal como o sistema elétrico de estabilização da carroçaria, Porsche Dynamic Chassis Control Sport (PDCC Sport), o qual inclui o Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus), eixo traseiro direcional com direção assistida plus, assim como o sistema Porsche Ceramic Composite Brake (PCCB).

Os novos modelos Porsche Panamera já estão disponíveis para encomenda e chegarão aos Centros Porsche a partir do início de dezembro. Em Portugal, o preço dos Panamera 4 E-Hybrid começa nos 121.122 euros. A partir dos 146.914 euros para o Panamera 4S e dos 202.550 euros para o Panamera Turbo S E-Hybrid, incluindo impostos em vigor à data deste comunicado.

%d bloggers like this: